De Mallaig a Fort William, rota do Jacobite | Escócia

Chegamos cedo a Armadale para rumarmos a MALLAIG e despedirmo-nos da fantástica Ilha de Skye que partilhamos em:

A viagem no ferry para Mallaig dura cerca de 45 minutos.

Mas, por aqui, o estado do tempo e as condições do mar, estão sempre a postos para nos pregarem uma partida!
Foi cancelada a ligação da manhã, obrigando a uma longa espera de cinco horas, que inviabilizou os planos que tínhamos para o percurso entre Mallaig e Fort William, fazendo uma paragem em Glenfinnan.

De MALLAIG a FORT WILLIAM na rota do Jacobite

MALLAIG

Mallaig começou por ser uma pequena vila piscatória, sendo hoje um importante porto de pesca. Possui uma localização estratégica, sendo servida, como vimos, por carreiras regulares de ferry e pelo caminho de ferro.

É um local de afluência turística, potenciada também por ser ponto de chegada (e de partida) do famoso Jacobite, o comboio a vapor que é um dos principais ícones turísticos da região e importante atração de melómanos, cineastas e fotógrafos.

No centro da cidade concentram-se as lojas de comércio local, os bares e restaurantes, o posto de turismo e a estação de caminho de ferro. De onde partimos, num comboio da carreira regular, para Fort William, cerca de meia hora antes da chegada do Jacobite Steam Train, o referido comboio a vapor protagonista de vários filmes de Harry Potter, então celebrizado como Hogwarts Express.

Pelo que, era inevitável cruzarmo-nos,

antes mesmo da estação de Glenfinnan,

onde tínhamos programado uma paragem, para experimentar a atmosfera especial e o cenário deslumbrante do vale e, se possível, assistir à passagem do Jacobite fumegando sobre o afamado viaduto de Glenfinnan.

A aproximação ao viaduto provoca uma excitação quase geral, e a movimentação que garanta o melhor ângulo sobre que pousar o olhar ou a objetiva da máquina.

Ao longo de 381 metros de comprimento e um máximo de 31 metros de altura, deslizamos suspensos da magia do reencontro, agora que são autênticas as imagens que desfilam apressadas entre a ficção e a realidade.

Depois, a emoção fugaz a desvanecer-se na paisagem verde de montes, desfiladeiros e vales, e nos imensos espelhos de água dos lagos Morar, Nan Uamh, Ailort, Eilt, Shiel, Eil, que em conjunto formam uma paisagem sublime e um dos percursos mais belos.

FORT WILLIAM Capital ao Ar Livre do Reino Unido

A segunda mais populosa cidade das Highlands, as Terras Altas da Escócia, fica junto às montanhas de Ben Nevis, o ponto mais elevado do Reino Unido, com uma altitude de 1344 metros.

Um local excelente para a prática de esqui, caminhada e escalada, possuindo nas proximidades uma das mais conhecidas pistas de mountain bike do mundo onde, em Junho, decorre a UCI Mountain Bike World Cup.


 

A pequena distância fica o Geopark Lochaber, cujo património geológico excecional e único oferece um cenário magnífico.

Um conjunto de boas razões que fazem de Fort William a “Capital ao Ar Livre do Reino Unido“.

O centro da cidade é pequeno e fácil de percorrer a pé, ao longo da High Street, a via principal onde está instalado o museu, que concentra o comércio local, cafés, bares e restaurantes, e pubs tradicionais onde é possível saborear o famoso malte ou a cerveja tradicional da Escócia.

Fort William é um importante centro turístico, que beneficia da sua posição geográfica e da proximidade da que é considerada uma das áreas nacionais cénicas mais espetaculares, formada pelo Ben Nevis e pelo fantástico vale de Glencoe.

De MALLAIG a FORT WILLIAM pela Road to the Isles

A Road to the Isles, a rota que se estende da cidade portuária de Mallaig até à base das montanhas de Ben Nevis, em Fort William, é mundialmente reconhecida como um das mais belas de toda a Escócia.

Esforçamo-nos por comprovar isso mesmo, com o nosso testemunho e o das imagens que o reforçam e valorizam:

 

O próximo destino, passando pelas montanhas de Ben Nevis e pelo Vale de Glencoe, é  Escócia: Ben Nevis – Glencoe – OBAN

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: