Akureyri: Islândia |Que Ver e Fazer |Visitar Akureyri

AKUREYRI, situa-se no nordeste da Islândia, na margem de um dos maiores fiordes do país – 60 km de comprimento e uma largura máxima de 25 km, e está cercada por montanhas de até 1500 metros de altitude.
É a segunda maior área urbana do país, com uma população inferior a 20 mil habitantes.

60 km é também a distância que separa AKUREYRI do Círculo Polar Ártico. Ainda assim, o clima é ameno, com temperaturas de verão de até 25°C e temperaturas de inverno em média em torno de 0°C.

Pano-AkureyriAkureyri-panoramicaPanoramica-Akureyri

Informações Práticas:

Acesso – Das companhias aéreas que voam para a Islândia, algumas voam diretamente para AKUREYRI. Ao chegar ao sul, a maneira mais fácil de ir para norte é voar do aeroporto de Reykjavik para AKUREYRI (voo de ± 40 min). As ligações de autocarro são asseguradas pelas empresas S-Strætó (até 4x por dia) e SBA (durante o verão, através da rota das montanhas Kjölur). De carro, pela rodovia 1, são cerca de 5 horas (386 km).
Estacionamento – O estacionamento é gratuito (de 15 min. a várias horas, dependendo da área), sendo necessário um cartão relógio (gratuito) ou a indicação visível da hora de chegada.
Transportes – O transporte em autocarros urbanos, dentro da cidade, é gratuito. Todos fazem rotas circulares que começam e terminam na paragem principal no centro da cidade, perto da praça central e da estação de táxi. Cada círculo leva de 30 a 50 minutos, dependendo da rota.

Mais sobre a Islândia:
==> REIQUIAVIQUE: Que Ver e Fazer | Visitar Reykjavik
==> FAXAFLÓI: Reykjavik |Viagem pela Baía
==> VIDEY: Islândia | Roteiro pela Ilha

AKUREYRI: Fiorde de Eyjafjördur

AKUREYRI: Roteiro


AKUREYRI: Que Ver

AKUREYRI é uma cidade de comércio e serviços com um pequeno centro urbano onde as distâncias se tornam relativamente curtas, pelo que é fácil e agradável percorrer a cidade a pé ou de bicicleta.

1.  HOF – CENTRO CULTURAL E DE CONFERÊNCIAS

Construído numa área ampla entre a praça principal e o porto de AKUREYRI, o Centro Cultural e de Conferências HOF é um moderno edifício público, inaugurado em 2010, que se destaca na arquitetura da cidade pela sua cor cinzenta e planta circular.

Possui dois auditórios, salas para ensino da música e outras artes cénicas, restaurante, instalações sanitárias e posto de informações turísticas.

A paragem de autocarros com ligações a Reiquiavique, Siglufjördur, Husavik, ou Lago Mývatn, situa-se em frente da entrada principal de HOF.

2.  IGREJA DE AKUREYRI

Museu-Arte-Akureyri
AKUREYRI. Em primeiro plano, o Museu e Escola de Arte

Outros dos edifícios proeminentes de AKUREYRI, é a sua igreja luterana, concluída em 1940. Bem destacada no alto de uma colina, é conhecida pelo seu órgão de tubos e por exibir um barco suspenso do teto.

Museu-Arte-Akureyri

3.  PRAÇA PRINCIPAL

Praça-Akureyri

A praça principal de AKUREYRI, a pouco mais de 200 metros de Hof, é uma praça pequena, singela, com alguns estabelecimentos comerciais e de serviços em redor de uma rotunda pouco arborizada, onde os estudantes da universidade local celebram anualmente a sua formatura.

Akureyri-Flora
AKUREYRI. Flora, loja de conceito, com muitos artigos originais

É aqui na zona baixa do centro da cidade que se encontram as ruas comerciais, os restaurantes, cafés, bares e esplanadas, e várias opções de alojamento.

4.  PREFEITURA DE AKUREYRI

Camara-Akureyri

A cerca de 300 metros da praça principal e do Centro Cultural e de Conferências Hof, o edifício da Câmara Municipal ou Prefeitura de AKUREYRI.

5.  PORTO DE AKUREYRI

Cais-Akureyri

Into-the-Arctic
AKUREYRI. Museu Into The Arctic

No porto e marina de AKUREYRI, em redor do Centro Hof, encontramos bares e restaurantes, uma piscina geotérmica, peças de arte e o Museu Into The Arctic, que exibe uma exposição sobre a vida dos exploradores no Ártico, fauna, flora e vida selvagem, com grandes coleções de mapas antigos, fotos, artefactos.

6.  MARGINAL DE AKUREYRI: À BEIRA-FIORDE

A partir do porto e do Centro Hof, um passadiço ao longo da margem, na direção do aeroporto de AKUREYRI (a sul, a cerca de 3 km do centro), permite-nos tirar partido de um passeio à beira-fiorde.
Tudo parece amplo, calmo e sereno. De um e outro lado, montanhas, algumas com neves permanentes, e no meio, a cidade e o braço de mar a esticar-se um pouco mais, terra adentro.

Oportunidade, para descobrir o magnífico edifício do Teatro de Akureyri, vários museus e muitas casas típicas, na parte velha da cidade.

7.  COMPANHIA DE TEATRO DE AKUREYRI

Teatro-Akureyri

Outro dos edifícios mais notáveis da cidade, do princípio do séc XX, é a sede da Companhia de Teatro de Akureyri, com capacidade para 210 pessoas.

Na colina, por detrás do Teatro, encontramos o Jardim Botânico e Akureyri Junior College, uma das escolas mais antigas da Islândia.

8.  MUSEUS

É na cidade velha que se encontram vários museus: Museu de Akureyri, Museu do Brinquedo, Museu da Moto e Museu da Indústria (nas fotos, de cima para baixo e da esquerda para a direita), a Igreja-Museu de Akureyri (abaixo), edificada no local da primeira igreja da cidade,

Igreja-museu-Akureyri

e o Museu Nonni, Casa-Museu, do escritor e padre jesuíta islandês Jón Sveinsson, criador das populares personagens infantis Nonni e Manni, adaptadas a séries de televisão.

Nonni-museum-Akureyri
AKUREYRI. Museu Nonni

A Casa-Museu Nonni, é uma construção de meados do séc. XIX, entretanto recuperada,  mantendo os espaços, artefactos e livros do seu ilustre ocupante, sendo um dos mais fiéis exemplares da arquitetura de madeira na Islândia.

9.  ARQUITETURA TRADICIONAL

Um pouco por toda a cidade, mas com maior incidência na zona velha, encontram-se inúmeras casas típicas da arquitetura islandesa, com especial destaque para as construções de madeira do séc. XIX.

Prosseguindo o trilho por trás da zona velha, até à parte mais alta da colina, acede-se à zona nova da cidade e desfruta-se de vistas magníficas sobre a cidade, o fiorde e o aeroporto de AKUREYRI.

Akureyri-travessia

Akureyri-aeroporto
AKUREYRI. Ao centro, a travessia rodoviária do fiorde e o início da pista do aeroporto

AKUREYRI: Que Fazer

Entre as várias ofertas de lazer, em AKUREYRI, podemos usufruir de piscinas geotérmicas, de pistas de gelo e dos trilhos pedestres disponíveis na cidade.

1.  PISCINAS GEOTÉRMICAS

São comuns na Islândia e não podiam faltar em AKUREYRI. Piscinas com água de fontes geotérmicas, que fazem as delícias dos islandeses e de quem queira experimentar banhos de água quente ao ar livre.

2.  PISTA DE GELO

Próximo da marginal, junto à cidade velha, a possibilidade de praticar desporto sobre o gelo, em recinto fechado.

3.  TRILHOS

Como referimos, a cidade é pequena e muito convidativa para percorrer descontraidamente de bicicleta ou a pé, nos vários trilhos ao longo da marginal, junto ao rio ou através das colinas entre as montanhas e as águas do fiorde.

4.  CÍRCULO POLAR ÁRTICO

Para explorar os arredores, existem rotas de autocarro que ligam AKUREYRI a várias outras cidades e vilas do norte e leste da Islândia, como Dalvík, Ólafsfjörður, Siglufjörður ou Húsavík, ou ligações de ferry para as ilhas locais Grimsey e Hrísey.

A ilha Grimsey, onde se situa o Círculo Polar Ártico, fica a 25 minutos de voo de AKUREYRI e a 3 horas de ferry da ilha Dalvík.

⇑ Topo

Outros Destinos na Islândia:
==> REIQUIAVIQUE: Que Ver e Fazer | Visitar Reykjavik
==> FAXAFLÓI: Viagem pela Baía de Reiquiavique
==> ILHA VIDEY: Que Ver e Fazer | Visitar Videy
Outros Destinos Insulares:
==> AÇORES: Roteiro de Viagem | Visitar Açores
==> LONDRES: Roteiro de Viagem | Visitar Londres
==> ESCÓCIA: Roteiro de Viagem | Visitar Escócia

22 thoughts on “Akureyri: Islândia |Que Ver e Fazer |Visitar Akureyri

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: