Belgrado: Sérvia | Que ver e fazer | Visitar Belgrado

BELGRADO, a Cidade Branca, como foi designada pelos Celtas, é a capital da Sérvia e a ex-capital da Jugoslávia.
É uma das cidades mais antigas da Europa, na confluência dos rios Danúbio e Sava, na península balcânica.

Confluência dos rios Danúbio e Sava, Belgrado

Rios Danúbio e Sava, Belgrado

Nas imagens, a confluência dos dois rios vista do cimo da fortaleza da cidade velha de BELGRADO. Um belo espaço para usufruir e relaxar que, além do mais, permite vistas magníficas sobre a cidade, os rios e as suas pontes.

Chegar a BELGRADO

  • De avião
    O aeroporto internacional de Nicola Tesla fica a cerca de 19 km do centro de BELGRADO, existindo várias opções de transporte para o centro da cidade:
    1) de autocarro, a mais económica e mais demorada (até 1 hora ou um pouco menos);
    2) de minibus, com paragem na estação central de comboios Glavna, custa cerca do triplo da viagem de autocarro e demora 30 minutos ou um pouco mais;
    3) de táxi, a opção mais cómoda mas bem mais cara.
  • De comboio
    A estação central de caminho de ferro Glavna, fica a cerca de 3 Km do centro de BELGRADO, que podem ser percorridos a pé, de autocarro ou de táxi.

Que ver em BELGRADO

1 – Fortaleza e Parque Kalemegdan

Kalemegdan significa literalmente “o campo da fortaleza”. É o maior parque de BELGRADO concentrando o núcleo da cidade velha: fortaleza com muralhas romanas do séc. I e várias construções com muitos séculos de história. Torres, igrejas, galerias, fontanários, Observatório, Planetário, Museu Militar, Museu de História Natural, Jardim Zoológico, podem ser visitados no complexo do parque aberto dia e noite, e onde também acontecem outros eventos como festivais e exposições.
Um sítio, portanto, com elevado valor patrimonial e histórico, integrado num parque fantástico que proporciona vistas privilegiadas sobre a cidade, os rios Danúbio e Sava e suas pontes.

2 – Rua pedonal Kneza Mihaila

Rua das mais antigas e concorridas do centro de BELGRADO, liga o Parque Kalemegdan à Praça da República. É uma via reservada exclusivamente a peões, com vários prédios antigos de traça característica, recheada de lojas, galerias, cafés, esplanadas, que a tornam muito agradável para um passeio descontraído. Próximo da Praça da República fica o edifício do Centro Cultural de Belgrado.

Belgrado - Rua Kneza MihailaBelgrado - Centro Cultural

3 – Praça da República

Uma das praças principais de BELGRADO, em redor da qual encontramos alguns dos principais edifícios públicos, como o Museu Nacional, o maior e mais antigo museu da Sérvia, por trás da estátua equestre do princípe Mihailo, e o Teatro Nacional, da segunda metade do séc. XIX.

Praça da República, Belgrado

4 – Skadarlija

Antigo bairro boémio de BELGRADO, conserva as características que o tornaram famoso a partir do final do séc. XIX, quando passou a ser morada de várias artistas sérvios e começou a ser frequentado por notáveis da vida cultural da cidade, atraídos pelas kafanas, os restaurantes típicos sérvios.

O bairro de Skardalija continua a ser muito procurado por conservar os seus traços de boémia, pelas suas lojas e antiquários, por oferecer gastronomia típica em restaurantes, bares e esplanadas ao ar livre, pela música ao vivo.

5 – Parlamento, Prefeitura, Palácio Presidencial, Ministérios

Pela centro da cidade distribuem-se vários edifícios públicos como a Assembleia Nacional da Sérvia, em frente de um belo parque florido, o edifício da Prefeitura de BELGRADO, o Palácio Presidencial e vários ministérios.

6 – Catedral de São Sava

O maior templo ortodoxo da Europa, dedicado ao fundador da Igreja Ortodoxa Sérvia, impressiona pela dimensão, pela arquitetura, pela magnitude das suas abóbadas e pela rica decoração interior.

7 – Igreja de São Marcos

Uma das maiores templos da Sérvia, de bela arquitetura de estilo servo-bizantino, com interiores belamente decorados.

Que fazer em BELGRADO

Para além de um passeio pela cidade velha e pelo renovado centro da cidade, BELGRADO oferece ainda vários outros pontos de interesse:

1 – Mercado Zeleni Venac

Próximo da estação de Glavna, a estação central de caminho de ferro, situa-se um dos principais e mais bonitos mercados de frescos de BELGRADO.

Mercado Zeleni Venac, Belgrado

Os mercados locais são espaços de excelência para conhecer e apreciar as rotinas, hábitos e comportamentos característicos das gentes, sendo um ótimo cartão de visita para quem chega. Além do mais, é uma boa oportunidade para fazer algumas compras.

2 – Parques e Jardins

BELGRADO tem muitas zonas verdes, parques e jardins cuidados e coloridos, espalhados um pouco por toda a cidade, onde é agradável passear, descansar e até improvisar um piquenique.

Belgrado, parque e jardimBelgrado, Parque

3 – Marginal dos rios Danúbio e Sava

Igualmente relaxante e convidativo, pela beleza da paisagem envolvente, é o passeio pela marginal dos rios Danúbio e Sava, com possibilidade de atravessar uma das suas pontes e descobrir Nova Belgrado, na outra margem.


E, se o cansaço não for muito e o corpo apelar à folia noite adentro, podemos sempre entregar-nos à boémia de Skardalija (de que falamos em Postal de Belgrado) que nos receberá até de manhã.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: