Terceira: Açores| Roteiro de Viagem |Visitar Terceira

TERCEIRA é a ilha mais a leste das cinco que compõem o Grupo Central do arquipélago e a segunda mais habitada dos Açores.
Tem 30,1 km de comprimento e 17,6 km de largura máxima, com um perímetro de cerca de 90 km. O ponto mais elevado da TERCEIRA localiza-se na Serra de Santa Bárbara, a 1021 m de altitude.
A ilha mais próxima é São Jorge, a 37,9 km.

Monte Brasil, Terceira

Informações Úteis

Como chegar – A ilha TERCEIRA possui um aeroporto internacional situado nas Lajes, a cerca de 4 km da Praia da Vitória e a 20 km de Angra do Heroísmo, cujos portos asseguram as ligações marítimas com as restantes ilhas.
Como se deslocar – Um carro de aluguer, com ou sem condutor, é a melhor maneira de percorrer a ilha TERCEIRA.
Festividades – Nas oito semanas seguintes ao Domingo de Páscoa, as Festas do Divino Espírito Santo com as tradicionais funções e bodos, animam as diferentes localidades da ilha TERCEIRA. As Sanjoaninas, em honra de S. João, decorrem durante dez dias com marchas populares e muita diversão nas ruas de Angra do Heroísmo, onde em Setembro e em Outubro acontecem os festivais, AngraRock e AngraJazz. Em Agosto, as Festas da Praia, na Praia da Vitória. Nos Biscoitos, terra de tradição vinícola, no início de Setembro, decorre a Festa da Vinha e do Vinho.
Touradas à Corda – Um dos cartazes da TERCEIRA são as tradicionais Touradas à Corda, modalidade em que o touro corre pelas ruas da localidade preso por uma corda comprida que é controlada por um grupo de homens.
Gastronomia –  A alcatra de carne de vaca ou de peixe, que pode ser acompanhado por um vinho Verdelho de Biscoitos, é o prato típico confecionado lentamente num tacho de barro de modo a apurar bem o molho à base de toucinho, alho, cebola, louro, pimenta e vinho. Na doçaria o destaque vai para os bolos Dona Amélia, as cornucópias (com recheio de doce de ovos), os coscorões, a massa sovada e o arroz doce.
Temperatura – As temperaturas na TERCEIRA ao longo de todo o ano oscilam entre 14 ºC e 22 ºC.

Mais sobre os AÇORES: 
--> Roteiro SÃO MIGUEL 
--> PONTA DELGADA: Que Ver Que Fazer 
--> SETE CIDADES: Que Ver Que Fazer 
--> FURNAS: Que Ver Que Fazer

--> Roteiro FAIAL
--> HORTA: Que ver Que fazer

--> Roteiro PICO
--> Roteiro SÃO JORGE
--> ANGRA DO HEROÍSMO: Que ver Que fazer

--> Roteiro FLORES
--> CORVO: Que ver Que fazer

TERCEIRA: Roteiro pela Ilha

TERCEIRA: O que Visitar

A ilha TERCEIRA é formada por dois concelhos: Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, com uma paisagem de grande beleza e diversidade, entre planícies como a da Achada e serras como a de Santa Bárbara, onde se situa o ponto mais alto da ilha com 1021 metros.

1.  ANGRA DO HEROÍSMO

Angra do Heroísmo, panorâmica da cidade

Angra do Heroísmo, capital histórica dos Açores, é a sede do Bispado do arquipélago e a cidade mais importante da TERCEIRA.
O seu Centro Histórico é Património Mundial UNESCO desde 1983, o que só por si, justifica que lhe dediquemos um post autónomo mostrando os principais pontos de interesse e o património histórico e arquitetónico da cidade.

2.  MONTE BRASIL

Monte Brasil, Angra do Heroísmo

O Monte Brasil, em Angra do Heroísmo, é uma península resultante de um vulcão que emergiu do mar há mais de 20.000 anos, formando, de um e outro lado, as baías de Angra e do Fanal.
No alto do Monte, têm-se vistas fantásticas sobre a cidade e freguesias em redor, os Ilhéus da Cabras, a serra de Santa Bárbara, além de, em dias claros, se avistarem as Ilhas de S. Jorge e do Pico.
Destaque para a Fortaleza de São João Batista, construída pelos espanhóis entre o final do séc XVI e início do séc. XVII, que à época, era uma das maiores fortificações atlânticas.

3.  ILHÉUS DAS CABRAS

Ilhéus da Cabras, Açores

Os Ilhéus das Cabras, os maiores do arquipélago dos Açores, situam-se a cerca de 1,2 km da Baía do Morgado, na freguesia da Feteira, em Angra do Heroísmo, sendo o que resta de um cone vulcânico desgastado pela erosão.
Foram território de pastagem, sendo um importante local de nidificação de aves como as gaivotas, os cagarros ou os garajaus.
Vitorino Nemésio referiu-se-lhes como “a estátua da nossa solidão”.

4.  PRAIA DA VITÓRIA

A Praia da Vitória é a cidade sede do concelho situado na costa leste da ilha TERCEIRA.
Possui o maior porto oceânico dos Açores e, a cerca de 4 km do centro da cidade, na vila das Lajes, a Base Aérea e o Aeroporto Internacional das Lajes.

A Praia da Vitória possui o melhor e maior areal da ilha TERCEIRA, além de aprazíveis piscinas naturais de água tépida.

Vista panorâmica da Praia da Vitória
PRAIA DA VITÓRIA. Vista do Miradouro da Serra do Cume
Praia Grande, Praia da Vitória
PRAIA DA VITÓRIA. Pormenor da Praia Grande
Câmara Municipal de Praia da Vitória
PRAIA DA VITÓRIA. Da Vitória dos Liberais sobre os Absolutistas, em 1829, assinalada pelo Monumento comemorativo, em 1º plano. Por trás, o edifício da Câmara Municipal, do séc. XVII, classificado Imóvel de Interesse Público
Praia da Vitória, Igreja Matriz de Santa Cruz
PRAIA DA VITÓRIA. Igreja Matriz de Santa Cruz
Praia da Vitória, Casa de Vitorino Nemésio
PRAIA DA VITÓRIA. Casa onde nasceu Vitorino Nemésio, em 1901

Praia da Vitória é terra natal de um dos grandes escritores de língua portuguesa, Vitorino Nemésio, autor, entre outras obras, de Mau Tempo no Canal.

5.  BISCOITOS

Vinhas dos Biscoitos, Terceira
BISCOITOS. Curraletas das vinhas de verdelho

Biscoitos, é uma das freguesias rurais mais importantes da Ilha Terceira, no concelho de Praia da Vitória. O seu nome tem origem nos terrenos queimados formados pelas lavas de basalto preto das erupções vulcânicas.
É nestes terrenos que se desenvolvem as famosas castas de vinho Verdelho, de longa tradição e excelente qualidade, produzidas em curraletas de muros de pedra.

6.  RESERVAS NATURAIS E FLORESTAIS

Reserva Florestal, Terceira

A diversidade da paisagem da TERCEIRA é enriquecida pelas várias Reservas, Naturais, como a do Algar do Carvão, no centro da Ilha, e Florestais, como a dos Biscoitos, da Serreta, da serra de Santa Bárbara, da Lagoa das Patas, dos Viveiros da Falca ou do Monte Brasil.

A paisagem natural da TERCEIRA é igualmente marcada pela divisão da planície interior por muros de pedra vulcânica, no  que constitui um cartaz magnífico de uma paisagem conhecida como “manta de retalhos”.

7.  IMPÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO

Um dos elementos mais característicos da paisagem arquiretónica da TERCEIRA são os seus Impérios, pequenos templos de tipologia única, em cujos altares se guardam a coroa, a placa  de prata e o cetro, em redor dos quais se realizam as festividades do Divino Espírito Santo, ao longo de sete semanas depois da Páscoa.
No 7º domingo depois da Páscoa, último dia das celebrações, é cozinhada a Sopa do Espírito Santo, com carne e legumes, e distribuída com pão a todos os forasteiros, os que não pertencem ao império local.

As festas são engalanadas com arranjos florais e acompanhadas por bandas filarmónicas, danças e touradas à corda, nalguns locais.


TERCEIRA: O que Fazer

Além da visita e descoberta de Angra de Heroísmo e do seu centro histórico Património da Humanidade, da Praia da Vitória e das suas praias de areia fina, dos Biscoitos e das suas vinhas típicas, dos Parques, dos Miradouros, dos Impérios, das Piscinas Naturais, a TERCEIRA, como a generalidade das ilhas dos Açores, oferece-nos atividades relacionadas com o mar: observação de cetáceos, pesca, mergulho, surf, windsurf, bodyboard, ou mais ligadas à natureza como os passeios pedestres, de bicicleta, BTT, parapente, ou espeleologia.

⇑ Topo

Mais sobre os AÇORES: 
--> Roteiro SÃO MIGUEL 
--> PONTA DELGADA: Que Ver Que Fazer 
--> SETE CIDADES: Que Ver Que Fazer 
--> FURNAS: Que Ver Que Fazer  

--> Roteiro FAIAL 
--> HORTA: Que ver Que fazer 

--> Roteiro PICO
--> Roteiro SÃO JORGE
--> ANGRA DO HEROÍSMO: Que ver Que Fazer

--> Roteiro FLORES
--> CORVO: Que ver Que fazer

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: