Marsaxlokk: Malta | Roteiro+Dicas | Visitar Marsaxlokk

MALTA: MARSAXLOKK e Bugibba

Num território pequeno como Malta, também é possível encontrar contrastes bem surpreendentes, sobretudo para quem vem de fora cheio de curiosidade e espírito de descoberta.

MARSAXLOKK e Bugibba, a sudeste e a norte, são duas interessantes localidades da ilha de Malta, que são também dois bons exemplos do que acabamos de afirmar.


Marsaxlokk, aldeia de pescadores no sudeste de Malta

Apesar de uma história longa que remonta à ocupação pelos fenícios, e à fama internacional que lhe granjeou o encontro dos presidentes Bush e Gorbachev num navio ancorado ao largo de MARSAXLOKK, em 1989, para pôr fim à Guerra Fria, este lugar tão especial na costa sudeste da ilha de Malta, permanece uma típica aldeia de pescadores.

Típica e, como veremos, encantadora aldeia de pescadores, com cerca de 4.000 habitantes, afáveis e comunicativos, que têm na pesca e atividades afins a sua principal ocupação.

Baía e porto de Marsaxlokk, Malta

Não será suposto, por isso, encontrarmos numa pequena aldeia que abraçou essencialmente as fainas do mar, o que em geral procuramos noutros sítios de interesse turístico.

O que aqui há de mais precioso para oferecer a quem visita MARSAXLOKK é a sua própria identidade, feita de simpatia e afabilidade, e de excelente gastronomia baseada no peixe e mariscos de ótima qualidade a preços convidativos.

Uma identidade que se manifesta de modo eloquente no mercado de domingo, que enche de gente o largo junto à praça principal, entre habitantes, vizinhos e turistas, atraídos, sobretudo, pela venda de peixe fresco.

Marginal

Marginal de Marsaxlokk, Malta

O autocarro, que demora cerca de 45 minutos de Valeta, e 1 hora de Mdina e Rabat, deixa-nos na avenida marginal da baía e porto de MARSAXLOKK. No regresso teremos de apanhá-lo, do outro lado, na rua paralela.

É na marginal que se concentram os restaurantes, os cafés, os bares e algumas lojas. Marginal que, conjuntamente com o porto e a baía têm uma beleza e um charme próprios, que lhes são conferidos pela arquitetura dos edifícios, o toque exótico das palmeiras, o extraordinário colorido das águas e pelas inúmeras embarcações típicas predominantemente pintadas de azul, amarelo e verde, que aqui recebem o nome de LUZZU

Vista do porto de Marsaxlokk, MaltaVista de Marsaxlokk, MaltaPraça principal de Marsaxlokk, Malta

Muitas destas embarcações, como a que vemos na foto, exibem dois olhos na dianteira, supostamente contra o mau-olhado e para manter os demónios afastados dos pescadores! Ou o eterno conflito entre o Bem e o Mal.

Mas as previdentes cautelas com o demónio, não distraem, pelo contrário, reforçam, o fervor religioso dos habitantes de MARSAXLOKK, e dos malteses, em geral. Na Our Lady of Pompeii Square, a praça principal no extremo da avenida marginal, ergue-se uma estátua a Sto André, protetor dos pescadores, e a

Igreja de Nossa Senhora de Pompeia

Igreja matriz Marsaxlokk, Malta

igreja paroquial e lugar de peregrinação nacional, todos os anos no dia 8 de Maio.
Mas, um lugar mágico como MARSAXLOKK, não nos oferece apenas a possibilidade de cuidar da alma!

MARSAXLOKK: Que fazer

Nas atraentes esplanadas bem junto do porto, sob as palmeiras, podemos aproveitar para deliciar a vista, repousar o corpo, saciar o palato, compor o estômago. Temos boas razões para isso. Sopa de peixe, marisco e várias espécies de peixe, entre as quais, o LAMPUKI, uma especialidade local, comum nas ilhas. Ou ainda, os PASTIZZI, pastéis de massa folhada recheados com ricota ou ervilhas, que podemos acompanhar com KINNIE, uma bebida de cor âmbar e sabor agridoce, alternativa às colas.

Sopa de peixe em Marsaxlokk, Malta

Peixe e marisco em Marsaxlokk, Malta

Sagrado repasto… Como se prova!
Pelo que não nos fizemos rogados.


BUGIBBA, centro turístico na região norte de Malta

Na região norte de Malta, na baía de S. Paulo, Bugibba é um popular centro turístico, muito frequentado por estudantes, sendo também local de residência de verão de algumas figuras da política maltesa.

A praça principal junto ao passeio marítimo permite uma belíssima vista sobre a baía, ao longo da qual se encontram inúmeros bares, restaurantes, discotecas e hotéis.

Bugibba-Baía de S. Paulo, norte de Malta

Bugibba-Baía de S. Paulo, norte de Malta

 

Partimos com vontade de voltar.
O próximo destino é  GOZO – Comino .

⇑ Topo

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: