Inverness: Escócia | Roteiro Viagem | Visitar Inverness

INVERNESS capital das Highlands

Deixamos  ABERDEEN  rumo às Terras Altas da Escócia.

INVERNESS é a capital das Highlands, as Terras Altas da Escócia, e uma das cidades mais antigas e mais encantadoras do país.

O seu nome deriva do gaélico escocês e significa “Boca do Rio Ness”, o rio que atravessa a cidade e lhe empresta um encanto especial, e que liga Inverness ao extremo norte do Lock Ness,

o Lago Ness, a cerca de 37 Km a sudoeste, o maior lago escocês em volume e o segundo maior em superfície (o maior é o lago Lomond), que deve a sua fama extraordinária e o facto de ser uma verdadeira atração turística, às lendas que o associam às aparições, sem evidência científica, de uma espécie de dragão marinho, o Monstro de Loch Ness, que o locais tratam carinhosamente por Nessie.

O que ver em Inverness

INVERNESS, é uma cidade bonita, tranquila, agradável para percorrer a pé, ao longo das margens e das pequenas ilhotas ou através das colinas que oferecem excelentes vistas panorâmicas da cidade, do caudal sereno do rio Ness, das suas margens verdejantes, das pontes que o atravessam,

dos monumentos como a St Andrew’s Cathedral, da harmoniosa arquitetura da cidade, ou dos montes e montanhas em redor.

Uma dessas colinas privilegiadas é a do Castelo de Inverness,

construído em arenito avermelhado sobre uma colina sobranceira ao rio, no local onde existiu um castelo medieval. A torre norte, aberta recentemente, e os terrenos do castelo, são os únicos espaços de acesso público. O tribunal de Inverness está aqui sediado.

Descendo, a partir do castelo para o centro da cidade, encontramos logo abaixo o Museum and Art Gallery

o Museu e Galeria de Arte de Inverness, que mostra o rico património arqueológico, a geologia e a história natural, o ambiente, as tradições, os costumes, o artesanato local e o modo de vida das pessoas das Terras Altas da Escócia.
No piso térreo funciona um posto de turismo.

Ao fundo, do outro lado da ponte, destaca-se The Tolbooth Steeple,

o campanário de estilo georgiano com três sinos de bronze, que se ergue no local do antigo Tolbooth, a “câmara municipal” de administração do burgo, onde se concentravam assembleia, tribunal e prisão.

Na zona mais central de lojas e comércio, o Victorian Market

o Mercado construído nos finais do séc. XIX, ao estilo vitoriano, elegante e ornamentado, que é também uma das atrações da cidade.

Numa outra colina adiante, Old High Church,

uma igreja do séc. XVIII, com campanário presumivelmente do séc XV, construída sobre o monte S. Miguel, sobranceiro às margens do rio, que era lugar de adoração desde o tempo dos celtas.

O que fazer em INVERNESS

O nosso percurso tranquilo, proporciona-nos ainda contrastes curiosos na arquitetura dos edifícios e construções, como uma casa típica medieval

ou charmosas vivendas ao estilo vitoriano, ao longo da marginal do rio, onde não faltam espaços de lazer e descontração, ao ar livre ou no Eden Court Theatre and Cinema,

extensos relvados e jardins coloridos, elegantes pontes pedonais, que permitem usufruir de toda a beleza e serenidade do espaço que nos rodeia.

No final da tarde, ao lusco-fusco, regressamos à colina do castelo de Inverness

para um ritual que junta forasteiros e não forasteiros assistindo à lenta queda do sol sobre a cidade, que aqui, como em tantos outros sítios, tem a magia que se engendra nos olhares de todas as cores sob a luz magnífica de um lugar único.

Amanhã de manhã bem cedo, quando o sol raiar do lado oposto da cidade, seguiremos de comboio para Kyle of Lochalsh, rumo à belíssima costa noroeste da Escócia e à mais setentrional das ilhas Hébridas, a Ilha de Skye.

Escócia – De INVERNESS a KYLE OF LOCHALSH

Escócia – ISLE OF SKYE -PORTREE

Escócia- ISLE OF SKYE – Old Man of Storr, Quiraing, Vale das Fadas, Uig, Armadale

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: