Zagreb: Croácia | Que ver Que fazer | Visitar Zagreb

ZAGREB é a capital e a maior cidade da Croácia, situada entre o rio Sava e o monte Medvednica.
É, muitas vezes, um ponto de passagem dos turistas, sobretudo da Europa Ocidental e Central, que se dirigem para as afamadas praias do mar Adriático e para as cidades costeiras de Zadar, Split, Dubrovnik.

Split que ver que fazer em Split | Croácia

Dubrovnik o que visitar O que fazer em Dubrovnik | Croácia

ou, para os fantásticos

Lagos Plitvice: que fazer em Plitvice Lakes | Croácia .

Mas, digamos que, não parece “justo” fazer um roteiro pelos Balcãs sem incluir a capital de um dos seus principais países.

ZAGREB justifica uma visita?

Vamos tentar responder, em:

1- Roteiro por ZAGREB
2- O que ver em ZAGREB
3- O que fazer em ZAGREB

ZAGREB é uma cidade simpática, tranquila, parecendo tão pachorrenta quanto os seus elétricos azuis roçando os carris da rua Ilica que nos leva até à praça central, que é também o centro da zona pedonal de ZAGREB, ponto de encontro e sala de visitas da cidade, a Ban Josip Jelacic square

Zagreb - rua Ilica

Praça Ban Jelacic - Zagreb

A praça é também o nosso ponto de partida e de chegada para um

1- Roteiro por ZAGREB

que nos leva até aos principais pontos de interesse da cidade e da sua zona histórica.

2- O que ver em ZAGREB

1- Praça Ban Jelacic
     É o centro da baixa da cidade, onde confluem várias artérias, entre as quais uma das maiores e mais movimentadas ruas de ZAGREB, a rua Ilica, onde abundam as lojas e os locais de cultura. A praça, interdita a carros, é ponto de encontro de pessoas e o principal nó de confluência dos carros elétricos (bondes ou metro de superfície), fazendo parte de um ampla zona pedestre.

2- Mercado Dolac
    Acima da praça central, o mercado Dolac é conhecido pela cores dos seus guarda-sóis e pelas roupas coloridas típicas das regiões dos vendedores de peixe fresco do Adriático, fruta, queijo, legumes, flores.

3- Catedral de Zagreb
     Por trás do mercado, destaca-se a Catedral de Zagreb, dedicada à Assunção de Maria e aos santos Estevão e Ladislau, de bela fachada com duas torres neogóticas observáveis em quase toda a cidade.

4- Rua Tkalciceva
     Prosseguindo para norte, vamos percorrendo e cruzando ruas e ruelas antigas, algumas carregadas de charme, como a rua Tkalciceva do séc. XVIII, junto ao parque Opatovina, repleta de terraços e esplanadas, onde é possível saborear um spritzer, bebida refrescante à base de vinho branco e água gaseificada.

5- Museu da Cidade
     Nas proximidades, um pouco mais acima, fica o Museu da Cidade de ZAGREB, instalado num convento do séc. XVII, guardando um importante acervo da história cultural, artística, política, social e económica da cidade.

 

6- Igreja de São Marcos
     Invertendo a marcha para sul, subimos as ruas empedradas até à parte alta da cidade onde fica o principal ex-libris da cidade  – a Igreja de São Marcos, com o seu famoso telhado, uma tapeçaria de belos mosaicos contendo os brasões da Croácia e de ZAGREB.

Zagreb - telhado igreja de São Marcos

A praça e a igreja são também lugar frequente de vários eventos como manifestações, cerimónias oficiais, ou até mesmo a chegada de provas velocipédicas

Em redor da praça e nas suas imediações situam-se várias instituições públicas como o Parlamento, a sede do Governo e o Tribunal Constitucional.

8- Museu das Relações Terminadas
     Um museu verdadeiramente inovador e que nessa qualidade recebeu, em 2011, o Prémio Europeu de Museus. Ideia original de um casal que quis criar algo de novo com o fim da sua relação, expondo numa bienal em ZAGREB os objetos que haviam trocado entre si. O museu tem viajado um pouco por todo o mundo e enriquecido o seu acervo com presentes e lembranças de outras relações, de entre bonecos de peluche, roupa, algemas, e tudo o mais que couber na nossa imaginação.

9- Zagreb 360
No topo de um dos edifícios mais altos da cidade, no nº 1 da rua Ilica, junto da praça Ban Jelacic, é possível desfrutar de uma das melhores vistas panorâmica da cidade.

3- O que fazer em ZAGREB

Como vimos o centro histórico de ZAGREB está recheado de zonas pedestres que tornam mais aprazível um passeio descontraído pelas ruas, ruelas e calçadas onde, com frequência somos surpreendidos por espaços de mercados, lojas, bares, cafés, restaurantes, esplanadas com ambientes bem agradáveis e, por vezes, muito originais.

ZAGREB tem também uma oferta cultural interessante, sendo de destacar a quantidade apreciável de museus e galerias de arte espalhados um pouco por toda a cidade.

No bairro mais a sul, entre as praças Tito e Tomislav, destaca-se a arquitetura de estilo Arte Nova e Neobarroca do séc. XIX, de tijolo amarelo, do Teatro Nacional e do Pavilhão de Arte. Ou ainda, a moderna construção do Museu de Arte Contemporânea.
Para além disso, existe um circuito de parques e estátuas, em U, conhecido como “ferradura verde”, onde é possível repousar, para um piquenique de frutas e queijos comprados no Mercado Dolac e, até, para uma pequena sesta.

Um repouso necessário, que ainda hoje partiremos de ZAGREB, e amanhã o dia está reservado para explorar demoradamente o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: