Açores | Roteiro de Viagem | Visitar Açores

Os AÇORES são um arquipélago português localizado no nordeste do oceano Atântico, na zona temperada do Hemisfério Norte, formado por nove ilhas: São Miguel e Santa Maria (Grupo Oriental), Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa (Grupo Central), Flores e Corvo (Grupo Ocidental).

AÇORES: ArquipélagoAçores, arquipélago

Informações Úteis

Como chegar – Existem estruturas aeroportuárias e portos marítimos em todas as ilhas do arquipélago dos AÇORES que garantem as comunicações inter-ilhas e com o exterior.
Como se deslocar – Um carro de aluguer, com ou sem condutor, é o melhor meio para percorrer as diferentes ilhas, ainda que nalgumas, e em alguns trajetos, se possa fazer uso do transporte público.
Festividades – As Festas do Divino Espírito Santo com as tradicionais funções e bodos, em redor dos “impérios”, animam as diferentes ilhas dos AÇORES, de Maio a Setembro. Além das festas em honra do santo padroeiro, em cada lugar ou freguesia, com os tradicionais bailaricos animados pelas bandas filarmónicas. Na Ilha de São Miguel, no quinto domingo depois da Páscoa, decorrem as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Em várias ilhas, acontecem também os festivais de verão, e as tradicionais Touradas à Corda.
Gastronomia –  A alcatra de carne de vaca ou de peixe, acompanhada com inhame e vinho do Pico ou Verdelho de Biscoitos. O Cozido das Furnas. Os queijos. Os mariscos, como as cracas, as lapas, as amêijoas da Lagoa da Fajã de Santo Cristo. Os ananases. Os bolos Dona Amélia, as cornucópias (com recheio de doce de ovos), os coscorões, a massa sovada, os bolos lêvedos. Os licores e o chã. Eis uma lista de várias das especialidades gastronómicas dos AÇORES.
Clima – As temperaturas médias do ar ao longo do ano, nos AÇORES, oscilam entre mínimas de 13,6ºC e máximas de 22ºC. As da água do mar, entre 16ºC, no inverno, e 20,5ºC, no verão, podendo atingir máximas de 25ºC. Chuva, nuvens e nevoeiro, podem ocorrer durante todo o ano, com mais horas de sol e temperaturas mais elevadas entre Junho e Outubro.


AÇORES: Grupo Oriental

1.  ILHA DE SÃO MIGUEL

==>  ROTEIRO pela Ilha de SÃO MIGUEL
==>  ROTEIRO pela cidade de PONTA DELGADA
==>  ROTEIRO pela Lagoa das SETE CIDADES
==>  ROTEIRO pelas FURNAS

São Miguel é a maior ilha dos AÇORES com 65 km de comprimento e 16 km de largura, máximos. O Pico da Vara, no Nordeste, é o seu ponto mais alto, com 1080 metros.

A cidade de Ponta Delgada e as Lagoas das Sete Cidades, do Fogo e das Furnas, deslumbram os visitantes e marcam a paisagem da Ilha de São Miguel.

1.1  PONTA DELGADA

Ponta Delgada é a maior cidade do arquipélago e a capital económica dos AÇORES, conquistando o estatuto antes atribuído a Vila Franca do Campo.

1.2  SETE CIDADES

A Paisagem Protegida da Lagoa das Sete Cidades é também um dos principais ícones da ilha de São Miguel e dos AÇORES.
A extraordinária beleza das suas Lagoas Verde e Azul e de toda a paisagem envolvente, fez com que surgissem diversas lendas e mitos como a que a associam ao reino da Atlântida.

1.3  FURNAS

Quando falamos das Furnas, falamos de caldeiras, fumarolas e géisers, de fantásticas águas termais, do famoso Cozido das Furnas, ou Cozido dos AÇORES. Sem esquecermos, o Parque Terra Nostra e os miradouros sobre o belíssimo Vale das Furnas.

2.  ILHA DE SANTA MARIA

Santa Maria tem 17 km de comprimento e 9,5 km de largura, máximos. O Pico Alto é o ponto mais elevado da ilha, com 590 metros.

Vila do Porto é o único concelho da Ilha de Santa Maria, onde se destacam, o Lugar dos Anjos com a sua zona de lazer e piscinas naturais e os areais brancos das baías da Praia, de São Lourenço, da Maia e dos Anjos.


AÇORES: Grupo Central

1.  ILHA DO FAIAL

==>  ROTEIRO pela Ilha do Faial
==>  ROTEIRO pela cidade da HORTA

O Faial tem 21 km de comprimento e 14 km de largura, máximos. O Cabeço Gordo é o sítio de maior altitude da ilha, atingindo 1043 metros.

O Vulcão dos Capelinhos, a Caldeira e a cidade da Horta, com o seu porto e Marina e a fantástica vista sobre a montanha do Pico, são as principais referências da ilha do Faial.

2.  ILHA DO PICO

==>  ROTEIRO pela Ilha do PICO

O Pico tem 42 km de comprimento e 15,2 km de largura, máximos. A Montanha do Pico, com os seus 2351 metros de altitude, domina a paisagem da ilha e constitui o ponto mais elevado de Portugal. Dista cerca de 8 km do Ilha do Faial e 15 km da Ilha de São Jorge.

A “Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico”, é Património Mundial UNESCO.

Madalena, São Roque do Pico e Lajes do Pico, são as sedes de concelho. O Museu Baleeiro, nas Lajes do Pico, testemunha a forte tradição baleeira da Ilha do Pico.

3.  ILHA DE SÃO JORGE

==>  ROTEIRO pela Ilha de SÃO JORGE

São Jorge tem 56 km de comprimento e 8 km de largura, máximos, um perfil alongado com uma costa escarpada e abrupta interrompida com frequência, por áreas planas – as fajãs, modo geral, resultantes do desmoronamento de falésias. O Pico da Esperança, a 1063 metros de altitude, constitui o ponto mais elevado da ilha de São Jorge.

Velas e Calheta são os dois concelhos da ilha, com portos de ligação às restantes ilhas do arquipélago.

4.  ILHA TERCEIRA

==>  ROTEIRO pela Ilha TERCEIRA
==>  ROTEIRO por ANGRA DO HEROÍSMO

A Terceira tem 29 km de comprimento e 17,5 km de largura, máximos, e a altitude máxima de 1023 metros, no cume da serra de Santa Bárbara. Planícies como a da Achada, serras como as do Cume ou de Santa Bárbara ou o Monte Brasil, marcam a paisagem e a geografia da ilha Terceira.

Angra do Heroísmo e Praia da Vitória são sedes de concelho e as cidades principais da Ilha Terceira.
O Centro Histórico de Angra do Heroísmo é Património Mundial UNESCO, desde 1983.

5. ILHA GRACIOSA

A Graciosa tem 12,5 km de comprimento e 8,5 km de largura, máximos. O Pico do Timão, no centro da ilha, com 398 metros de altitude, é o ponto mais elevado. Dista cerca de 60 km da Terceira.

A Vila de Santa Cruz da Graciosa e a Caldeira com a Furna do Enxofre, são os principais pontos de interesse da ilha da Graciosa.
A Furna do Enxofre é considerada um 
fenómeno vulcanológico raro e, do ponto de vista geológico, único no mundo.


AÇORES: Grupo Ocidental

1.  ILHA DAS FLORES

==>  ROTEIRO pela Ilha das FLORES
==>  ROTEIRO pela FAJÃ GRANDE

A ilha das Flores tem 17 km de comprimento e 12,5 km de largura, máximos, tendo o seu ponto mais elevado no Morro Alto a 914 e metros de altitude.

A Rocha dos Bordões, as 7 lagoas da caldeira central da ilha, as hortênsias floridas a pintar a paisagem e a bordejar caminhos, as dezenas de quedas de água, fazem da Ilha das Flores um pedaço extraordinário de Natureza, destacando-se a costa ocidental, extraordinariamente recortada, com ilhéus como o de Monchique e enormes falésias e fajãs de grande beleza, como a Fajãzinha e a Fajã Grande.

2.  ILHA DO CORVO

==>  ROTEIRO pela Ilha do CORVO

O Corvo é a ilha mais pequena do arquipélago dos AÇORES, com os seus 6,5 km de comprimento por 4 km de largura, máximos. No Monte Grosso, o cone vulcânico atinge a altitude máxima de 718 metros.

A povoação de Vila Nova e o Caldeirão, são as principais referências de visita da ilha do Corvo. O Caldeirão, no Morro Alto, é uma cratera de um vulcão que deu origem à ilha, com 2400 metros de perímetro e 300 metros de profundidade.

⇑ Topo

Sobre os AÇORES: 
--> Roteiro SÃO MIGUEL 
--> PONTA DELGADA: Que Ver Que Fazer 
--> SETE CIDADES: Que Ver Que Fazer 
--> FURNAS: Que Ver Que Fazer  

--> Roteiro FAIAL 
--> HORTA: Que ver Que fazer 
--> Roteiro PICO
--> Roteiro SÃO JORGE
--> Roteiro TERCEIRA
--> ANGRA DO HEROÍSMO: Que ver Que Fazer

--> Roteiro FLORES
--> FAJÃ GRANDE: Que ver Que fazer
--> CORVO: Que ver Que fazer

 

41 thoughts on “Açores | Roteiro de Viagem | Visitar Açores

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: