Deir el-Bahari: Egito | Templo Hatshepsut | Visitar Egito

DEIR EL-BAHARI: TEMPLO DE HATSHEPSUT

Deir el-Bahari é um complexo de sepulturas e templos funerários do Antigo Egito, conhecido sobretudo por ser local do TEMPLO DE HATSHEPSUT, a rainha-faraó que governou o Egito no séc. XV a.C. (18ª dinastia).

Deir el-Bahari e o TEMPLO DE HATSHEPSUT integram a lista do Património Mundial UNESCO, sob a designação de Tebas Antiga e sua Necróple  e a menção de “testemunho impressionante do auge da civilização egípcia”.

Mais sobre TEBAS Antiga e sua Necrópole: 
--> Templo de LUXOR 
--> Templo de KARNAK 
--> VALE DOS REIS e Vale das Rainhas 
--> MEDINET HABU: Templo de Ramsés III 
--> COLOSSOS DE MEMNON e Ramesseum

TEMPLO DE HATSHEPSUT

Considerado um dos monumentos mais notáveis da antiguidade egípcia, o Templo da Rainha-Faraó HATSHEPSUT parece brotar da falésia, desenvolvendo-se em três níveis, com terraços, grandes pátios, colunatas, rampas e jardins que lhe conferem beleza, originalidade e uma nova conceção da arquitetura do Antigo Egito.

Hatshepsut, templo

Hatshepsut, estátuas
TEMPLO DE HATSHEPSUT: Estátuas da Rainha-Faraó em postura osiriforme, com os braços cruzados ostentando símbolos reais, coroa egípcia dupla e barba falsa

O TEMPLO DE HATSHEPSUT é considerado um monumento arquitetonicamente inovador, contendo muitos elementos originais, como as rampas e os terraços.
As paredes das fachadas de cada um dos terraços estão protegidas dos raios solares por uma colunata coberta, e cada uma delas tem um relevo pintado retratando um acontecimento famoso: a expedição de comércio egípcia a Punt (hoje, Somália ou Yemen); o nascimento divino da Rainha HATSHEPSUT; e, o transporte dos obeliscos de granito de Assuão para o templo de Amon, em Karnak.

Templo de Hatshepsut, Deir el-Bahari
TEMPLO DE HATSHEPSUT. Lado a lado, à entrada do recinto, duas placas com a inscrição: “Esta árvore foi trazida de PUNT pela expedição de Hatshepsut que está retratada nas paredes do Templo”

Templo de Hatshepsut, pintura

No último patamar, mais próximo da falésia, um corredor conduz-nos ao santuário, em regra, um nicho em local recôndito no extremo do templo.

Ao lado do templo principal encontram-se ruínas de templos menores, santuários, capelas, dedicados a deuses egípcios.

Capitéis, Templo de Hatshepsut
TEMPLO DE HATSHEPSUT: Capitéis de colunas cilíndricas da capela da deusa Hathor, com orelhas de vaca e chifres estilizados e a representação de um santuário em forma de ábaco acima da cabeça

As decorações são profusas, com pinturas em relevo conservando cores e um excelente estado de conservação, retratando acontecimentos relevantes ou cenas do quotidiano, com representação frequente do faraó e dos deuses.

Hathor amamentando Hatshepsut
Representação da deusa Hathor amamentando Hatshepsut
Tuthmosis III e Sokar, Templo de Hatshepsut
TEMPLO DE HATSHEPSUT. A pintura sobre o lintel do portal retrata uma oferenda do rei Tuthmosis III ao deus Sokar (à esq.) que, em troca, lhe concede uma infinidade de anos e celebrações de jubileus
Templo de Hatshepsut, frescos
TEMPLO DE HATSHEPSUT. Pormenor de decoração com pinturas em excelente estado de conservação

O estado atual do TEMPLO DE HATSHEPSUT deve muito à equipa de arqueólogos polacos que durante mais de um década desenvolveu um projeto de anastilose, uma técnica de restauro que tem por objeto respeitar o mais possível os elementos arquitetónicos originais.

Templos de Mentuhotep II e Tutmosis III

O TEMPLO DE HATSHEPSUT foi construído no mesmo local onde quinhentos anos antes havia sido construído o templo do faraó Mentuhotep II e onde o filho de Hatshepsut, Tutmosis III, que lhe sucedeu no trono, mandou construir o seu próprio templo.

Desses edifícios, pouco mais restam que ruínas, resultado da erosão e das derrocadas, frequentes nas colinas de Deir el-Bahari.

Massacre de Luxor

Deir el-Bahari e o TEMPLO DE HATSHEPSUT estão infelizmente associados ao chamado Massacre de Luxor, perpetrado por extremistas islâmicos em Novembro de 1997, que vitimou 62 pessoas, na sua maioria turistas.


TEBAS E O PAPEL DAS MULHERES NA SOCIEDADE DA ÉPOCA

Como mencionamos em  Tebas: Egito | Colossos de Memnon , o Museu de Grenoble, com o apoio do Museu do Louvre, organizou entre o final do ano transato e o princípio deste ano, uma exposição sobre a cidade de Tebas e o Papel das Mulheres na Sociedade da Época.

⇑ Topo

Mais sobre o EGITO:
--> CAIRO Roteiro: De Tahrir às Pirâmides
--> CAIRO Cidade: Que ver Que fazer
--> CAIRO Antigo: Bairro e Museu Copta
--> CAIRO Histórico: Al-Azhar, Cidadela

--> PIRÂMIDES: Gizé e Grande Esfinge 
--> PIRÂMIDES: Sakkara e Dahshur

--> MÊNFIS: Colosso de Ramsés e Esfinge
--> TEBAS: Necrópole | Colossos de Memnon
--> KARNAK: Templo de Karnak 
--> LUXOR: Templo de Luxor
--> VALE DOS REIS: Vale das Rainhas
--> MEDINET HABU: Templo de Ramses III
--> EDFU: Templo de Horus
--> KOM OMBO: Templo de Horus e Sobek
--> ASSUÃO: Barragem e Lago Nasser
--> PHILAE: Templo de Ísis
--> ABU SIMBEL: Templo de Ramsés II

--> EGITO: Cruzeiro no Nilo
--> EGITO: Deserto
--> EGITO: Oásis
--> EGITO: Planear e Organizar Viagem 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: