Trakai Lituânia | Que ver e Fazer | Visitar Trakai

TRAKAI é uma cidade histórica, antiga capital da Lituânia, situada entre colinas, florestas e lagos, a 27 km da capital Vilnius.
O Parque Histórico Nacional de TRAKAI é o único Parque Histórico da Lituânia e uma das mais belas regiões do país, onde se concentram dezenas de lagos.

A cidade é famosa pela sua beleza natural e pelo lendário Castelo de TRAKAI, que a tornam muito popular entre os lituanos e um destino cada vez mais procurado pelos turistas estrangeiros.

Trakai, Castelo

Mais sobre os PAÍSES BÁLTICOS: 
--> VILNIUS: Que ver Que fazer
--> RIGA: Que ver Que fazer 
--> TALLINN: Que ver Que fazer

Informações úteis

  • Como chegar: a partir da estação de bus de Vilnius, circulam autocarros com intervalos entre 10 e 20 minutos, para um percurso de cerca de meia hora.
  • Gastronomia: uma das iguarias nacionais mais populares, é o Kybyn, pastéis de massa tenra recheados com carne de picada e cebola, uma herança das tradições dos Karims, uma minoria étnica e religiosa de língua turca que se instalou em TRAKAI no séc. XIV.

TRAKAI Cidade

Historicamente TRAKAI é uma cidade que se formou e cresceu com o contributo de diferentes povos, entre Karaims, Tártaros, Judeus, Lituanos, que constituem cerca de dois terços da população, Polacos, que são cerca de 20%, e Russos, menos de 10%.

TrakaiTrakai, lago e cidade

Essas influências são visíveis na pacatez e harmonia da cidade, que há séculos convive com a diversidade cultural e religiosa e as diferentes manifestações arquitetónicas, das antigas casas típicas de madeira à variedade de monumentos de culto.

Casa Karaim, Trakai
TRAKAI. Casa típica Karaim, de madeira com três janelas.

Como os mosteiros, ou as sinagogas, ou a Basílica de TRAKAI da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria (foto, à esq.), ou a Igreja Ortodoxa da Natividade da Santíssima Virgem Maria (foto de cima, à dir.), ou a Kenesa de TRAKAI.

Lagos de TRAKAI

Lago Galve, Trakai

A paisagem de TRAKAI é dominada pelos seus lagos tranquilos, como tranquila parece ser a vida das suas gentes apesar mesmo do turismo crescente.
A região conta com duas centenas de lagos que marcam uma paisagem colorida, de grande beleza, uma beleza calma e serena, quase pictórica.

Mansão Uzutrakis

Mansão de Uzutrakis, Trakai

Mais ao fundo, à direita do Castelo de TRAKAI, o lago Galvé enche de charme uma das mais importantes e melhor preservadas mansões do país.
A elegância da Mansão Uzutrakis testemunha o facto de a nobreza lituana não resistir à atração exercida pela beleza dos lagos.

CASTELO DE TRAKAI

Castelo de Trakai
TRAKAI. Castelo e Palácio. Ao centro, a torre do Palácio Ducal

O Castelo de TRAKAI é, de facto, a grande atração da cidade e da região.
Situa-se numa das 21 ilhas do lago mais profundo da região, o Lago Galvé.
Depois de muitas vicissitudes e de quase ter sido votado ao abandono, foi recuperado a seguir à II Guerra Mundial .
As suas muralhas e as suas belas torres, guardam um pátio interior, um Palácio e um Museu.

Da sua recuperação, combinando estilos românico e gótico, resultou um monumento de grande elegância, principal ex-libris da região.

TRAKAI: Pôr do Sol

E, como em todos os lugares de grande beleza natural, também em TRAKAI o momento em que o sol se esconde por detrás dos magníficos lagos da região é, naturalmente mágico.

Um passeio de barco pelo lago pode, assim, ser uma bela maneira de concluir o périplo por uma das mais belas regiões da Lituânia, mesmo às portas da capital VILNIUS.
Que nos aguarda, numa curta viagem de autocarro.

Topo ⇑

Mais sobre os PAÍSES BÁLTICOS: 
--> VILNIUS: Que ver Que fazer
--> RIGA: Que ver Que fazer 
--> TALLINN: Que ver Quer Fazer

6 thoughts on “Trakai Lituânia | Que ver e Fazer | Visitar Trakai

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: