Vila Viçosa | Que Ver e Fazer | Visitar Vila Viçosa

VILA VIÇOSA, dita “Princesa do Alentejo” e “Vila Ducal Renascentista”, conhecida como Capital do Mármore, de reconhecimento mundial, é terra natal, entre outros caliponenses notáveis, de: D. João IV, líder da Guerra da Restauração; de sua filha Catarina de Bragança, rainha consorte dos reinos de Inglaterra, Escócia e Irlanda; do pintor Henrique Pousão; do matemático Bento de Jesus Caraça; e da poetisa Florbela Espanca, que descreve VILA VIÇOSA assim, no soneto Minha Terra:

Ó minha terra na planície rasa,
Branca de sol e cal e de luar,
Minha terra que nunca viu o mar
Onde tenho o meu pão e a minha casa…

Vila_Vicosa_paco
VILA VIÇOSA. Praça do Paço Ducal

VILA VIÇOSA compreende as freguesias de Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu, Bencatel, Ciladas e Pardais, e as serras de Borba, Vigária e d’Ossa, sendo atravessada pela Ribeira d’Asseca, afluente do Guadiana.
Situa-se a apenas 9 km de Alandroal, a 57 km de Évora e a 189 km de Lisboa.

A extração e transformação do mármore constitui a principal atividade da região, assumindo o turismo uma importância crescente, assente no valioso património histórico, cultural e patrimonial como o Palácio Ducal, o Castelo ou o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de VILA VIÇOSA.

SUGESTÕES DE VISITA :
>> ALQUEVA | O Grande Lago
>> VALE DO GUADIANA | Parque Natural
>> NOUDAR | Parque de Natureza | Barrancos
>> SW Alentejano e Costa Vicentina | PNSACV
>> SERRA DO CALDEIRÃO | Entre Alentejo e Algarve

VILA VIÇOSA: Roteiro

VILA VIÇOSA: Como Chegar

♦  A partir de Lisboa, 189 km/1h50m – pela A2 (Ponte 25 de Abril) ou pela A12 (Ponte Vasco da Gama), depois pela A6 e, nesta, pela saída 8 direção Alandroal/Borba; finalmente EN255 direção Alandroal/VILA VIÇOSA;
♦  a partir de Faro, 265km/2h55m – pela A22 (direção Portimão/Lisboa), depois A2 (saída 10, direção Messines/Lisboa) e IP2 (saída 12, para Castro Verde/Beja); finalmente EN256, EN254 e EN255;
♦  a partir de Évora, 57 km/0h50m – direção São Miguel de Machede e Redondo, seguindo depois pela EN 254 e EN255.


VILA VIÇOSA: Que Ver

1. PRAÇA CENTRAL

VILA VIÇOSA. Praça central. Bancos de mármore da região.
Ao centro, em frente da igreja da Misericórdia (séc. XVI), a Fonte da República, do séc. XVII (na confluência da Praça da República, em 1º plano, e da Av. Bento de Jesus Caraça). Ao fundo, as muralhas do castelo medieval
Castelo de VILA VIÇOSA e bustos de dois ilustres calipolenses: em 1º plano, o busto do médico João Augusto Jardim; mais atrás, o busto de Florbela Espanca, ao lado do cine-teatro com o seu nome
VILA VIÇOSA. No extremo oposto da praça, o busto do pintor Henrique Pousão, tendo atrás, a igreja de S. João Evangelista

A Praça central liga as avenidas da República e de Bento de Jesus Caraça, tendo num extremo as muralhas do castelo medieval, e no outro, a igreja de S. João Evangelista (do Colégio ou de S. Bartolomeu), do séc. XVII, de bela fachada monumental revestida com mármore da região.
O mesmo mármore de que são feitos os elegantes bancos de jardim ao longo do eixo central da excelente promenade calipolense.

2. CASTELO DE VILA VIÇOSA

VILA VIÇOSA. Casa típica, numa das ruas estreitas da vila medieval

O castelo mandado edificar por D. Dinis nos finais do séc. XIII, é Monumento Nacional e considerado uma das jóias da arquitetura militar portuguesa, tendo servido como residência dos Bragança até à construção do Palácio Ducal.
Dada a posição estratégica de VILA VIÇOSA em relação a Castela, o castelo foi alvo de reestruturação durante o período da Guerras da Restauração.
No interior da alcáçova, encontram-se os Museus da Caça e de Arqueologia, e no interior da fortaleza o Solar da Padroeira de Portugal.

3. SOLAR DA PADROEIRA DE PORTUGAL

VILA VIÇOSA. Igreja matriz e Santuário de Nossa Senhora da Conceição

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, é também conhecido por Solar da Padroeira, por nele se encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, proclamada padroeira de Portugal por D. João IV. Segundo a tradição, a imagem em pedra de ançã foi oferecida por D. Nuno Álvares Pereira, que a terá adquirido em Inglaterra.

É um dos mais importantes santuários marianos (de par com Fátima ou Terena), realizando-se a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, uma grande peregrinação anual.
Em 14 de Maio de 1982, foi visitado pelo Papa João Paulo II durante a sua primeira visita a Portugal.

No cemitério junto ao santuário, encontra-se a sepultura de Florbela Espanca.

4. PALÁCIO DUCAL

No Terreiro do Paço encontra-se um dos mais emblemáticos monumentos de VILA VIÇOSA: o Palácio Ducal, cuja construção se iniciou no começo do séc. XVI e se prolongou até ao século seguinte.
A sua fachada maneirista de 110 metros de comprimento, totalmente revestida com mármore da região, faz deste magnífico paço real um exemplar único da arquitetura civil portuguesa.

No seu interior encontram-se quatro núcleos museológicos: Armaria, Tesouro, Porcelana Azul e Branca da China e Coleção de Carruagens.

5. IGREJA E CONVENTO DAS CHAGAS

VILA VIÇOSA. Fachada do Paço Ducal, tendo ao fundo, a Igreja e Convento das Chagas

Também conhecido como Real Convento das Chagas de Cristo, a Igreja e Convento da Graça foi construído no início do séc. XVI para servir como Panteão das Duquesas de Bragança, tendo sido ocupado pelas clarissas do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja.
Classificado como Monumento Nacional, o convento alberga atualmente a Pousada D. João IV.

6. CONVENTO E IGREJA DOS AGOSTINHOS

Em frente ao Paço Ducal, o Convento e Igreja dos Agostinhos, também conhecido como Mosteiro de Santo Agostinho ou Igreja de Nossa Senhora da Graça, do séc. XIII, foi o primeiro convento a ser instituído em VILA VIÇOSA, estando classificado como Monumento Nacional.
De estilo barroco, foi transformado, a partir do séc. XVII, em Panteão dos Duques de Bragança.


VILA VIÇOSA: Que Fazer

1. PEDREIRAS DE MÁRMORE

Marmore_pedreira
Vila_Vicosa_marmore
VILA VIÇOSA. Pedra mármore com data de 1599

Nas ligações a VILA VIÇOSA, a partir de Estremoz, Borba ou Alandroal, encontram-se várias pedreiras a céu aberto, onde se procede à extração e transformação do famoso mármore da região, que ornamenta inúmeras construções pelo mundo inteiro.

2. ALANDROAL

A apenas 9 km, a meio caminho entre VILA VIÇOSA e Terena, Alandroal é terra de ricas tradições e valioso património histórico, cultural e religioso, com destaque para os castelos de Juromenha, Terena e Alandroal que deixamos entrever aqui em
==> Alandroal | Que Ver e Fazer | Visitar Alandroal .

3. REDONDO

No decurso da guerra civil que opôs D. Dinis aos partidários do filho, futuro Afonso IV, o rei amputou os concelhos de Monsaraz e Évoramonte, formando o concelho do Redondo, dotando-o de valioso património e dando origem a mais uma das muitas vilas alentejanas a reclamar uma visita.
A apenas 25 km de VILA VIÇOSA.

OUTRAS SUGESTÕES:
>> ESTRELA GEOPARK | Serra da Estrela
>> AROUCA GEOPARK | Visitar Arouca
>> MONTESINHO | Parque Natural
>> PORTO | Roteiro | Visitar Porto
>> Douro Internacional | Parque Natural
>> Douro Vinhateiro | Roteiro | Visitar Douro

4 thoughts on “Vila Viçosa | Que Ver e Fazer | Visitar Vila Viçosa

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: