Evoramonte | Que Ver e Fazer | Visitar Evoramonte

EVORAMONTE, ou Évora Monte, é uma vila medieval e uma freguesia do concelho de Estremoz, no Alentejo, conhecida pelo seu castelo de arquitetura invulgar e por ter sido o local escolhido para a assinatura da célebre Convenção de Évora Monte que pôs termo à guerra civil que nos anos trinta do séc. XIX opôs absolutistas e liberais na disputa pelo trono.

Castelo_Evoramonte
Panoramica_Evora_Monte

Ocupando uma posição altaneira sobre a planície e a Serra d’Ossa, EVORAMONTE está a apenas 16 km da sede de concelho, Estremoz, e a 26 km da capital de distrito Évora, ligadas pela EN18.

OUTRAS VISITAS :
>> ALQUEVA | O Grande Lago
>> VALE DO GUADIANA | Parque Natural
>> NOUDAR | Parque de Natureza | Barrancos
>> SW Alentejano e Costa Vicentina | PNSACV
>> SERRA DO CALDEIRÃO | Entre Alentejo e Algarve

LENDA DA MOURA NOIVA

No exato dia em que Evoramonte, sob domínio dos mouros, se preparava para celebrar o casamento entre uma jovem bela e nobre e um cavaleiro nobre e rico, as tropas de D. Afonso Henriques comandadas por Geraldo sem Pavor decidiram tomar de assalto a vila. Sentindo ser seu primeiro dever a defesa dos interesses pátrios e descortinando a oportunidade de um feito valoroso que o levaria a desposar a sua amada coberto de honra e glória, o jovem cavaleiro cingiu-se de armas e ginete e avançou para a frente de batalha.
Um combate duro que fez com que muitos mouros tombassem mortos no campo de batalha, muitos outros fossem aprisionados, entre eles a jovem noiva, e que outros, entre os quais o cavaleiro noivo, se pusessem em fuga.
A bela noiva, prisioneira e sem saber novas do seu amado, incapaz de resistir a tanta mágoa e sofrimento, viria a definhar casta e triste até à morte, sendo sepultada sob as lágrimas amargas dos restantes prisioneiros.
Na madrugada seguinte, os soldados que vigiavam as muralhas, avistaram a meio da ladeira um homem deitado sobre uma rocha. Dirigindo-se ao local, depararam-se com o corpo morto do jovem noivo em cujas faces rolavam ainda lágrimas de um coração dorido.
Compadecidos, os cristãos sepultaram-no junto ao corpo da sua amada.
Consumando, assim, na morte, a união que em vida lhes fora negada.

Ao que consta, nas noites de S. João, à meia-noite, a jovem moura continua a aparece no Poço do Clérigo entoando uma dolente canção de amor enquanto penteia as suas longas tranças loiras.


EVORAMONTE: Roteiro

EVORAMONTE: Como Chegar

♦  A partir de Lisboa, 156 km/1h31m – pela A2 (Ponte 25 de Abril) ou pela A12 (Ponte Vasco da Gama), depois pela A6, direção Évora/Espanha, saindo na saída 6 para a EN18 até EVORAMONTE;
♦  a partir de Faro, 254 km/2h43m – pela A22 (direção Portimão/Lisboa), depois A2 (saída 10, direção Messines/Lisboa) e IP2 (saída 12, para Castro Verde/Beja); finalmente EN18 EVORAMONTE;
♦  a partir de Évora, 26 km/0h20m – pela EN18, direção Estremoz.


EVORAMONTE: Que Ver

1. MURALHAS

Evora_Monte_muralhas
Torreoes_Evora_Monte
Muralhas_Evora_Monte
Evoramonte_Muralhas

A cerca muralhada e portas da vila medieval de EVORAMONTE datam do reinado de D. Dinis. A Porta do Sol, ou da Vila, e a Porta do Freixo, estão defendidas por dois cubelos redondos e dois baluartes; a Porta de S. Sebastião, a poente, apresenta apenas um baluarte; a Porta de S. Brás, não tem qualquer tipo de defesa.
Do lado poente, junto à Cisterna Pública, do séc. XVI, a muralha atinge a espessura de dois metros.

2. PORTA DA VILA

Evora_Monte_Porta
Evora_Monte_portal

Pela Porta do Sol, ou da Vila, no lado nordeste da muralha, acede-se à vila medieval pelo Rua da Convenção com típicas casas caiadas de branco, chaminés mouriscas e portas em arco ogival.

3. RUA DA CONVENÇÃO

Evoramonte_Rua_Convencao
EVORAMONTE. Rua da Convenção. No nº 41 (à dir.) foi assinada a Convenção de Évoramonte, em 26 de Maio de 1834

A história de EVORAMENTE está indelevelmente ligada à assinatura da famosa Convenção de Évora Monte.
O ato decorreu no nº 41 da atual Rua da Convenção, antiga Rua Direita, uma casa simples a poucos metros de distância do Paço Ducal e dos Paços do Concelho.

A assinatura do documento pôs fim à guerra civil que nos anos trinta do séc. XIX opôs absolutistas e liberais.

4. PAÇO DUCAL

Evora_Monte_castelo
Torre_Castelo_Evora_Monte
Vista_Castelo_Evora_Monte

A Torre/Paço Ducal de EVORAMONTE, datada de 1532, é Monumento Nacional e exemplar único da arquitetura militar de transição, do final do manuelino, sem antecedentes nem precedentes em Portugal.
A sua função nunca terá sido de defesa, servindo sobretudo como residência de caça dos Duques de Bragança e, dada a sua posição altaneira dominando a planície, como afirmação de poder e ostentação.

Depois de Vós, Nós…

Os nós que são visíveis em redor do edifício quadrangular com quatro bastiões circulares nos vértices, também presentes na heráldica dos Braganças, pretendem exatamente afirmar esse poder e dar sentido ao lema “Depois de Vós, Nós”, que significa tão-só, depois do Rei, a Casa de Bragança.

5. RUAS MEDIEVAIS

R_Sta_Maria_Evora_Monte
Evora_Monte_Beco
Evoramonte_medieval
Vista_Evoramonte

A pequena vila medieval que se desenvolve em redor da imponente Torre Ducal, possui o encanto das aldeias alentejanas com ruas e becos estreitos, calçadas de pedra e belas casas brancas e floridas.

6. TORRE DO RELÓGIO

Evora_Monte_Torre_Relogio
EVORAMONTE. Antigos Paços do Concelho. Sobre a porta de entrada a data de 1787 e o brasão de armas do reino

Os antigos Paços do concelho, no centro da vila medieval, foram construídos ou reparados em 1787, conforme data que ostentam na fachada por baixo de um brasão de armas do reino.
O edifício, que foi centro do poder local, lugar de reuniões camarárias e cadeia, conserva a Torre do Relógio, com os sinos e o relógio, a funcionar desde o séc. XIX.

Na praça fronteira pode ver-se a base do Pelourinho de EVORAMONTE, classificado como Imóvel de Interesse Público.

7. IGREJA DE S. PEDRO

Evora_Monte_S_Pedro

A Igreja de S. Pedro, conhecida como de S. Pedro de Fora, por se encontrar nas proximidades mas fora do perímetro muralhado da vila medieval, é um templo de planta retangular e três naves.
A fachada quinhentista apresenta um curioso Signo de Salomão, em mármore.

8. CRUZEIRO

Evora_Monte_cruzeiro

No largo fronteiro à igreja de S. Pedro, um elegante cruzeiro sobre uma base invulgar com motivos interessantes, em granito, elevando-se sobre três degraus.


ÉVORA MONTE: Que Fazer

1. SERRA D’OSSA

Evora_Monte_Serra_d_Ossa
Evoramonte_Serra_Ossa

A Serra d’Ossa que pode ser admirada do alto do castelo de EVORAMONTE, sobre a colina que domina a planície a mais de 500 metros de altitude, é um sítio privilegiado para o Turismo Ativo e de Natureza.
Uma paisagem de grande beleza por entre mantos verdes de mata e matagais, que incita à prática de passeios pedestres ou a cavalo, ou ainda, de cicloturismo, trail running e BTT.

MOURA e Mourão são duas vilas raianas distando entre si cerca de 36 km. Tendo em conta a proximidade com Monsaraz justifica uma visita para percorrer as suas ruas calmas e conhecer o seu castelo.

2. ARRAIOLOS

Arraiolos_castelo
Arraiolos_Vimieiro
Rotunda da Fonte, Vimieiro, Arraiolos. Evocação: “VIMIEIRO uma terra de músicos”

A meio caminho entre EVORAMONTE e Évora, a pouco mais de 30 km, a vila de Arraiolos convida a uma visita para apreciar o seu rico património histórico, cultural, arquitetónico, o seu artesanato com destaque para os famosos tapetes de Arraiolos, os seus vinhos e a sua gastronomia.

3. ÉVORA

Jardim_Diana_Evora

Évora… “é já adiante, não tem nada que enganar, sempre em frente, e é só dar o jeitinho das curvas”!
Como mostramos no último post.

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Alandroal | Que Ver e Fazer | Visitar Alandroal
>> Terena | Que Ver e Fazer | Visitar Terena
>> Redondo | Que Ver e Fazer | Visitar Redondo
>> Vila Viçosa | Que Ver e Fazer | Visitar Vila Viçosa

4 thoughts on “Evoramonte | Que Ver e Fazer | Visitar Evoramonte

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: