Países Bálticos | Roteiro de Viagem| Visitar Báltico

PAÍSES BÁLTICOS é a expressão geopolítica usada para agrupar os três países do norte da Europa, a oriente do mar Báltico: ESTÓNIA, LETÓNIA e LITUÂNIA, que recuperaram a independência em 1991 e partilham uma história e geografia similares.

Os Centros Históricos das respetivas capitais: TALLINN, RIGA e VILNIUS, são considerados sítios de Valor Universal Excecional e, como tal, inscritos na lista do Património Mundial UNESCO.

Sobre os PAÍSES BÁLTICOS: 
--> TALLINN: Que ver Que fazer 
--> RIGA: Que ver Que fazer 
--> VILNIUS: Que ver Que fazer 
--> TRAKAI: Que ver Que fazer

ESTÓNIA, LETÓNIA e LITUÂNIA são países com economias pujantes, fortes competências digitais e elevados índices de Literacia e Desenvolvimento Humano.
Argumentos que somados mais que justificam uma visita aos PAÍSES BÁLTICOS e respetivas capitais.


PAÍSES BÁLTICOS: Que ver

Informações Úteis:

Regime de entrada e estada – ESTÓNIA, LETÓNIA e LITUÂNIA pertencem ao Espaço Schengen, pelo que, os cidadãos dos estados membros da UE e dos estados associados estão estão dispensados da apresentação de visto para estadas até 90 dias.
Como chegar – Além das ligações aéreas, os portos de TALLINN, de RIGA e de VILNIUS, asseguram ligações marítimas (ferries) com os dos países vizinhos, como Helsínquia e Âland (Finlândia), Estocolmo (Suécia), Rostock (Alemanha), ou São Petersburgo (Rússia).
Como se deslocar – Os transportes públicos são uma boa opção para deslocações dentro ou entre cidades. Também entre as capitais e cidades dos três países. Basta referir que, a distância entre as duas capitais mais distantes, Tallinn (a norte) e Vilnius (a sul), são cerca de 600 km, ficando Riga sensivelmente a meio das duas.
Moeda – Os PAÍSES BÁLTICOS são todos membros da União Europeia, da Zona Euro e da OCDE, pelo que, a moeda em curso é o Euro, sendo corrente o uso de cartões de débito e crédito.

Bonde, Tallinn


ESTÓNIA

Língua – Estoniano, sendo frequente o uso do inglês.
Clima – Temperado húmido, com invernos rigorosos, neve e temperaturas a rondar 10 graus negativos. As restantes estações do ano, são amenas, com pouca chuva e temperaturas que podem chegar aos 30ºC, no verão.

Capital – TALLIN

  ==>  TALLINN: Que ver Que fazer

Tallinn é a capital mais a norte das três capitais dos PAÍSES BÁLTICOS, 85 km a sul de Helsínquia, capital da Finlândia.
Como vimos, o Centro Histórico (Cidade Velha) de Tallinn, é Património Mundial UNESCO, de Valor Universal Excecional.

O Centro Histórico compreende, a cidade alta (Toompea), a cidade mais baixa dentro das muralhas medievais, as fortificações históricas do séc. XVII que rodeiam toda a Cidade Velha e um conjunto de estruturas do séc. XIX, ruas e vistas que formam uma zona verde em torno da Cidade Velha de Tallinn.

Tallinn, vista de Toompea

Destaque, ainda, para os belíssimos Jardins e Palácio Kradiorg e para o moderno Museu Kumu.


LETÓNIA

Língua – Letão, sendo o inglês a língua mais utilizada no contacto com turistas.
Clima – Transição entre os climas marítimo e continental, com invernos em geral longos e verões amenos a quentes, e temperaturas médias entre -7ºC e 1ºC. e entre 17ºC e 22ºC, respetivamente.

Capital – RIGA

  ==>  RIGA: Que ver Que fazer

Riga situa-se a cerca de 300 km das capitais da ESTÓNIA (a norte) e da LITUÂNIA (a sul), sensivelmente a meio caminho entre ambas.
Tal como a suas congéneres, o Centro Histórico de Riga, é considerado de Valor Universal Excecional estando como tal inscrito na lista do Património Mundial UNESCO.

Riga, sky line

No Centro Histórico destaca-se o núcleo medieval de Riga, na margem direita do rio Daugava, com as suas típicas construções de madeira dos séculos XVIII e XIX, e uma das maiores concentrações de edifícios Arte Nova na Europa e no mundo.
Destaque, igualmente, para o Mercado Central e a moderna Biblioteca Nacional.


LITUÂNIA

Língua – Lituano, sendo o inglês falado com regularidade.
Clima – Continental, com temperaturas médias entre -5 e +3 graus centígrados, no inverno, e entre, 16ºC a 17 ºC, no verão.

Capital – VILNIUS

  ==>  VILNIUS: Que ver Que fazer

VILNIUS é a capital mais a sul do conjunto dos PAÍSES BÁLTICOS, situando-se, como vimos, a cerca de 600 km de Tallinn e 300 km de Riga, e a 35 km da fronteira com a Bielorússia.
Mais uma vez, o traço comum relevante entre as três capitais é o seu Valor Universal Excecional, pelo que também o Centro Histórico de Vilnius integra a lista do Património Mundial UNESCO.

O Centro Histórico de Vilnius compreende a área dos três castelos e a área cercada por uma muralha da Idade Média. Destaque para a arquitetura barroca, a neoclássica da Catedral de Vilnius e a gótica da Igreja de Santa Ana. Ainda para a disruptiva República de Uzupis. E para Porta da Aurora do séc. XVI, numa das entradas da cidade primitiva, com um santuário que é local de romagem de milhares de lituanos.

TRAKAI

==>   TRAKAI: Que ver Que fazer

Próximo de VILNIUS, a pouco mais de 25 km para oeste, situa-se a bela cidade lacustre de TRAKAI, com os seus fantásticos lagos, ilhotas e o famoso CASTELO de Trakai.

Trakai, lago e por do sol

Integrado no Parque Nacional de Trakai, é também uma região de refúgio e lazer para muitos habitantes de Vilnius e da Lituânia.


PAÍSES BÁLTICOS: Que fazer

Fica claro que é incontornável a visita às capitais dos PAÍSES BÁLTICOS. Tallin, Riga e Vilnius, guardam e conservam Centros Históricos excecionais.

Além disso, a paisagem dos PAÍSES BÁLTICOS é, de um modo geral, dominada por grandes florestas, vastas zonas costeiras, lagos, ilhas e ilhotas de grande beleza, com aprazíveis zonas de lazer.
A convidarem para a praia, para um passeio de barco nas águas calmas de um lago, ou um percurso pedestre nos meandros verdes da floresta.

⇑ Topo

Sobre os PAÍSES BÁLTICOS: 
--> TALLINN: Que ver Que fazer
--> RIGA: Que ver Que fazer
--> VILNIUS: Que ver Que fazer
--> TRAKAI: Que ver Que fazer

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: