Trebilhadouro: Vale Cambra | Turismo de Aldeia

TREBILHADOURO, na encosta da Serra da Freita, é uma das várias dezenas de aldeias que integram a rede de Aldeias de Portugal – um conceito de turismo rural que pretende proporcionar experiências de lazer em ambiente natural marcado pela ruralidade, a hospitalidade, a cultura, os usos e costumes locais.

O Turismo de Aldeia é, por isso, uma excelente opção de férias e lazer, mais ainda quando os tempos recomendam alternativas saudáveis e seguras.

TREBILHADOURO pertence à freguesia de Roge, no concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro, foi recuperada ao cabo de dezenas de anos desabitada, conservando hoje a traça original, as casas rurais, os muros e caminhos de granito, os canastros e as eiras dos tempos das desfolhadas.

A tradição popular atribui o nome da aldeia ao facto de nela existir um tesouro formado por “três bilhas de ouro”: TRE-BILHA-DOURO!
Uma riqueza que encontramos na identidade da aldeia recuperada e no nome que enriquece e valoriza o diversificado onomástico nacional.

Informações Úteis:

Como Chegar: TREBILHADOURO fica a pouco mais de 8 km a nordeste do centro de Vale de Cambra servida pelas principais vias que a ligam ao Porto, a Aveiro, a Coimbra, a Viseu, ou a Lisboa.
Onde Ficar: O projeto de recuperação das casas da aldeia teve em vista a sua utilização turística, pelo que, há mais de uma dezena de habitações disponíveis para quem passa ou queira permanecer por vários dias.
♦  Gastronomia: Pratos tradicionais: Vitela arouquesa, Cabrito da Gralheira, Rojões; Broa de milho; vinho verde, leite creme.
♦  Artesanato: Rendas e bordados, tecelagem, trabalhos em madeira, cestaria.

OUTRAS LOCAIS EM PORTUGAL:
>> Rota da Água e da Pedra | Turismo de Natureza
>> Regoufe | Drave | Gourim – Arouca e S. Pedro do Sul
>> Vimieiro: Penacova | Praia Fluvial do Vimieiro
>> Douro Vinhateiro | Roteiro + Dicas | Visitar Douro

TREBILHADOURO: Localização

Vale de Cambra dista cerca de 50 km de Porto e Aveiro, 70 km de Viseu, 100 km de Coimbra e 300 km de Lisboa.


TREBILHADOURO: Que Ver

1. CASAS DE GRANITO

Casario-Trebilhadouro
TREBILHADOURO. Rua com duas casas recuperadas (fachada clara) entre duas outras ainda não reabilitadas (nos extremos)
Aldeia-trebilhadouro
Trebilhadouro-casas
Trebilhadouro-Casa
TREBILHADOURO. Casa de apoio ao projeto de reabilitação da aldeia

O granito é a rocha natural da região e o elemento dominante da paisagem da aldeia, matéria prima das construções e arruamentos.
A recuperação teve em conta a manutenção da traça arquitetónica original, mantendo a utilização de materiais como o granito e a madeira, de modo que, no interior das casas, como no exterior, fachadas, escadarias, calçadas, muros, socalcos, tudo resultasse o mais fiel possível.

2. CALÇADAS

As calçadas são em geral desniveladas e estreitas, em pedra de granito original, agora com saneamento e aproveitamento das águas pluviais.

3. CANASTROS e EIRAS

Canastro-Trebilhadouro
TREBILHADOURO. Canastro com eira (em 1º plano), calçada e casas de turismo

Os canastros, também conhecidos como espigueiros, são outro dos elementos característicos da paisagem rural de TREBILHADOURO, comum em muitas das regiões do norte de Portugal.

4. SOCALCOS

Pano-Trebilhadouro

Os socalcos com muros e escadarias de pedra são também um testemunho do passado predominantemente agrícola da aldeia de TREBILHADOURO.

5. GRAVURAS RUPESTRES

Gravuras-Trebilhadouro
Trebilhadouro-Rupestre
Gravuras-Trebilhadouro

As gravuras rupestres de TREBILHADOURO localizam-se num afloramento granítico ao lado de um pequeno riacho no desvio do trilho pedestre PR4, a cerca de 1 km do centro da aldeia.
Os motivos gravados, que se estima terem cerca de 5.000 anos, incluem espirais, covinhas, linhas e armas (provavelmente um machado de pedra).

6. ROGE

O centro da freguesia, Roge, fica a menos de 4 km de TREBILHADOURO. Uma distância que merece a pena ser percorrida para admirar o complexo religioso de meados de séc. XVIII, com ornamentações de estilo barroco: a igreja matriz de S. Salvador e o belíssimo Cruzeiro fronteiro, classificado Monumento Nacional, desde 1949.


TREBILHADOURO: Que Fazer

1. PR4 – TREBILHADOURO

Burgaes-Barragem
TREBILHADOURO. PR4. Rio Caima. Barragem Eng. Duarte Pacheco

Entre as encostas da Serra da Freita e a paisagem ribeirinha do Caima, o PR4 é um percurso circular de pequena rota, com desníveis acentuados e algum grau de dificuldade, distância de 10,3 km, e início e fim na aldeia de TREBILHADOURO.
Além das referidas gravuras rupestres e complexo monumental religioso de Roge, a Barragem Engenheiro Duarte Pacheco ou Barragem de Burgães, é outro dos pontos de interesse de um trilho pedestre bem agradável.

2. AVEIRO

Vista-Trebilhadouro
Por-sol-Trebilhadouro

Em dias claros, TREBILHADOURO proporciona vistas fantásticas sobre os planaltos em redor, sobre a ria de Aveiro e o Oceano Atlântico, além de pores do sol na montanha e no mar.

3. FELGUEIRA – ARÕES

Felgueira, na freguesia de Arões, a pouco mais de 10 km a sudeste de TREBILHADOURO, completa o conjunto das duas Aldeias de Portugal no concelho de Vale de Cambra.
Banhada pelo rio Cabrum, Felgueira é também um aglomerado rural de casas de granito dispostas em socalcos, cujo projeto de requalificação e classificação pretende igualmente proporcionar aos visitantes uma efetiva experiência de ruralidade.

⇑ Topo

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Arouca Geopark | Que Ver e Fazer
>> Passadiços do Paiva | Arouca Geopark
>> Gaia: Ciclovia e Passadiço | Orla Marítima Gaia
>> Porto | Roteiro de viagem | Visitar Porto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: