Antália: Turquia| Que Ver e Fazer| Visitar Antália

ANTÁLIA, é uma das melhores estâncias balneares e um popular destino turístico conhecido como a Riviera Turca. Situa-se no sul da Turquia, na costa mediterrânica, entre o Golfo de Antália e as Montanhas Taurus Ocidentais, num cenário de excecional beleza natural.

Além das excelentes praias de bandeira azul, ANTÁLIA possui uma bela marina no antigo porto romano, bairro e mercados tradicionais, e um rico património histórico que pode ser testemunhado no Museu de Antália e na vizinha cidade arqueológica de Perge.

Antalia-panoramica
ANTÁLIA. Pormenor da cidade e das muralhas medievais; panorâmica sobre o Mediterrâneo e a silhueta das Montanhas Taurus

Informações Úteis:

♦  Moeda: Lira turca. É possível trocar Euros por Liras ou levantar diretamente nas caixas automáticas.
♦  Língua: Turco. Não sendo usual o uso da língua inglesa (exceto em alguns locais turísticos), é fácil comunicar com os turcos.
♦  Documentos: Passaporte com validade mínima de seis meses e visto, que pode ser pedido na reserva, através da embaixada da Turquia, ou à chegada no aeroporto do destino.
Como Chegar: O Aeroporto de ANTÁLIA situa-se a cerca de 13 km do centro da cidade. Istambul dista cerca de 700 km (1h15m de avião).
♦  Hora local: GMT/UTC +3. No horário de verão, a diferença é de 2 horas.
♦  Clima: Mediterrânico, com verões ensolarados, invernos amenos e temperaturas médias diurnas do ar de 28 °C e da água de 27 °C.
♦  Gastronomia: Pratos típicos: borrego; borek (rolos de pão recheados); peixe acompanhado de raki (bebida à base de anis).

> Istambul | Que Ver e Fazer | Visitar Istambul
> Perge: Turquia | Que Ver e Fazer | Visitar Perge

ANTÁLIA: Roteiro


ANTÁLIA: Que Ver

1. KALEIÇI: Cidade Velha

Kaleiçi, literalmente “dentro da fortaleza”, é o nome dado à Cidade Velha, o centro histórico de ANTÁLIA, em frente ao antigo porto romano que serve de marina.
Aqui se concentram quase todos os tempos históricos da cidade, da era helénica e romana à era turca, passando pelas eras bizantina, seljúcida e otomana.

1.1 PORTAS DE ADRIANO

Antalia-Porta-Adriano

As Portas de Adriano são uma construção do séc. II, em honra do imperador romano Adriano que visitou a cidade no ano 130.

1.2 TORRE DO RELÓGIO

ANTÁLIA. Torre do Relógio. À direita, a Mesquita Tekeli Mehmet Pasha

No centro de ANTÁLIA, ao lado da Mesquita Tekeli Pasha, a Torre do Relógio é uma curiosa construção de pedra e uma das edificações antigas mais elegantes e emblemáticas da cidade.

1.3 MESQUITA TEKELI MEHMET PASHA

Construída no séc. XVIII, é uma das mais importantes mesquitas otomanas de ANTÁLIA.

1.4 MINARETE FLAUTADO

O minarete da Mesquita Yivli, do séc. XIII, conhecido, devido ao seu formato como minarete flautado, tem 38 metros de altura, é um dos símbolos de ANTÁLIA e uma das construções islâmicas mais antigas da cidade.

1.5 PORTO ROMANO

Marina-Antalia

A área de Kaleiçi e do porto romano, rodeada de muralhas, corresponde à zona mais antiga da cidade que ainda conserva muitas casas de arquitetura tradicional grega e turca ao longo de ruas e ruelas empedradas e escadarias longas e inclinadas.

2. ANTÁLIA MODERNA

Antalia-Ataturk
ANTÁLIA. Estátua equestre de Kemal Atatürk

Kemal Atatürk foi o fundador da República da Turquia e seu primeiro presidente, tendo estabelecido os princípios políticos e as reformas económicas, sociais e culturais que estiveram na base da formação da Turquia moderna.

ANTÁLIA reflete bem essa modernidade mesclada com uma cultura rica de influências que moldaram a história e o modo de ser e estar da sociedade turca. Um património que muito a valoriza e compensa quem a visita.

A Casa-Museu Atatürk situa-se a menos de 1 km da Cidade Velha (Kaleiçi), nas proximidades do Parque Karaalioglu e da Torre Hidirlik, do séc. II.

3. MUSEU DE ANTÁLIA

O Museu de Antália ou Museu Arqueológico de Antália (Antalya Müzesi, em turco) é um dos maiores museus da Turquia, localizado em Konyaalti, na parte ocidental de ANTÁLIA.
Possui um acervo de 5.000 obras de arte, parte importante das quais recolhidas no sítio arqueológico de Perge, 13 salas de exposições e uma galeria ao ar livre, numa área de 7.000 m2.

4. CATARATAS DE DÜDEN

Ao longo do seu curso, o rio Düden, cujas águas se precipitam diretamente sobre o Mar Mediterrâneo, tem várias quedas de água, sendo as mais espetaculares as cataratas Düden, a cerca de 10 km a leste do centro de ANTÁLIA.


ANTÁLIA: Que Fazer

1. PRAIAS

Praia-Antalia

A costa de ANTÁLIA possui belíssimas praias mediterrânicas, longas a perder de vista, como as praias Konyaalti e Lara que, além do mais, nos deslumbram com as vistas magníficas da silhueta dos Montes Taurus.

2. MERCADOS

Na boa tradição turca, os mercados são frequentes por toda a cidade. Os turcos são bons comerciantes, tão convincentes e determinados que chegam a parecer excessivos. Em troca, é possível conseguir um pouco de tudo, da relojoaria aos tapetes, até aos frutos e legumes frescos da horta.

3. GASTRONOMIA

Muito rica e variada, com uso frequente de pão, azeite, alho, ervas aromáticas, para tempero de saladas e pratos frios mediterrânicos.
Entre os pratos mais típicos contam-se o borek (rolos de pão recheados), a carne de borrego, o peixe, sobretudo mero ou garoupa, acompanhado de raki, uma bebida à base de anis.

4. PERGE

A apenas 18 km de ANTÁLIA, Perge é um sítio arqueológico da maior importância, uma importante cidade portuária da antiga Turquia, que mostramos em ==> Perge: Turquia | Que Ver e Fazer .

⇑ Topo

11 thoughts on “Antália: Turquia| Que Ver e Fazer| Visitar Antália

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: