O que ver O que fazer na ILHA de SKYE

O que ver na ILHA DE SKYE

Old Man of Storr, Quiraing, Vale das Fadas

Como não nos cansaremos de sublinhar, toda a Ilha de Skye é um autêntico paraíso onde apetece mesmo ficar, como pudemos testemunhar em

Mas a necessária gestão do tempo impõe que façamos escolhas.

Quaisquer que sejam, dada a imensa beleza da Ilha, será sempre de considerar uma volta completa. 83 Km que podem percorrer-se em menos de 2 horas, de carro, e em cerca de 2h30m no transporte local.

O que fazer na ILHA DE SKYE

O nosso roteiro inclui paragens nos lugares mais emblemáticos da Ilha: Old Man of Storr, Quiraing, Museu Etnográfico de Skye, Vale das Fadas, em Uig.

Old Man of Storr

O Velho de Storr, que visitamos de véspera, é um pináculo rochoso que claramente se destaca na paisagem em redor, dadas a sua altitude de 719 metros e a sua formação característica.
Tem sido inspiração frequente de várias formas de expressão artística e outras performances ambientais e musicais. Foi palco de filmagens, no filme de ficção científica, Prometheus, de 2012.

É um dos passeios mais famosos da Ilha e uma das paisagens mais fotografadas do mundo,

o que não é difícil de aceitar, pois que, a paisagem em redor à medida que vamos subindo é simplesmente deslumbrante.

E já no cimo, a surpresa pouco simpática mas frequente por estas paragens, de forte ventania e nevoeiro súbito que rapidamente ocultam ou tornam difícil a visão límpida dos pináculos de Storr.
O percurso de ida e volta, tem cerca de 3,8 km, é considerado de dificuldade média e cumpre-se em cerca de 1h15m.

Quiraing

Na página oficial de turismo da Escócia, Quiraing é promovido como um lugar espetacular para a prática de mountain bike… à atenção do Nuno e dos amantes mais ousados dos desportos com bicicleta!
Para os caminheiros, existem vários percursos pedestres a partir da estrada costeira que liga Staffin e Brogaig (servida por transporte público), com uma distância média de 5 a 6 Km, dependendo do ponto de início, que podem ser percorridos em 3-4 horas.

Quem se desloca de carro, pode escolher iniciar o percurso em Moaladh Mor, na estrada que liga Staffin a Uig.

De bicicleta ou a pé, os percursos são considerados de dificuldade acentuada, exigindo preparação física e técnica, e os cuidados indispensáveis ao nível da segurança e do bem-estar, não sendo aconselháveis em condições climatéricas adversas.

O que parecia ser o caso. Mas o entusiasmo e a vontade eram superiores às ameaças de chuva e nevoeiro que se tinham feito sentir durante todo o dia, pelo que, metemos pé ao caminho.

À medida que subíamos o nevoeiro ia-se adensando, menos de 2 km adiante a chuva engrossou, o piso pedregoso ficou mais escorregadio, e não restou outra alternativa que não fosse carregar a nostalgia do regresso antecipado. Ainda assim, confortados com a paisagem que nos foi dado observar, que, tirante a erosão dos tempos parece manter-se como no início da revolução geológica, embelezada com o imaginário e a lenda e com os matizes com que a Natureza vai adornando os contornos das estações.

Skye Museum of Island Lyfe

O Museu Etnográfico de Skye, é formado por sete casas tradicionais de pedra cobertas de palha, e retrata a vida na Ilha no séc XIX.
Exibe várias exposições, a casa da aldeia, a casa do tecelão, ferramentas, equipamentos, utensílios, bem como arquivos históricos e pictóricos.
O museu retrata ainda a história da heroína escocesa Flora MacDonald, cujo túmulo pode ser visitado no cemitério a poucos metros de distância.

Fairy Glen

O Vale das Fadas, em Uig, é verdadeiramente um paraíso encantado, onde podemos dar largas à imaginação e viajar até à meninice dos tempos!

Um vale com prados verdejantes a perder de vista, com pequenos planaltos, quedas de água, regatos e lagos, e até um castelo, o castelo Ewen, que de tão antigo só pode mesmo ter sido habitado por duendes, gnomos e fadas boas, claro, que as más não emprestariam à natureza em redor a atmosfera de beleza e radiosa harmonia que inundam todo o vale.

UIG

De regresso à estrada principal, a vista magnífica sobre a baía e o porto de Uig, com ligações de ferry para Uist e Harris, nas ilhas situadas a noroeste.

E já junto ao porto, a indicação de que estamos no paraíso!

A avaliar pelas fotos que partilhamos aqui, no Instagram e no Pintrest, e pelas imagens do vídeo que deixamos como sugestão,

 

não parece ser difícil de acreditar!

Amanhã deixaremos a Ilha de Skye através do porto de Armadale, perto do extremo sul da ilha, servido por uma bonita baía e praia ideais para a prática de desportos náuticos.

A viagem de autocarro desde Portree até Armadale leva cerca de 1h15m.

O próximo destino é  MALLAIG – Glenfinnan – FORT WILLIAM – Na rota do Jacobite

13 thoughts on “O que ver O que fazer na ILHA de SKYE

Add yours

  1. Oi Lincoln, tudo bem? Fiz todo o percurso de transporte público. Pode adquirir o bilhete no autocarro, junto do motorista. Se quiser dar a volta completa à ilha ou fazer várias paragens nos principais pontos de interesse, será vantajoso comprar um bilhete diário (mais económico) na estação de bus, na praça principal de Portree, a capital da Ilha de Skye. Pode solicitar um horário dos autocarros, e assim, mais facilmente sair e retomar a viagem as vezes que quiser ao longo do percurso e do dia. Espero ter sido útil. Se necessitar de mais algum esclarecimento, esteja à vontade. Abraços

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: