Tallinn: Estónia | Que ver e fazer | Visitar Tallinn

TALLINN é a capital e maior cidade da Estónia e, juntamente com a Letónia e a Lituânia formam o conjunto dos designados Países Bálticos.
Situa-se a cerca de 90 km a sul de Helsínquia, capital da Finlândia, e a pouco mais de 300 km a norte de Riga, capital da Letónia.

Mais sobre os PAÍSES BÁLTICOS:
--> RIGA: Que ver Que Fazer
--> VILNIUS: Que ver Que fazer
--> TRAKAY: Que ver Que fazer

A Cidade Velha de TALLINNé desde 1997 Património Mundial UNESCO, sendo a sua zona histórica uma das mais bem preservadas da Europa. Conserva influências de dinamarqueses, suecos, alemães, russos, povos que dominaram a Estónia ao longo da sua história desde o séc. XII, até à independência em 1991.

Tallinn, vista de Toompea


Que ver e fazer em TALLINN

A Old Town, a Cidade Velha de TALLINN é, sem dúvida, a grande atração da capital da Estónia. Tem o encanto de um bairro familiar saído de um conto de fadas e é fácil de percorrer a pé.
Compreende duas áreas: a Cidade Baixa e a Cidade Alta, conhecida como Toompea.

1.  RAEKOJA PLATS

Começamos pela Cidade Baixa e pela Praça Raekoja que é o coração da Cidade Velha de TALLINN, para onde convergem pessoas e ruas labirínticas e estreitas. É também conhecida como Praça da Câmara Municipal.

Raekoja Platz, Tallinn 

RAEKOJA PLATS é uma praça intimista, com bares e esplanadas, onde se destacam, o edifício gótico da Câmara Municipal, as torres e fachadas típicas do casario em redor, e a farmácia mais antiga da Europa em funcionamento contínuo, desde 1422.

Tallinn, farmácia antiga
TALLINN: Fachada da farmácia mais antiga da Europa

2.  IGREJA DO ESPÍRITO SANTO

À saída da Praça Raekoja encontramos a Igreja do Espírito Santo, imaculadamente branca, de curiosa fachada e torre octogonal, do séc. XIV .

O belo exemplar de relojoaria da fachada, é o mais antigo relógio público de TALLINN, datado do séc. XVII.

3.  IGREJA DE SÃO OLAVO

A Igreja de São Olavo, é uma das principais atrações de TALLINN.
Possui uma torre elegante e proeminente visível praticamente em qualquer ponto da cidade. No séc. XVI, chegou a ser a estrutura mais alta do mundo.

Igreja de S. Olavo, Tallinn

Igreja S. Olavo, Tallinn, escadaria
TALLINN. Igreja de São Olavo. Bilheteira e escadaria de acesso à torre

De estilo gótico, sofreu entretanto vários incêndios e reconstruções, tendo atualmente uma altura de quase 124 metros. É um dos locais privilegiados de observação da cidade.

Desde 1944 até à independência em 1991, foi usada pela polícia secreta russa como torre de rádio e ponto de observação e vigilância.

4.  MUSEU NIGULISTE (IGREJA DE SÃO NICOLAU)

Igreja S. Nicolau, Tallinn

A Igreja de São Nicolau foi restaurada na década de 80 do século passado, depois de praticamente destruída pelos bombardeamentos soviéticos na II Guerra Mundial.
Desde então 
funciona como Museu de Arte Eclesiástica e sala de concertos, devido à sua excelente acústica.

5.  MURALHAS DE TALLINN

São quase 2 quilómetros de muralhas e 20 torres preservadas no que constitui um património único e um extraordinário cartão de visitas de TALLINN.

Muralha de Tallinn

Tallinn, muralha
TALLINN. Muralha medieval e torres

Na foto maior, vemos a Torre da Donzela (à esq.), a cúpula da Igreja de São Olavo (ao centro), e a Torre da Fortificação Kiek in the KöK, onde está instalado o Museu.

Fat Margaret Tower, Tallin
TALLINN. Torre Margarida Gorda

Tallinn, ruela da muralha

6.  PASSAGEM DE SANTA CATARINA

Tida como uma das mais pitoresca ruas da Cidade Velha, é uma passagem um tanto escondida que liga a rua Vene com a rua Muurivahe.

É um sítio com uma ambiência medieval e criativa, onde encontramos oficinas e lojas de artesãos, em pequenos espaços tipo caves, dos séculos XV, XVI e XVII, onde os artistas trabalham à vista de todos.


7.  TOOMPEA – Cidade Alta

Toompea, colina
TALLINN. Colina de Toompea, vista do Parque Könenurk. No cimo, o edifício neoclássico sede do governo da Estónia.

Na parte alta da cidade destaca-se a colina de TOOMPEA, com três miradouros principais que nos dão uma bela panorâmica da cidade, do rendilhado de ruas e ruelas e das muitas torres da cerca de muralhas, da câmara municipal e das igrejas, a destacar-se entre o casario.

Vista de Tallinn, Toompea
TALLINN. Vista de um dos miradouros de Toompea

8.  CASTELO DE TOOMPEA

Parlamento, Tallinn
TALLINN. Parlamento da Estónia.

O edifício da segunda década do século passado, construído no pátio do Castelo medieval de Toompea, alberga a sede do Parlamento da Estónia.

9.  CATEDRAL ALEXANDRE NEVSKY

Catedral Alexandre Nevsky, Tallinn

A Catedral ortodoxa de Alexandre Nevsky, esteve para ser ser demolida por ser considerada um monumento do poder soviética.
Com a recuperação da independêcia, em 1991, acabou por ser restaura sendo hoje uma das atrações da Cidade Velha e de Toompea.

10.  CATEDRAL DE SANTA MARIA

Catedral Santa Maria, Tallinn

A Catedral de Santa Maria é a igreja mais antiga de TALLINN e também o único edifício de Toompea que sobreviveu a um incêndio no séc. XVII.
No séc. XVI deixou de ser católica romana, sendo hoje sede do arcebispado de TALLINN da Igreja Luterana Evangélica da Estónia.

11.  “AS TRÊS IRMÃS”

Three Sisters, Tallinn

As “Três Irmãs” é um conjunto de edifícios medievais do gótico tardio da arquitetura burguesa de TALLINN, do séc. XIV. Funciona como hotel de luxo.

12. CASA DOS CABEÇAS NEGRAS

A Casa dos Cabeças Negras é um edifício renascentista do princípio do séc. XVII.

Os Cabeças Negras era um poderosa Irmandade de comerciantes que tinha por patrono São Maurício, um improvável santo preto. Voltaremos a encontrá-los também em Riga.


KADRIORG: Parque, Palácio e Museus

O Parque Kadriorg, a cerca de 2 km do centro da cidade, é o mais notável parque urbano de TALLINN e, juntamente com o Palácio, um projeto exemplar de arquitetura da Estónia.

Palácio Kradiorg, Tallinn

Mandados construir no início do séc. XVIII pelo czar russo Pedro, o Grande, para residência de verão. Palácio e jardins mantêm o requinte italiano da época.

O Palácio alberga o MUSEU DE ARTE KADRIORG, o único na Estónia dedicado à arte estrangeira, com uma exposição permanente das melhores peças de um acervo de 9.000 obras de arte da Europa Ocidental e da Rússia, dos séc.s XVI a XX.

No edifício da antiga cozinha do Palácio funciona o MUSEU MIKKEL, que guarda uma coleção de pinturas, artes gráficas e porcelanas, provenientes de uma coleção privada.

Na nova portaria do Palácio está instalado o MUSEU E BIBLIOTECA DO PARQUE KADRIORG.

KUMU: Museu de Arte

Kumu, Tallinn

O Museu de Arte Kumu, é um complexo arquitetonicamente arrojado, inaugurado em 2006, que compreende uma galeria de arte moderna, um auditório, um centro educativo, uma biblioteca, um departamento de conservação e restauração e uma exposição permanente de arte da Estónia do início do séc. XVIII até 1991.
Possui sete andares e a maior coleção de arte dos Países Bálticos.


PRAÇA DA LIBERDADE

A sul da Cidade Velha, construída sobre as ruínas da Porta Harju, a Praça da Liberdade é um popular ponto de encontro, dominada pela igreja de São João, pelo Monumento à Guerra da Independência, por edifícios de estilo art deco, galerias de arte, bares e cafés.

Tallinn, Praça da Liberdade
TALLINN, Praça da Liberdade. À esquerda, o monumento à Guerra da Independência
Praça da Liberdade, Tallinn
TALLINN. Praça da Liberdade. Igreja de S. João

Nas imediações da praça, os edifícios da Ópera Nacional e do Teatro Dramático da Estónia.

Opera, Tallinn
TALLINN. Ópera Nacional

Teatro Nacional de Tallinn

TALLINN. Teatro Dramático da Estónia


TALLINN: Como Chegar

Porto de Tallinn
TALLINN. Porto

Qualquer que seja o meio de transporte escolhido para chegar à capital da Estónia, o centro da cidade fica a cerca de 10 a 15 minutos de distância.

  • De avião – o aeroporto internacional de TALLINN, dista 4 km do centro da cidade.
  • De barco – o porto de TALLINN está na rota dos maiores cruzeiros do mundo. Além dos iates, existe uma ligação semanal de navio de cruzeiro com São Petersburgo, e ligações de ferryboat com Estocolmo (uma diária noturna de aproximadamente 15 horas) e com Helsínquia (várias ligações diárias de cerca de 2 a 3 horas).
  • De bus – existem rotas regulares internacionais de autocarros que ligam TALLINN (Estação Rodoviária Central) a Riga, Vilnius, São Petersburgo, Varsóvia ou Berlim.
  • De comboio – há ligações internacionais regulares entre Moscovo e TALLINN. A estação ferroviária fica junto ao porto e à Cidade Velha (10 minutos, a pé).

Air Baltic, Tallinn

As ligações com o centro da cidade podem fazer-se facilmente de autocarro ou elétrico (bonde), com bilhete comprado ao motorista, em dinheiro (2€). O táxi custa entre 5 e 10 €.

TALLINN é, como referimos, Património Mundial, o que dispensa outras apreciações, mas não a nossa visita.

⇑ Topo

Mais sobre os PAÍSES BÁLTICOS: 
--> RIGA: Que ver Que fazer 
--> VILNIUS: Que ver Que fazer
--> TRAKAY: Que ver Que Fazer

 

6 thoughts on “Tallinn: Estónia | Que ver e fazer | Visitar Tallinn

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: