Split: Croácia | Que ver Que fazer | Visitar Split

SPLIT é a segunda maior cidade da Croácia e a maior da região da Dalmácia, situada numa pequena península na costa oriental do Mar Adriático, 175 km a sul de Zadar e 230 km a norte de Dubrovnik.
As ligações fáceis com a capital e as cidades costeiras vizinhas, com as belíssimas ilhas do Adriático e com a Itália, fazem de SPLIT um destino turístico cada vez mais popular.

Em 1979, a zona histórica de SPLIT, dominada sobretudo pela imponência do Palácio de Diocleciano, passou a integrar a lista do Património Mundial da Unesco.

Split, Croácia - Vista da cidade

Naturalmente que SPLIT é diferente de
Zagreb o que ver O que fazer em Zagreb | Croácia
e muito diferente de
Lagos Plitvice: que fazer em Plitvice Lakes | Croácia

mas, como veremos, tal não significa que seja menos interessante.

SPLIT o que visitar

SPLIT é uma cidade de gente simpática, acolhedora, onde facilmente convivem turistas e residentes, pelo que a melhor forma de a conhecer é percorrendo-a a pé, mais ainda porque as principais atrações e pontos de interesse se situam a curta distância um dos outros.

1- Palácio de Diocleciano
     Dadas as suas dimensões e o seu valor histórico, arquitetónico e patrimonial, o palácio do séc. III/IV domina toda a zona histórica da cidade, sendo o seu principal cartão de visita. Combinando características de fortaleza, cidade e villa de luxo para residência do imperador romano, o Palácio de Diocleciano é uma jóia da arquitetura da Antiguidade tardia e um dos seus exemplares mais bem conservados.

Uma das áreas nobres, o Peristilo, a praça central do Palácio com a sua fantástica galeria de colunas,

Split - Peristilo do Palácio de Diocleciano
Peristilo do Palácio de Diocleciano

e ruelas estreitas que conduzem até às caves ornadas de belos arcos e abóbadas.

2- Catedral de São Dômnio
     A Catedral de SPLIT, situada dentro do Palácio de Diocleciano, é consagrada ao padroeiro da cidade e foi construída a partir da anexação do mausoléu de Diocleciano com a torre sineira dedicada a São Dômnio.


3- Museu da Cidade
     Instalado num palácio nobre de estilo gótico-renascentista, o museu exibe no seu acervo e nas suas exposições permanentes e temporárias a herança histórica e cultural e a atividade artística de SPLIT.


4- Teatro Nacional da Croácia
     Teatro de bela fachada, do final do séc. XIX, um dos mais antigos teatros da Dalmácia, começou por ser municipal sendo depois elevado ao estatuto de Teatro Nacional, é uma das mais importantes salas de espetáculos da cidade.

Split - Teatro Nacional da Croácia

O que fazer em SPLIT

Percorrido o casco antigo que concentra a zona monumental de riquíssimo património histórico, arquitetónico, cultural, artístico da cidade, SPLIT tem outros pontos de interesse que vale a pena explorar e uma marginal fantástica para usufruir.

1- Riva
     A charmosa marginal de SPLIT é o lugar público mais popular da cidade e a sua sala de visitas. É aqui que acontecem os principais eventos cívicos, sociais, culturais, artísticos, musicais, e que se concentram locais e turistas para passeios pedestres, para repousar nos bancos à sombra das palmeiras ou para partilhar os cafés, restaurantes e esplanadas com vista para o Adriático.
A promenade de SPLIT beneficia ainda do cenário fantástico da fachada sul do Palácio de Diocleciano, da igreja e mosteiro de São Francisco e de uma bela praça de múltiplas arcadas como um peristilo.

Split - Riva, promenade

Split - Riva

Split - praça
Praça virada ao mar e à marginal Riva

2- Mercado
Na parte oriental da muralha do Palácio de Diocleciano, funciona o mercado local, outro pólo de atração da cidade onde se vendem sobretudo produtos da região, e onde, para além de comprar, é possível sentir os aromas, os sabores e o modo de ser e de estar das gentes de SPLIT.

Split - mercado

3- Parque Marjan
A partir da zona oeste de Riva, tomando a escadaria de acesso, chega-se ao parque Marjan em cerca de 10 minutos, uma extensa área florestal numa colina de onde se desfruta de uma vista privilegiada da cidade e de boa parte da sua costa.
De par com outras zonas verdes do centro de SPLIT, o parque Marjan é um excelente espaço de descontração e lazer.


4- Ilhas vizinhas de Brac e Hvar

A partir do porto de SPLIT existem várias ligações de ferry ou catamarã para as praias douradas da ilha de Brac ou para a cidade de Stari Grad, património mundial pela Unesco, na ilha de Hvar.

Sobejam, como se vê, razões bastantes para nos determos mais tempo por aqui.
Mas se SPLIT é a grande cidade da Dalmácia, a Dalmácia é mais que a cidade de SPLIT.
Pelo que rumaremos ao extremo sul desta fantástica região.
Até Dubrovnik, o nosso próximo destino
Dubrovnik que ver que fazer em Dubrovnik | Croácia

Até lá!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: