Ponta Delgada: Açores | Viagem | Visitar Ponta Delgada

PONTA DELGADA é a capital e maior cidade da Região Autónoma dos Açores, um arquipélago de nove ilhas no Atlântico nordeste, a 1300 km a oeste de Portugal continental.
Situa-se na encantadora Ilha de SÃO MIGUEL, que damos a conhecer nestes posts:
–>  Roteiro SÃO MIGUEL – Açores
–>  O que ver O que fazer em SETE CIDADES
–>  O que ver O que fazer FURNAS

PONTA DELGADA é uma cidade icónica pela sua história, pelo seu património, pela sua modernidade, pela sua universalidade, pela sua beleza e pelas imagens impressivas que nos deixa no olhar.

Mais sobre os AÇORES:
--> Roteiro FAIAL
--> HORTA, Faial: O que ver O que fazer
--> Roteiro PICO
--> Roteiro SÃO JORGE
--> Roteiro TERCEIRA
--> ANGRA DO HEROÍSMO: O que ver O que fazer
--> Roteiro FLORES
--> Roteiro CORVO

PONTA DELGADA imagens que são ícones da cidade

Imagens das belas Portas da Cidade, sempre abertas a quem chega, ou as da torre da Igreja Matriz a recortar de elegância a magnífica linha do horizonte da cidade.

Ponta Delgada Portas da Cidade

Ponta Delgada cidade

O que ver em PONTA DELGADA

Um pequeno roteiro que preparamos previamente revela-se uma ajuda preciosa para nossa orientação na descoberta do espaço e na gestão do tempo disponível para conhecer e usufruir a cidade e os seus principais pontos de interesse.

Começamos naturalmente pela principal sala de visitas de PONTA DELGADA, a Praça de Gonçalo Velho onde ficam as magníficas PORTAS DA CIDADE .

Mesmo ao lado, destaca-se pela sua torre e fachada belíssimas, um dos monumentos mais extraordinários de PONTA DELGADA, a IGREJA MATRIZ DE S. SEBASTIÃO.

Ponta Delgada Igreja Matriz fachada

Ponta Delgada Igreja Matriz

SANTUÁRIO DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES

Prosseguindo em direção à Praça do Município e ao belo edifício da Câmara Municipal de PONTA DELGADA encontramos, a cerca de 500 metros, a ampla praça do Campo de S. Francisco onde se situa o CONVENTO DA ESPERANÇA e o famoso SANTUÁRIO DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES, sítio incontornável e lugar de justificada peregrinação para locais e forasteiros, por razões religiosas, culturais, artísticas ou outras.

Ponta Delgada Igreja do Senhor Santo Cristo e Convento da Esperança

Ponta Delgada Igreja do Senhor Santo Cristo dos Milagres altar

Ponta Delgada Igreja Senhor Santo Cristo

O Convento e a Igreja datam do séc. XVI e guardam a famosa imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres ricamente adornada por um fantástico conjunto de adereços em ouro e pedras preciosas do séc. XVIII e fortemente associada à maior festividade da cidade de PONTA DELGADA e da Ilha de S. Miguel.
O interior da Igreja é belíssimo, profusamente decorado com talha dourada, painéis de azulejo do séc. XVIII e posteriores e diversas pinturas.

No muro exterior do Convento da Esperança, fronteiro ao campo de S. Francisco, o banco de jardim assinalado por uma âncora com a palavra “ESPERANÇA”, onde em 1891 se suicidou um filho dileto da terra, nome maior da literatura portuguesa, o escritor e poeta Antero de Quental.

Ponta Delgada, Campo de S. Francisco, Antero de Quental

O CAMPO DE S. FRANCISCO, em pleno centro histórico da cidade, é uma bela praça aberta ao mar, em frente ao FORTE DE S. BRÁS.
Nela podemos apreciar a bela fachada da IGREJA DE S. JOSÉ, as janelas barrocas da Capela de Nossa Senhora das Dores, ou o pavimento de calçada portuguesa que, ao invés do uso do continente, faz sobretudo recurso da pedra negra da Ilha sendo os motivos em pedra branca.

Ponta Delgada, Campo de S. Francisco

A vista do mar e da bela baía e marginal de PONTA DELGADA convidam a um passeio sereno entre a linha do horizonte do Atlântico e a linha de recorte do edificado da cidade maravilhosa.

Ponta Delgada marginal

Ponta Delgada porto e marina

Ao fundo, altaneira, a elegante IGREJA DE S. PEDRO, a merecer uma visita pela sua beleza exterior, pela rica decoração interior e pelas vistas fantásticas que do adro desfrutamos em redor.

Ponta Delgada Igreja de S. Pedro

Ponta Delgada Igreja de S. Pedro

O que fazer em PONTA DELGADA

Depois de alguns momentos de relaxamento numa das esplanadas, bancos ou pontões da marina, regressamos ao casco velho da cidade, mais para o interior, para uma visita ao mercado local onde, entre muitos outros, pontificam produtos locais como os ananases ou o inhame.

Ponta Delgada mercado

Nas redondezas, o cartaz de espetáculos do TEATRO MICAELENSE pode reservar-nos alguma surpresa com alguma proposta de um serão agradável. Não há como espreitar! E o MUSEU REGIONAL CARLOS MACHADO, o mais antigo museu do arquipélago dos Açores com um valioso espólio que inclui coleções etnográficas, de História Natural, de escultura e de pintura.

Ponta Delgada Teatro Micaelense

Nas proximidades, o espaço aprazível do JARDIM ANTERO DE QUENTAL que tem como peça central o monumento de homenagem ao grande o escritor micaelense. Repousamos num dos bancos do jardim à sombra da copa frondosa de uma das suas árvores de fantástico porte.
Depois, fomo-nos dirigindo para o centro, regressando por entre lojas e comércio pela Rua dos Mercadores à praça das PORTAS DA CIDADE.

Uma cidade com portas abertas para um Roteiro que inclui as Sete Cidades e as Furnas .

Boa viagem!

⇑ Topo

Sobre os AÇORES:
--> PONTA DELGADA, São Miguel: O que ver O que fazer
--> SETE CIDADES, São Miguel: O que ver O que fazer
--> FURNAS, São Miguel: O que ver O que fazer

--> FAIAL: Roteiro de Viagem
--> HORTA, Faial: O que ver O que fazer
--> Roteiro PICO
--> Roteiro SÃO JORGE
--> Roteiro TERCEIRA
--> ANGRA DO HEROÍSMO: O que ver O que fazer

--> Roteiro FLORES
--> Roteiro CORVO

 

18 thoughts on “Ponta Delgada: Açores | Viagem | Visitar Ponta Delgada

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: