Hagia Sophia: Istambul| Visita Guiada| Santa Sofia

HAGIA SOPHIA, Sagrada Sabedoria, Santa Sofia, Ayasofya, em turco, é um marco arquitetónico e o expoente maior da arte bizantina, o monumento mais simbólico de Istambul, na Turquia, e um dos mais importantes museus do mundo.

O seu estatuto de Património Cultural da Humanidade UNESCO, desde 1985, tem contribuído para preservar o seu extraordinário legado histórico, patrimonial, artístico, cultural, e até, suster disputas religiosas e políticas que a espaços ameaçam a sua inequívoca vocação universal.

Litografia-Santa-Sofia

HAGIA SOPHIA: História

AnoFacto histórico
404Incêndio da 1ª igreja existente no local
532Incêndio da 2ª igreja existente no local
532-537Construção de HAGIA SOPHIA, reinado de Justiniano
726-842Retirada de imagens e ilustrações religiosas (Iconoclasmo)
1204Convertida em catedral católica romana (Quarta Cruzada)
1261Reconvertida em Igreja Ortodoxa Oriental
1453Queda de Constantinopla. Convertida em mesquita.
1935Transformada em Museu, por Atatürk, 1º presidente turco

A conquista de Constantinopla, em 1453, pelo exército otomano, marca o fim do domínio bizantino sobre a cidade e a transformação de HAGIA SOPHIA de basílica em mesquita: foram erguidos minaretes, retirados sinos e altares, os mosaicos e as pinturas foram cobertos com cal, as cruzes substituídas por crescentes.

Como grande projeto de arquitetura e símbolo de impérios e civilizações, sobreviveu após sucessivas reconstruções, a terramotos, incêndios, pilhagens, disputas religiosas e políticas.

A transformação em Museu, em 1935, implicou minuciosos trabalhos de restauro que revelaram todo o esplendor da arte bizantina (mosaicos, painéis, pinturas) e conservaram os acréscimos posteriores da arte otomana e muçulmana.
Um compromisso feliz que constitui o acervo mais valioso do Museu, que proporciona ao visitante uma inesquecível viagem pela riquíssima fita do tempo. Um testemunho notável da arte como síntese de credos, religiões, filosofias, saberes.


HAGIA SOPHIA: Informações

AberturaTerça a Domingo (encerra à Segunda-feira)
Horário9h00-19h00 (01Abr-30Set); 9h00-17h00 (01Out-31Mar)
Tx Entrada100 TL (liras turcas), equivalente a 13,20€

Sobre ISTAMBUL ==> ISTAMBUL | Que Ver e Fazer

Sobre Antália ==> ANTÁLIA | Que Ver e Fazer

Sobre Perge ==> PERGE | Que Ver e Fazer

HAGIA SOPHIA: Localização


HAGIA SOPHIA: Que Ver

1. ARQUITETURA BIZANTINA

Santa-Sofia-Basilica
HAGIA SOPHIA. Famosa pela sua extraordinária cúpula (domo), apoiada em quatro pendentes e duas semicúpulas. Construção em alvenaria com 104 colunas

Da esquerda para a direita: a Abside (ala que se projeta para fora), destinada ao altar; a Nave principal (aprox. 76x33m), com a cúpula central e semicúpulas; as Naves laterais; o Nártex (átrio), interno e externo; a entrada para o Nártex, através do qual se acede à Nave.

A planta de HAGIA SOPHIA, particularmente a sua estrutura central, serviu de modelo a vários edifícios religiosos como a Mesquita Süleymaniye ou a Mesquita Azul (com 4 semicúpulas em vez de duas), em Istambul, a Igreja de São Sava, em Belgrado, a Catedral Alexander Nevsky, em Sófia, ou a Basílica do Santuário da Imaculada Conceição, em Washington, DC.

Exterior do Museu HAGIA SOPHIA, um símbolo do esplendor da arquitetura bizantina, com destaque para as grandes portadas e janelas, os poderosos contrafortes e os minaretes otomanos.

2. NÁRTEX

Abobadas-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Nártex externo. Tetos com abóbadas de arestas, em pedra
Portas-Reais-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Nártex interno. Teto em abóbadas de arestas revestidas com azulejos coloridos banhados a ouro, e paredes revestidas a mármore. Na parede da esquerda, a Porta Imperial (ou Portões de Prata) que conduz do Nártex à Nave

3. NAVE CENTRAL

Nave-central-Santa-Sofia
Ilustração de 1852, de Gaspere Fossati e Louis Haghe

Nota: Em 1852 HAGIA SOPHIA era ainda mesquita, como se percebe pela decoração interior que ocultou os elementos decorativos bizantinos mais tarde recuperados para o museu.

Nave-Santa-Sofia
Nave-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Nave central, com a Ábside, ao fundo

A Nave central de HAGIA SOPHIA é verdadeiramente monumental, nas suas proporções magníficas, na imponência das cúpula e semicúpulas, na elegância das colunas, na riqueza e diversidade dos elementos decorativos, nas perspetivas de conjunto enriquecidas pela luz natural das inúmeras janelas e vitrais que nos dão a sensação de espaço aumentado e grandioso.

4. NAVES LATERAIS

Nave-lateral-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Nave lateral, com uma exposição de Hilye – painéis caligráficos – uma forma de expressão artística contendo elogios ao profeta Maomé

5. ÁBSIDE

Abside-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Ábside. No topo, ao centro, o mosaico com a imagem da Virgem e do Menino; dos lados, os medalhões com os nomes de Maomé (esq.) e de Alá; em baixo, o Altar com o Mihrab

6. CÚPULA

Cupula-Hagia-Sophia
HAGIA SOPHIA. Cúpula. Com 40 janelas e 4 Serafins (anjos de 6 asas) representados nos cantos dos pendentes onde assenta

7. GALERIA

Galeria-Hagia-Sophia
HAGIA SOPHIA. Zona da galeria reservada à imperatriz. As colunas são feitas de pedra verde da Tessália

8. PORTA DE MÁRMORE

Porta-marmore-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Porta de Mármore, de acesso ao local onde se realizavam os sínodos

9. JARRO DE MÁRMORE

Vaso-Hagia-Sophia
HAGIA SOPHIA. Jarro. Do período helenístico, esculpido num único bloco de mármore, foi trazido de Pérgamo durante o reinado do sultão Murad III (1574-1595)

10. ÍCONES BIZANTINOS

10.1 MOSAICO DEESIS

Mosaico-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Deesis: no centro, Cristo Pantocrator (no trono do mundo, abençoando com a mão direita e segurando um livro na mão esquerda) tendo ao seu lado Maria e João Batista

Deesis (ou deisis) é o mosaico mais representativo do Museu HAGIA SOPHIA, uma representação iconográfica do séc. XIII, numa parede da galeria sul, onde a figura de Cristo assume uma posição majestática enquanto senhor do mundo.
Não tendo sido possível recuperar todo o conjunto que, como os restantes foram danificados, vandalizados ou tapados com cal, sobreviveu pouco mais que os rostos, ainda assim, em bom estado de preservação.

10.2 Mosaico da Virgem e do Menino

Virgem-Menino-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Na Ábside. Mosaico A Virgem e o Menino

A Virgem e o Menino é outro dos mosaicos simbólicos de HAGIA SOPHIA, pela posição cimeira que ocupa na Ábside, sobre o altar principal, entre os medalhões com os de Alá e do profeta Maomé.

10.3 Mosaico da Porta Imperial

Painel-LeaoVI
HAGIA SOPHIA. Porta Imperial. O imperador LEÃO VI, curvado perante a figura de Cristo, ladeado pelas imagens de Maria e Miguel Arcanjo (à sua esquerda)

10.4 Mosaico de Zoe

Zoe-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Mosaico de Zoe: o imperador Constantino IX (1042-1050) e a imperatriz Zoe, em oferenda a Cristo.

10.5 Mosaico Comneno ou de John

Comnenus-Hagia-SofiaSanta-Sofia-painel-John
HAGIA SOPHIA. Nártex. Painel de John: O Imperador João II Comneno (1118-1143) e a imperatriz Eirene, em oferenda a Maria com o Menino ao colo.
Na imagem da direita, é possível ver também o filho do imperador, Alexios

O Mosaico de Zoe e o Mosaico de John, encontram-se ladeando uma grande janela, no Nártex (átrio).

10.6 Mosaico do Vestíbulo

O Mosaico do Vestíbulo, fica sobre uma das entradas principais de HAGIA SOPHIA, a sul, no eixo do Nártex (átrio).

10.7 Fresco

Afresco-Santa-Sofia
HAGIA SOPHIA. Decorações de teto: fresco com a cruz cristã original ainda visível através da decoração muçulmana posterior

HAGIA SOPHIA: Que Fazer

1. IGREJA HAGIA SOPHIA

No exterior do Museu HAGIA SOPHIA existem igualmente muitos pontos de interesse e testemunhos históricos: vestígios arqueológicos das anteriores igrejas no local; túmulos e mausoléus de príncipes e sultões; fontes e fontanários otomanos.

2. CISTERNA DA BASÍLICA

A dois passos, do outro lado da rua, justifica-se uma visita à Cisterna da Basílica, contemporânea de HAGIA SOPHIA, do séc. VI, com as suas belas colunas e as suas Medusas de cabeça invertida.

7 thoughts on “Hagia Sophia: Istambul| Visita Guiada| Santa Sofia

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: