Funchal: Madeira | Que ver e fazer |Visitar Funchal

FUNCHAL é a capital da Região Autónoma da Madeira, um arquipélago português situado no Oceano Atlântico, cerca de 1000 km a sudoeste do continente.

A cidade foi buscar o seu nome a uma planta – o funcho, o que parece ajustado e natural, sendo como é, a Madeira, um jardim.

==>  ROTEIRO pela ILHA DA MADEIRA


MIRADOURO DO PICO DE BARCELOS

O Miradouro do Pico de Barcelos situado na freguesia de Santo António, 355 metros acima do nível do mar, a cerca de 4 km do centro do FUNCHAL, permite uma fantástica vista panorâmica sobre a cidade e a baía e, em dias mais claros, o avistamento das Ilhas DESERTAS.

Baia-FunchalFunchal-mapa

Informações Úteis:

  • Como chegar – O centro do FUNCHAL fica a cerca de 20 km, 20 minutos, do Aeroporto Internacional da Madeira, em Santa Cruz, sendo servido pelo aerobus, com várias paragens intermédias. A cidade é ainda servida pelo Porto do FUNCHAL, uma moderna estrutura de apoio ao transporte marítimo.
  • Transportes – Existem transportes públicos que, a partir do centro da cidade, cobrem muitos pontos da ilha da Madeira. Alternativamente, é possível alugar carro, com e sem condutor.
  • Festividades – Festa da Flor, em Maio. Festa de Nossa Senhora do Monte, padroeira da ilha, a 15 de Agosto. Carnaval. Festa do Vinho (final de agosto/princípio de setembro). Noite do Mercado (dos Lavradores), ao longo de toda a noite de 23 de Dezembro. Festas de Natal e de Fim de Ano (fogo de artifício).
  • Gastronomia – Os pratos típicos do FUNCHAL são as espetadas em pau de loureiro, a carne de vinho-e-alhos, os filetes de peixe-espada preto e os bifes de atum e de polvo, acompanhados com milho frito e pão do caco. As lapas, os caramujos (burriés) e outros mariscos, são petiscos de eleição. Na doçaria, o bolo e broas de mel ou pudim de maracujá, acompanhados com vinho Madeira, poncha, nikita, pé de cabra, ou aguardente de cana.
  • Artesanato – Destaque para os Bordados e Vimes, as Botas de Vilão, e os  instrumentos musicais como o rajão, a braguinha e o brinquinho.
  • Clima – Clima ameno ao longo de todo o ano com temperaturas médias em redor dos 20ºC.

FUNCHAL: Roteiro pela cidade

FUNCHAL: O que ver

O Porto e a Baía do FUNCHAL, o Mercado dos Lavradores, as ruas, ruelas, praças, parques e jardins, os “carros de cesto”, e a panorâmica excecional da cidade a espraiar-se em cascata até ao Monte, ou do Monte até ao mar.

1.  PRAÇA DO MUNICÍPIO

Praça principal do Centro Histórico, sala de visitas da cidade do FUNCHAL.

Está rodeada por três dos edifícios mais emblemáticos da cidade: CÂMARA MUNICIPAL, ao fundo; COLÉGIO DOS JESUÍTAS, à esquerda; (entre ambos, o PALÁCIO DA JUSTIÇA); e, MUSEU DE ARTE SACRA, à direita. No centro, um chafariz com obelisco, de 1942.

2.  SÉ CATEDRAL DO FUNCHAL

Do início do séc. XVI, é Monumento Nacional desde 1910.

Possui um dos mais belos tetos de madeira de monumentos religiosos, em Portugal, e uma fantástica cruz processional, oferecida pelo rei D. Manuel I, considerada uma obra-prima da ourivesaria manuelina.

3.  PORTO e MARINA DO FUNCHAL

O Porto do FUNCHAL localiza-se numa magnífica baía, que também abriga a Marina do FUNCHAL, a cerca de 15 minutos, a pé, do centro da cidade.

É, por excelência um porto de cruzeiros, sendo também uma escala importante nas rotas transoceânicas. O ferry Lobo Marinho transporta diariamente pessoas e viaturas entre as ilhas da Madeira e Porto Santo.

4.  MERCADO DOS LAVRADORES

Um mercado com uma arquitetura ao estilo Estado Novo, com grandes painéis de azulejos, muito popular entre residentes e forasteiros, que procuram além da excelente qualidade e variedade de peixe, frutas e legumes, cores, cheiros, gentes e a algazarra típica de um grande mercado.

Mercado-Lavradores-Funchal

De portas abertas, como vimos, durante toda a noite de 23 de Dezembro de cada ano, junta milhares de pessoas para a celebração da Noite do Mercado.

Partindo do Teleférico instalado a 300 metros do Mercado dos Lavradores, chega-se ao Monte em cerca de 15 minutos, 

5.  MONTE

O teleférico é, sem dúvida, o meio de transporte mais expedito e mais simpático para chegar ao Monte e vencer a altitude superior a 500 metros, ao mesmo tempo que se usufrui de vistas fantásticas sobre a baía e os vales do FUNCHAL, e as serras em redor.

O teleférico liga igualmente o Monte ao JARDIM BOTÂNICO.

Senhora-Monte

Destaque para o verde luxuriante da natureza circundante, o PARQUE MUNICIPAL, os JARDINS TROPICAIS, e para a IGREJA DO MONTE com a sua escadaria de 74 degraus, local da maior peregrinação e arraial popular da ilha, anualmente, em 15 de Agosto.

O regresso ao centro da cidade pode fazer-se nos típicos “carros de cestos” (ou “tabogãs”), de 1850, manobrados por dois “carreiros”, que os fazem deslizar, com o auxílio de cordas para as manobras, e das botas como travões, pela íngreme calçada do primitivo caminho que ligava o Monte ao FUNCHAL, uma viagem de cerca de 2 km.

Carreiros-Monte-Funchal


FUNCHAL: O que fazer

Como vimos, é muito agradável percorrer a Zona Histórica, a Cidade Velha e o Porto e Baía do FUNCHAL, descobrir o comércio e costumes locais e os sítios mais emblemáticos da cidade.

Traje-Madeira

  • MUSEU DO VINHO MADEIRA

Museu-vinho-madeira

Na avenida Arriaga, uma das principais artérias da baixa do FUNCHAL, é possível provar o famoso Vinho Madeira e fazer uma visita guiada às Adegas instaladas no convento medieval de São Francisco.

Retemperados com o néctar sublime, podemos descobrir aqui um

⇑ Topo

 

One thought on “Funchal: Madeira | Que ver e fazer |Visitar Funchal

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: