Vilnius: Lituânia |Que ver e fazer | Visitar Vilnius

VILNIUS é a capital e a cidade mais populosa da Lituânia.
Situa-se a sul de Tallinn, capital da Estónia (a cerca de 600 km), e de Riga, capital da Letónia (a cerca de 300 km). Em conjunto, formam os designados Países Bálticos.

A Cidade Velha de VILNIUS, é Património Mundial UNESCO desde 1994, sob a designação de Centro Histórico de Vilnius.

Vilnius, vista da cidade
VILNIUS. Panorâmica da cidade a partir do Parque Kudru (em 1º plano). Em 2º plano, o Centro Histórico (Cidade Velha), destacando-se as torres das catedrais católica e ortodoxa e do castelo de Gediminas, e a colina das Três Cruzes (à dir.)

A História regista que, na sua incursão pelo Báltico, Napoleão Bonaparte se terá rendido à beleza da cidade, chegando a mencionar numa carta a sua mulher, Maria Luísa, que VILNIUS “é uma cidade muito bonita”.
Para quem, como nós, teve o privilégio de testemunhá-lo, não será possível estar mais de acordo.

Mais sobre os PAÍSES BÁLTICOS: 
--> TALLINN: Que ver Que fazer 
--> RIGA: Que ver Que fazer
--> TRAKAY: Que ver Que Fazer

Roteiro VILNIUS

O que ver em VILNIUS

1.  PRAÇA DA CÂMARA MUNICIPAL

A praça central de VILNIUS situa-se no final de uma das principais artérias da Cidade Velha, a rua Pilies.
Funciona como sala de visitas da cidade, recebendo cerimónias oficiais e múltiplos eventos como grandes feiras anuais, concertos, entre outras atividades de caráter cultural e recreativo.

A praça é dominada pelo edifício neoclássico da Câmara Municipal e pela Igreja de São Casimiro.

2.  IGREJA DE SÃO CASIMIRO

Junto à praça principal, fica a Igreja de São Casimiro, a primeira igreja barroca de VILNIUS, edificada pelos Jesuítas no início do séc. XVII.

Igreja de São Casimiro, Vilnius

Ao longo da sua história o edifício sofreu graves danos com os fogos e as guerras. Foi igreja ortodoxa russa, depois da II Guerra Mundial foi transformada em Museu do Ateísmo, tendo em 1991 retornado à sua condição original.

3.  PORTA DA MADRUGADA – GATE OF DAWN

Um pouco adiante, a Porta da Madrugada, o único dos cinco pórticos originais da muralha defensiva da cidade que sobreviveu desde o séc. XVI, e um dos mais importantes monumentos religiosos e culturais de VILNIUS.

Uma estrutura de estilo Renascentista onde, na parte exterior da fachada se vêem os buracos por onde se disparavam as armas e, na parte superior, a representação de dois grifos segurando o brasão de armas da cidade.
No interior, uma capela, com uma imagem da Virgem Maria, do séc. XVII, um dos locais de culto mais famosos da Lituânia, sendo um dos santuários mais visitados de VILNIUS.

Entre a praça da Câmara Municipal e a Porta da Madrugada, o Teatro da Juventude e a Filarmónica da Lituânia.

4.  TEATRO DA JUVENTUDE DA LITUÂNIA

Teatro Juvenil da Lituânia, Vilnius

O Teatro Nacional da Juventude, na Cidade Velha, teve a sua primeira estreia em 1966, com Romeu e Julieta de William Shakespeare.

5.  FILARMÓNICA NACIONAL DA LITUÂNIA

Vilnius-filarmonica

Uma instituição cultural sediada num edifício de bela fachada com uma sala de concertos onde são realizados diversos espetáculos, entre os quais o Festival de Vilnius.

6.  BASTIÃO DA MURALHA DEFENSIVA DE VILNIUS

O Bastião da Muralha Defensiva de VILNIUS é uma estrutura monumental, recuperada e bem preservada no cimo de um parque verdejante que nos conduz à Igreja de Santa Ana e à República Uzupis.

7.  REPÚBLICA UZUPIS

Uzupis, é um distrito com uma área de apenas 600 m2, do outro lado do rio Vilnia.
Possui galerias de arte, ateliês de artistas, bares e cafés populares.

Entrada da República Uzupis, Vilnius

Uzupis era um bairro judeu, abandonado depois do Holocausto, e posteriormente ocupado por marginais, tendo-se transformado numa das zonas mais degradadas de VILNIUS.
Em 1997, os seus moradores declararam a independência da República de Uzupis, com bandeira, moeda, constituição, presidente, e exército (de 12 homens) próprios.

Dada a popularidade entre artistas e estilos de vida boémia, a região é com frequência comparada a Montmartre, em Paris, sendo também um dos locais mais icónicos da cidade.

8.  IGREJA DE SANTA ANA

Igreja de Santa Ana, Vilnius

A Igreja de Santa Ana é um dos símbolos da cidade de VILNIUS, sendo considerada uma obra-prima do final do gótico.
Uma lenda sugere que Napoleão teria ficado tão impressionado com a beleza da igreja que queria levá-la para Paris na palma da sua mão.

9.  PARQUE KALNAI

Parque Kudru, Vilnius

O Parque Kalnai, é uma extensa mancha verde na confluência dos rios Neris e Vilnia, contemplando quatro colinas, das quais a colina do Castelo Gediminas e a colina das Três Cruzes, que possibiltam magníficas vistas sobre a cidade.
É um parque aprazível onde usualmente ocorrem diferentes eventos desportivos, musicais ou políticos.

10.  CASTELO E TORRE DE GEDIMINAS

Seguindo junto à margem do rio Vilnia, há um caminho que nos leva até ao topo do monte do Castelo Gediminas, de que se destaca a Torre de tijolo de três andares, do séc. XV.

Do castelo pouco resta mais que ruínas, mas o sítio é um ponto privilegiado de observação da cidade.

No sopé do Castelo e da Torre Gediminas, o Museu de Artes e Design e o Museu Nacional da Lituânia.

11.  MUSEU DE ARTES E DESIGN

 

Na entrada do Museu podem ver-se a parede de tijolos e parte da torre quadrangular de meados do séc. XIV, do antigo arsenal.

12.  MUSEU NACIONAL DA LITUÂNIA

Contíguo ao Museu de Artes e Design, o Museu Nacional da Lituânia é um dos maiores e mais antigos museus da Lituânia, com um rico acervo sobre a história e a cultura nacional.

Museu Nacional da Lituânia, Vilnius
VILNIUS. Museu Nacional da Lituânia e Torre Gediminas (por trás). Em primeiro plano, a estátua do Rei Mindaugas, fundador da Lituânia

13.  CATEDRAL BASÍLICA DE VILNIUS

Catedral de Vilnius

É o local de culto mais importante dos católicos da Lituânia, onde se realizam as principais cerimónias e festividades religiosas do país.
Em 1922, recebeu do Papa Pio XI a distinção de Catedral Basílica, em 1993, a visita de João Paulo II, e em 2018, a visita do Papa Francisco.

14.  PALÁCIO RADZIWILL

Palácio Radziwill, Vilnius

O Palácio Radziwill, é o único palácio renascentista de VILNIUS.
Alberga uma divisão do Museu de Arte da Lituânia.

15.  MUSEU NACIONAL DE TEATRO, MÚSICA E CINEMA

Localizado no Palácio Radziwill, o Museu guarda, preserva e trata documentação relativa à criação, produção artística e história do teatro, música e cinema da Lituânia.


O Que Fazer em VILNIUS

1.  Mercado Halès

Uma visita ao mercado pode não apenas ser útil como necessária. Além de que os mercados têm esse condão de juntar uma vasta gama de produtos a um conjunto diversificado de pessoas. Sendo assim, um dos lugares privilegiados para conhecer as realidades locais.

Vilnius-Hales-market

Este mercado, do início do séc. XX, junto ao terminal de caminho de ferro, é um dos maiores e mais antigos mercados de VILNIUS.

2.  Rio Neris

Um cruzeiro no rio Neris ou passeio pelas suas margens pode ser uma bela sugestão de fim de tarde, para contemplar o pôr do sol e a bonita paisagem em redor.

Vilnius-rio-Neris
VILNIUS. Marginal do rio Neris. Ao fundo, as colinas das Três Cruzes e do Castelo e Torre Gediminas

3.  Teatro de Ópera e Balé e Orquestra Sinfónica

Nas imediações do rio Neris e da sede do governo da Lituânia, quase frente a frente, os edifícios do Teatro Nacional de Ópera e Balé e da Orquestra Sinfónica da Lituânia, a convidarem para um dos muitos espetáculos em tantas outras salas que compõem a vasta oferta cultural de VILNIUS.

4.  Visita a Trakai

Antiga capital da Lituânia, Trakai é uma cidade histórica com um belo castelo e lagos a perder de vista, de fácil acesso, a  27 km de VILNIUS

Topo ⇑

Mais sobre os PAÍSES BÁLTICOS: 
--> TALLINN: Que ver Que fazer 
--> RIGA: Que ver Que fazer
--> TRAKAY: Que ver Que Fazer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: