Lleida: Espanha | Viagem à Catalunha | Visitar Lleida

LLEIDA (Lérida, em castelhano), é o nome oficial da cidade capital de província, pertencente à comunidade autónoma da Catalunha, em Espanha.
Turó de la Seu Vella – a colina da Sé Velha, é o grande ex-líbris de LLEIDA e a marca mais impressiva do skyline da cidade.

Uma cidade estratégica nas comunicações da região, na ligação aos Pirenéus e ao Principado de Andorra, servida pela estação ferroviária Lleida Pirinéus  (a 1 km do centro) da linha de alta velocidade que liga Madrid a Barcelona, e por ligações internacionais aéreas e terrestres.
O aeroporto Lleida-Alguaire fica a menos de 20 km do centro de LLEIDA, com ligações frequentes de autocarro e outros meios de transporte.

Lleida-vista-panoramica
LLEIDA, Vista Panorâmica. À direita, o grande ex-líbris da cidade, a colina Turó de la Seu Vella. À esquerda, o parque citadino ao longo do rio Segre

A posição de LLEIDA face a Barcelona e à linha dos Pirenéus, fez com que ao longo da sua história fosse palco de muitos conflitos armados, como a Guerra dos Ceifeiros, no séc. XVII (que haveria de “precipitar” a Restauração da Independência portuguesa), a Guerra de Independência, no séc. XIX e, no séc. XX, a Guerra Civil Espanhola (1936-39), que deixaram a cidade muito depauperada e destruída.

Nas últimas décadas, tem sido feito um esforço de recuperação e valorização do seu património, da sua economia e do seu ordenamento urbano.


Nas proximidades de LLEIDA:
==> BARCELONA: Roteiro, Fotos e Dicas de Viagem
==> ANDORRA: Roteiro, Fotos e Dicas de Viagem 
==> PIRINÉUS: Ordesa e Monte Perdido

Mapa da Catalunha

Mapa de LLEIDA

LLEIDA: Turó de la Seu Vella

A colina da Sé Velha – Turó de la Seu Vella, é um conjunto monumental composto pela Catedral Antiga – Seu Vella, pelo Castelo do Rei, também conhecido como La Suda, pela fortificação militar e por diversos vestígios arqueológicos.

Turó-Seu-Vella-Lleida

A colina altiva e monumental destaca-se em qualquer ponto da pequena cidade da Catalunha, particularmente a magnífica torre da Seu Vella, de onde é possível ter vistas privilegiadas da vasta planície de LLEIDAdo edificado urbano, da mancha verde de parques e jardins e do rio Segre, afluente do Ebro.

O acesso à colina faz-se a pé ou de carro. A entrada no recinto fortificado, por elevador, a partir da praça de São João, ou pela Porta do Leão.

Turo-Seu-Vella-Lleida
LLEIDA, Turó de la Seu Vela. Porta do Leão
Turo-Seu-Vella-Lleida
LLEIDA. Colina de la Seu Vella. Ao fundo, a colina do Castelo de Gardeny

Em boa hora, um plano especial de intervenção na colina possibilitou a sua requalificação urbanística e a recuperação e valorização do seu inestimável património histórico e arqueológico.

LLEIDA: La Seu Vella

Lleida-Turó-Seu-Vella

A construção da Sé Velha, dedicada a Santa Maria, durou mais de dois séculos, desde o início do séc. XIII até meados do séc. XVI, quando foi concluído o campanário octogonal com 238 degraus, medindo 12,65 metros, na base, e 60 metros de altura.

É um monumento de grande elegância e sobriedade, tido como uma das expressões artísticas mais relevantes da arquitetura medieval catalã e europeia.

Seu-Vella-Portal-gotico
LLEIDA. La Seu Vella. Porta dos Apóstolos de acesso ao claustro

O claustro, considerado um dos maiores da arquitetura gótica da Europa, é composto por quatro amplas galerias com abóbodas ogivais e dezassete grandes janelas góticas ricamente decoradas, cinco das quais abertas sobre a cidade funcionando como ampla varanda ou miradouro a oferecer magníficas vistas.

Seu-Vella-Porta-Berenguer
LLEIDA. La Seu Vella. Porta São Berenguer ou Porta do Castelo, por estar em frente ao Castelo do Rei

Os vários conflitos bélicos ocorridos em LLEIDA, causaram destruição e danos irreparáveis na Catedral, que serviu de hospital, armazém de armas, quartel e até campo de concentração durante a Guerra Civil.

LLEIDA – La Suda

O Castelo do Rei, ou La Suda, faz parte do conjunto patrimonial do complexo de Turó de la Seu Vella. Foi palácio e residência real.

Lleida-la-Suda

A sua importância estratégica fez com que testemunhasse factos históricos relevantes da vida da realeza e dos nobres, ao mesmo tempo que era alvo principal nos conflitos de guerra.
Razão por que chegou aos nossos dias quase totalmente destruído, tendo sido objeto de profunda recuperação no âmbito do referido plano especial de intervenção na colina.

LLEIDA – BARCELONA

Um pouco mais de 150 kms separam LLEIDA da capital da região autónoma da Catalunha, Barcelona, uma cidade global, reconhecida pela sua arte e arquitetura, que nos reserva, entre outros pontos de interesse, a Sagrada Família, o Parque Güell, a Casa Batlló, a Casa Milá, ou os espetáculos da Fonte Mágica na colina de Montjuic.

Até lá.

⇑ Topo

Nas proximidades de LLEIDA:
==> BARCELONA: Roteiro, Fotos e Dicas de Viagem
==> ANDORRA: Roteiro, Fotos e Dicas de Viagem 
==> PIRINÉUS: Ordesa e Monte Perdido

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: