S. Jorge: Açores | Roteiro Viagem | Visitar S. Jorge

Vista ao longe, a ilha de SÃO JORGE parece um grande cetáceo a deliciar-se à tona das águas azuis do Atlântico. Uma longa cordilheira vulcânica ao longo de 54 km de comprimento e 6,9 km de largura máxima, com falésias escarpadas que caem a pique ou se prolongam mar adentro, em fajãs de difícil acesso.

SÃO JORGE integra o Grupo Central das ilhas dos Açores e forma, com as ilhas do Faial e do Pico, do qual dista 18,5 km, as chamadas “ilhas do triângulo”.

Ilha de São Jorge, vista aérea
ILHA DE SÃO JORGE. Ponta dos Rosais, em primeiro plano, e Ponta do Topo, ao fundo (foto de J. Luís Silveira/Pedro N. Costa)

Informações Úteis:

Como chegar – A ilha de SÃO JORGE possui um aeródromo situado na Fajã da Queimada, a cerca de 5 km de Velas, com voos regulares para as ilhas de São Miguel e Terceira. As ligações marítimas são asseguradas pelos portos de Velas e Calheta.
Como se deslocar – Tratando-se de uma ilha montanhosa e escarpada, com mais de 70 fajãs, acessos íngremes e caminhos em terra batida, um veículo com as características de um todo-o-terreno facilita o percurso e a descoberta de SÃO JORGE.
Festividades – Como no resto do arquipélago, as Festas do Espírito Santo decorrem de Maio a Setembro. Durante o mês de Julho, decorre a Semana Cultural das Velas e o Festival de Julho, na Calheta, com eventos culturais, desportivos, musicais, náuticos, gastronómicos, etnográficos. As tradicionais romarias, nas fajãs, fazem a síntese entre o fervor religioso e a folia dos arraiais populares.
Gastronomia –  O Queijo da Ilha de São Jorge, que se produz há quase 500 anos, é a iguaria mais conhecida de SÃO JORGE e provavelmente dos Açores. As amêijoas, da fajã de Santo Cristo. Na doçaria, os coscorões, as rosquilhas, as espécies, os bolos de coalhada, podem ser acompanhados por café de aroma intenso da Fajã dos Vimes.
Temperatura – A ilha de SÃO JORGE beneficia da influência da corrente do Golfo, pelo que as temperaturas se situam, em média, entre 13 ºC e 24 ºC, e o grau de humidade em redor dos 75%.

Mais sobre os AÇORES: 
--> Roteiro SÃO MIGUEL 
--> PONTA DELGADA: Que Ver Que Fazer 
--> SETE CIDADES: Que Ver Que Fazer 
--> FURNAS: Que Ver Que Fazer

--> Roteiro FAIAL
--> HORTA: Que ver Que fazer

--> Roteiro PICO
--> Roteiro TERCEIRA
--> ANGRA DO HEROÍSMO: Que ver Que fazer

--> Roteiro FLORES
--> CORVO: Que ver Que fazer

São Jorge: Roteiro pela Ilha

SÃO JORGE: Que Visitar

A paisagem de SÃO JORGE é, sem dúvida, dominada pelas mais de 70 fajãs que pontuam o território montanhoso, escarpado, longilíneo da ilha.

1.  VELAS

Velas é o mais importante dos dois concelhos da Ilha de SÃO JORGE, Velas e Calheta, que distam entre si pouco mais de 20 km. É na vila de Velas que se situa o principal porto marítimo de ligação com as restantes ilhas do arquipélago e, nas suas proximidades, o Aeródromo de SÃO JORGE.Vista panorâmica de Velas, São Jorge

Velas, marginal
VELAS, São Jorge. Vista panorâmica (foto acima) e marginal

Os Impérios, como este do Bairro da Conceição, em Velas, são a expressão popular do culto ao Divino Espírito Santo, muito disseminado por todo o arquipélago dos Açores.
As restantes fotos mostram um trecho da antiga muralha do Forte de N. S. da Conceição e do Auditório Municipal e Centro Cultural de Velas; o Jardim da República; e o cais do porto de Velas com o Portão do Mar que, com a muralha, são o que resta das defesas da vila.

2.  CALHETA

A Calheta é o segundo dos dois concelhos da Ilha de SÃO JORGE. Possui também um pequeno porto marítimo de ligação com outras ilhas dos Açores.

Calheta, marginalCalheta, São Jorge

Porto da Calheta, São Jorge
SÃO JORGE, Calheta. Aspetos da marginal e porto marítimo

3.  FAJÃS

As fajãs são terrenos cultiváveis, junto ao mar, em geral formados pelo desprendimento de materiais das encostas ou arribas.
Como referimos, são mais de 70 as fajãs que marcam o território da ilha de SÃO JORGE, sendo a maioria delas habitadas e muitas delas de difícil acesso.

Fajãs do Cubres e de Santo Cristo
SÃO JORGE. Vista panorâmica das Fajãs dos Cubres (em 1º plano) e de Santo Cristo

A Reserva Natural e Área Ecológica Especial da Caldeira de Santo Cristo, é o único sítio do arquipélago dos Açores onde se encontram as apreciadas amêijoas de SÃO JORGE.

São Jorge, Fajã do Ouvidor
SÃO JORGE, Fajã do Ouvidor. Vista panorâmica
São Jorge, Fajã das Almas
SÃO JORGE, Fajã das Almas. Vista panorâmica
São Jorge, Fajã dos Vimes
SÃO JORGE, Fajã dos Vimes. Vista panorâmica
São Jorge, Fajã de São João
SÃO JORGE, Fajã de São João. Vista panorâmica, a partir do início da descida
Aeródromo de São Jorge
SÃO JORGE. Fajã de Santo Amaro (em 1º plano, à esq.), adiante o Aeródromo e a Ponta da Queimada

As fajãs são, como vimos, um elemento característico da paisagem de SÃO JORGE, proporcionando-nos , pela sua beleza, panorâmicas espantosas.

4.  PONTA DOS ROSAIS

Na freguesia dos Rosais, concelho de Velas, fica o extremo noroeste da Ilha de SÃO JORGE, conhecido como Ponta dos Rosais, sobre uma falésia que se eleva a mais de 200 metros acima do nível do mar.

Farol da Ponta dos Rosais, São Jorge

Na verdade, um lugar privilegiado para observarmos o imenso oceano e as ilhas do Faial e do Pico, mesmo em frente, a cerca de 15 km de distância.

Ponta dos Rosais, ilhéu
SÃO JORGE. Ilhéu e Falésia da Ponta dos Rosais

5. PARQUE FLORESTAL DAS SETE FONTES

São Jorge, Parque Florestal das Sete Fontes

No Parque, o Miradouro do Pico da Velha oferece vistas deslumbrantes sobre a freguesia dos Rosais, a vila das Velas, as ilhas do Pico e Faial, e uma soberba vista do oceano em redor.

Rosais, Velas, Ilha de São Jorge
SÃO JORGE. Freguesia dos Rosais e vila de Velas (em 1º plano), e Ponta da Queimada, onde se situa o Aeródromo (ao fundo, à esq.)
Parque Florestal das Sete Fontes, Miradouro do Pico da Velha
SÃO JORGE, Miradouro do Pico da Velha. Vista das Ilhas do Pico e Faial

6.  PICO DA ESPERANÇA

São Jorge, Pico da Esperança
PICO DA ESPERANÇA. Com a ilha do Pico em fundo

O Pico da Esperança é a montanha mais alta de SÃO JORGE, atingindo uma altitude de 1053 metros. Situada na freguesia do Norte Grande, é um local privilegiado de observação da ilha.
Em 1999, um voo regional que fazia a ligação entre Ponta Delgada e as Flores embateu na montanha e vitimou todos os seus ocupantes, conforme placas evocativas no local.

7.  MANADAS

A igreja barroca de Santa Bárbara (séc. XVIII), em Manadas, concelho de Velas, é Monumento Nacional e uma das relíquias da arquitectura religiosa de SÃO JORGE.

Igreja de Santa Bárbara, Manadas

A decoração interior do altar e paredes é em talha dourada, com painéis de azulejos, retábulos e pinturas, sendo o teto em madeira de cedro.  A fachada é caracteristicamente branca e negra.

8.  PONTA DO TOPO

A Ponta do Topo situa-se no extremo sueste da Olha de SÃO JORGE e inicia-se junto ao ilhéu do Topo.

Pastagens do Topo

Das fantásticas pastagens da Serra do Topo é produzido o leite com que se confeciona o famoso Queijo de SÃO JORGE.


SÃO JORGE: o que fazer

Ao longo do roteiro pela Ilha, encontramos piscinas naturais nas fajãs, em Velas e no Topo, além de excelentes condições para a prática de mergulho, pesca desportiva, vela, e outras atividades relacionadas com o mar.
A Fajã da Caldeira do Santo Cristo além de excelentes amêijoas tem ótimas ondas para a prática de surf e bodyboard.

SÃO JORGE oferece ainda um conjunto de percursos pedestres, como o que liga a Fajã de São João à Fajã dos Vimes numa distância de 10 km, onde nos esperam sempre paisagens deslumbrantes

e até algumas surpresas, como uma tourada à corda no lugar de Lourais.

E, agora já podemos regressar ao

⇑ Topo

Mais sobre os AÇORES: 
--> Roteiro SÃO MIGUEL 
--> PONTA DELGADA: Que Ver Que Fazer 
--> SETE CIDADES: Que Ver Que Fazer 
--> FURNAS: Que Ver Que Fazer

--> Roteiro FAIAL 
--> HORTA: Que ver Que fazer 

--> Roteiro PICO
--> Roteiro TERCEIRA
--> ANGRA DO HEROÍSMO: Que ver Que fazer

--> Roteiro FLORES
--> CORVO: Que ver Que fazer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: