San Sebastián | Roteiro Viagem | Visitar San Sebastián

SAN SEBASTIÁN (Donostia, em basco), é uma cidade da Comunidade Autónoma do País Basco, em Espanha, aberta ao mar, abraçando a fantástica Baía de La Concha.
É famosa 
pelas suas praias, os seus pintxos, a sua gastronomia, o seu Festival Internacional de Cinema.
No ano de 2016, SAN SEBASTIÁN foi sede da Capital Europeia da Cultura.

San-Sebastian
SAN SEBASTIÁN. Marginal da Baía de La Concha, junto à sede da Prefeitura e do Monte Urgull

Informações Úteis:

Pintxos e Txakolí – Os Pintxos são petiscos compostos por diferentes ingredientes presos por um palito a uma fatia de pão, acompanhados com Txakolí (vinho branco frutado), ou cerveja. São típicos sobretudo no norte de Espanha, confundindo-se, muitas vezes, com tapas.
Como chegar – De avião: aeroporto de San Sebastián, ligações a Madrid e Barcelona (a 20 km do centro da cidade); aeroporto de Bilbao, ligações à Europa (a 105 km); aeroporto de Biarritz, França (a 47 km).
De comboio: ligações com inúmeras cidades espanholas e internacionais, como Paris e Lisboa, a partir da Estação do Norte (próximo da Catedral na outra margem do rio).
De autocarro: ligações com cidades em toda a Espanha e parte da Europa (junto à Estação do Norte).
Clima – Temperaturas amenas, elevada humidade do ar, nuvens frequentes e chuvas regulares ao longo de todo o ano.

Sobre ESPANHA:
==> BARCELONA: Roteiro + Dicas de Viagem
==> LLEIDA: Roteiro + Dicas de Viagem
==> PIRINÉUS: Ordesa e Monte Perdido

Roteiro SAN SEBASTIÁN

O que ver em SAN SEBASTIÁN

A baía e a praia de La Concha e a Cidade Velha são as principais referências turísticas de SAN SEBASTIÁN, uma cidade tranquila, de grande beleza que vale a pena visitar.

1.  PREFEITURA DE SAN SEBASTIÁN

San Sebastian-prefeitura

O governo do município de SAN SEBASTIÁN está instalado no antigo casino da cidade, ao lado do Real Clube Náutico e da marina, junto do Monte Urgull e da Baía de La Concha.

2.  BAÍA DE LA CONCHA

San-Sebastian-La-Concha
SAN SEBASTIÁN. Baía de La Concha. Monte Igeldo (à esq.) e Monte Urgull (à dir.)

Marginal-San-SebastianBaia-San-Sebastian

A Baía de La Concha com a sua marginal magnificamente cuidada numa extensão de mais de 2 km, é um calçadão estupendo e, sem dúvida, um dos mais belos postais de SAN SEBASTIÁN.
Além do mais guarda um dos tesouros mais apreciados da cidade e do país.

3.  PRAIA DE LA CONCHA

San-Sebastian-La-Concha

A praia de La Concha é considerada a praia urbana mais famosa do país e a segunda no mundo. Estende-se ao longo de quilómetro e meio entre as águas da magnífica baía e a harmoniosa elegância das vistas da cidade.
Um concurso nacional realizado em 2007 elegeu-a como um dos Doze Tesouros da Espanha.

4.  MONTE URGULL

San-Sebastian-Monte-Urgull

No extremo leste da baía de La Concha, por detrás da prefeitura e do porto de pesca, ergue-se o Monte Urgull, uma colina de 123 metros de altura onde pontifica uma grande imagem de Cristo, de onde é possível desfrutar de magníficas vistas sobre a cidade.
O monte verdejante funciona como proteção natural da baía ao mesmo tempo que acrescenta beleza à já de si bela paisagem em redor.

5.  CIDADE VELHA DE SAN SEBASTIÁN

Entre o sopé do monte Urgull, a Baía de La Concha e o rio Urumea, desenvolve-se a Cidade Velha de SAN SEBASTIÁN, cujas muralhas foram destruídas para dar lugar à cidade nova.

A história regista que quase toda a área dentro das muralhas da cidade antiga foram destruídas e pilhadas por tropas inglesas e portuguesas, em 31 de Agosto de 1813,  durante a guerra da independência contra os exércitos de Napoleão.

6.  PRAÇA DA CONSTITUIÇÃO

No coração da Cidade Velha, a Praça da Constituição, ou Plaza Mayor, como também é conhecida, é uma das mais bonitas e mais notáveis praças de SAN SEBASTIÁN. Construída no início do séc. XIX, após o incêndio que praticamente destruiu a cidade, acolhe anualmente diferentes eventos festivos, entre os quais, a Tamborrada, um festival de tambores que se realiza a 20 de Janeiro, e a Feira de S. Tomás, a 21 de Dezembro.

A praça albergou a sede da Prefeitura e …

Praca-ConstituicaoKONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

… uma praça de touros!
Isso mesmo, uma arena onde se realizavam touradas.
Razão que explica a numeração (percetível na foto) sobre as portadas das varandas coloridas, um curioso testemunho dos lugares das bancadas da improvável arena tauromáquica.

Atualmente a Praça da Constituição alberga um dos núcleos da Biblioteca Central de SAN SEBASTIÁN, um elegante edifício encimado por um belíssimo brasão coroado, com uma caravela colorida, suportados pois dois poderosos leões de armas.
O relógio marca os tempos da rica história da praça.

7.  BASÍLICA DE SANTA MARIA DEL CORO

San Sebastian-basilica

Ao lado da encosta sul do Monte Urgull, situa-se a Basílica de Santa Maria del Coro, um dos monumentos mais visitados de SAN SEBASTIÁN.
É uma notável construção barroca de meados do séc. XVIII, de que se destaca a fachada principal ricamente adornada com um nicho fantástico e duas elegantes torres sineiras.

8.  IGREJA DE SÃO VICENTE

Construída na primeira metade do séc. XVI, em estilo gótico, a igreja de São Vicente é a mais antiga da cidade. Possui um dos melhores retábulos românicos, um órgão francês do séc. XIX e excelentes vitrais.

8.  CATEDRAL DO BOM PASTOR

Catedral-San-Sebastian

A Catedral do Bom Pastor, uma construção neogótica dos finais do séc. XIX, com a sua torre de 75 metros de altura, é o maior e mais imponente monumento religioso de SAN SEBASTIÁN.


Que Fazer em SAN SEBASTIÁN

1. Concha e Ondarreta

Como vimos, as praias de SAN SEBASTIÁN são famosas pelas águas da baía protegidas pelos montes Igeldo e Urgull e pelas areias finas ao longo da elegante marginal urbana.
Em conjunto, La Concha e Ondarreta, perfazem mais de 2 km de praias fantásticas num cenário soberbo.

2.  Pintxos e Txakolí

As ruas e ruelas da Cidade Velha, além de edifícios e monumentos emblemáticos, estão repletas de bares onde são servidos os melhores pintxos de SAN SEBASTIÁN, que podem ser acompanhados com cerveja ou Txakolí, um vinho branco frutado, há séculos associado à cultura basca, com que brindamos neste fecho de roteiro.

⇑ Topo

Destinos Próximos:
==> BARCELONA: Roteiro + Dicas de Viagem
==> LLEIDA: Roteiro + Dicas de Viagem
==> PIRINÉUS: Ordesa e Monte Perdido

==> ANDORRA: Roteiro + Dicas de Viagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: