Thingvellir | Parque Nacional | Islândia

THINGVELLIR é um parque nacional protegido, situado no sul da Islândia, numa zona vulcânica ativa, a menos de 50 km a leste de Reiquiavique.
O parque tem uma área de 24.000 ha, dos quais 9.270 ha constituem um cenário excecional de valor inigualável, como tal classificado Património Mundial pela UNESCO.

O Parque Nacional THINGVELLIR, a área geotérmica de Geysir (a 60 Km) e a Catarata Gullfoss (a 70 Km), são as três principais atrações de Golden Circle, uma das mais populares rotas turísticas da Islândia e particularmente da região sul do país.

O parque constitui um ambiente natural único com uma geologia notável, onde se destaca a enorme fenda resultante da deriva intercontinental das placas tectónicas Eurasiática e Norte-Americana que originou fissuras e falésias espetaculares, montanhas e campos de lava cobertos de vegetação rasteira, e um grande lago no extremo sul.

THINGVELLIR: Santuário da Islândia

Além da riqueza e diversidade geológica e do seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional THINGVELLIR tem um elevado valor simbólico para os islandeses, que o consideram o santuário da nação:
– foi sede  do primeiro parlamento do mundo – Althingi, inaugurado em 930; – no ano 1000, Althingi haveria de decretar o cristianismo como religião oficial, um episódio relacionado com a lenda da Catarata dos Deuses – Godafoss;
– foi o local escolhido para declarar solenemente o nascimento da república da Islândia, a 17 de junho de 1944.

Panoramica-Thingvellir

Informações Práticas:

♦ COMO CHEGAR – De carro, a partir de Reiquiavique, tomando a Rodovia 1 no sentido norte, e depois a via 36. Alternativamente, numa excursão em grupo.
♦ COORDENADAS – 64 ° 15,327’N, 21 ° 7,691’W.
♦ ESTACIONAMENTO – Existe um parque principal junto ao centro de visitantes e outro no interior do parque.
♦ ONDE FICAR – Existem dois acampamentos em THINGVELLIR, um deles junto ao lago, e casas de campo a cerca de 4 km.
♦ SERVIÇOS – Centro de visitantes com informações e uma exposição interativa, bar com serviço de pequenas refeições e WC.

Outros Destinos na ISLÂNDIA:
Capital:  
==> REIQUIAVIQUE: Que Ver e Fazer
==> ILHA VIDEY: Que Ver e Fazer
Norte:
==> FIORDE SIGLUFJÖRDUR: Que Ver e Fazer
==> AKUREYRI: Que Ver e Fazer
==> HUSAVIK: Que ver e fazer
==> ÁSBYRGI: A pegada do cavalo de Odin
==> DETTIFOSS:”A Fera” das Cataratas
==> GODAFOSS: Catarata dos Deuses
==> MÝVATN: Lago | Auroras e Banhos
==> HVERIR: Fontes Termais e Fumarolas
==> KRAFLA: Caldeira Vulcânica
==> CAMINHO DA COSTA DO ÁRTICO: Que Ver e Fazer
==> DIAMOND CIRCLE: Rota Turística | Norte da Islândia
Sul:
==> VATNAJÖKULL: Parque e Glaciar
==> JÖKULSÁRLÓN: Lago Glacial

THINGVELLIR: Roteiro

THINGVELLIR: Que Ver

1.  CENTRO DE VISITANTES THINGVELLIR

Centro-Thingvellir

O centro de visitantes do Parque Nacional THINGVELLIR, situa-se em em Hakid, junto da grande falha de Almannagjá, de Althingi, de Lögberg (Law Rock).

O centro disponibiliza informações sobre o Parque, uma exposição interativa – “Coração da Islândia” sobre a história e natureza do Parque Nacional, e ainda serviço de cafetaria, loja de lembranças e casa de banho.
Funciona das 09h00 às 18h00, e a entrada na exposição é gratuita para menores de 18 anos.

2.  DORSAL MESOATLÂNTICA (DMA)

Almannagjá-ThingvellirFalha-Thingvellir

A Dorsal Mesoatlântica (DMA), é uma extensa cadeia de montanhas abaixo do nível do mar, resultante do afastamento (cerca de 7 mm/ano) das placas tectónicas Eurasiática (a este) e Norte-Americana (a oeste) .

Em alguns pontos da DMA podem observar-se elevações que formam ilhas como a da Islândia e as dos Açores, onde se situa o ponto mais elevado da dorsal, a Ponta do Pico, na ilha do Pico, com 2351 metros.

THINGVELLIR é o único lugar onde é possível observar os efeitos do afastamento destas placas.

3.  DESFILADEIRO ALMANNAGJÁ

Thingvellir-AlmannagjáAlmannagja

O desfiladeiro Almannagjá é talvez a estrutura geológica mais dramática de THINGVELLIR, uma enorme fenda com 7,7 km de comprimento e uma largura máxima de 64 metros, que marca o limite oriental da placa Norte-Americana (a poucos quilómetros, o equivalente, Hrafnagjá, marca o limite ocidental da placa Eurasiática).

Almannagjá pode ser percorrido ao longo de vários pontos: à esquerda do centro de visitantes, em direção a Althingi – Lögberg; à direita, no sentido da catarata Öxarárfoss, que desagua no lago Thingvallavatn.

4.  ALTHINGI

Vale-Thingvellir

Althingi-Thingvellir
THINGVELLIR. Althingi. À direita, junto à falha rochosa de Almannagjá, o mastro com a bandeira da Islândia assinala o presumível local onde se reunia o parlamento, entre 930 e 1798

Althingi, a assembleia nacional que presumivelmente se reunia junto às paredes escarpadas do desfiladeiro Almannagjá, era também um grande acontecimento social que anualmente juntava os habitantes para anúncio das leis e administração da justiça.

Pelo seu peso e importância política e social, THINGVELLIR é um local de referência que os islandeses preservam com o desvelo de um santuário de história e cultura com raízes e influências celta e viking.

5.  LÖGBERG – LAW ROCK

Lögberg, Law Rock (em inglês), Pedra da Lei, é o lugar onde o presidente de Althingi dirigia a assembleia e anunciava as leis.
As transformações geológicas ocorridas no local ao longo de mais de um milénio não permitem afirmar com segurança a exata localização de Althingi – Lögberg, sendo a falha de Almannagjá, um dos locais prováveis.

A imagem da direita, obtida por renderização, pretende ser uma representação de Althingi-Lögberg.

6.  LAGO THINGVALLAVATN

Lago-ThingvellirThingvellir-lago

Thingvallavatn é o maior lago natural da Islândia, com uma superfície de 82 km2 e até 114 metros de profundidade.
Situa-se cerca de 10 metros abaixo do nível do mar.

6.1  SILFRA

Silfra é uma fenda ao longo do lago, com um ecossistema rico e variado e uma visibilidade que chega aos 100 metros de profundidade, excelente para a prática de mergulho.
Uma fenda famosa considerada um paraíso para os mergulhadores

7.  IGREJA DE THINGVELLIR

Thingvellir-igreja

A igreja de THINGVELLIR (na foto), data de meados do séc. XIX e terá sido construída com materiais e o sino vindos da Noruega, no local da primeira igreja edificada na Islândia, logo após a adoção oficial do cristianismo, no ano 1000.
Está aberta diariamente de maio a setembro, entre as 9h00 e as 17h00.


THINGVELLIR: Que Fazer

As atividades mais populares em THINGVELLIR, são as caminhadas pelos vários trilhos do Parque Nacional, o mergulho nas fendas do Lago Thingvallavatn, e a pesca.

1.  PERCURSOS PEDESTRES

Trilha-Thingvellir

O parque THINGVELLIR é uma área protegida, com vários trilhos pedestres sinalizados ao longo da sua vasta área, cujos traçados e detalhes podem ser obtidos, como vimos acima, no centro de visitantes.

2.  MERGULHO

A fenda Silfra é vulgarmente considerada um dos melhores e mais espetaculares locais de mergulho de toda a Islândia, pela sua visibilidade e ecossistema fantásticos. Fica como vimos em pleno Lago Thingvallavatn.

A prática de mergulho implica a obtenção de licença prévia e a observância de requisitos específicos. A licença pode ser obtida nos serviços do parque ou através de um operador turístico.

3.  PESCA

Truta-Thingvellir

A pesca nas águas frias do Lago Thingvallavatn, onde abunda a truta ártica, decorre entre 01 de maio e 15 de setembro, e impõe a obrigação estrita de desinfeção de todo o material utilizado, tendo em vista a preservação dos valiosos ecossistemas do lago.

4.  GEYSIR e GULLFOSS

Como vimos, a área geotérmica de Geysir e a Catarata Gullfoss, que visitaremos de seguida, situam-se nas proximidades do Parque Nacional THINGVELLIR, e constituem o trio das atrações principais da Rota Dourada, Golden Circle.

5.  THINGVELLIR: Em Vídeo

⇑ Topo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: