Nova Iorque | Roteiro de Viagem | Visitar Nova Iorque

A imagem que promove o cartão de identificação municipal que habilita os residentes da cidade de NOVA IORQUE a diversos serviços, programas e benefícios, independentemente do estatuto de imigração, de sem-abrigo ou identidade de género,

Vista de Nova York

é, ainda assim, um belo retrato a preto e branco de uma cidade global, com cerca de 9 milhões de habitantes.

Mas NOVA IORQUE  não é apenas uma cidade de torres e edifícios de grandes dimensões, de gente e viaturas a perder de vista, de agitação e movimento incessante dia e noite.
Aqui quase tudo tem uma escala superlativa e números que impressionam: o número de habitantes, a densidade e diversidade populacional, a diversidade linguística (800 idiomas), os assuntos internacionais (sede da ONU), o volume de negócios, o comércio, a finança, o impacto global em áreas tão diversas como a educação, o entretenimento, a arte, a moda, a investigação científica e tecnológica, a atividade cultural, os meios de comunicação. E também, a desigualdade nos rendimentos e no acesso a bens essenciais.
Razões que somadas, explicarão outro número impressionante: 60 milhões de visitantes por ano!
Razões suficientes para a nossa (re)visita e a nossa partilha.

O que ver em NOVA IORQUE

Identificadas as principais regiões e a forma como se distribuem ruas e avenidas, é agora mais fácil orientarmo-nos na exploração do espaço e na descoberta do muito que temos para ver e fazer.
Nesse sentido, e para que fique tudo ainda mais claro e amigável,  organizamos a informação em quatro posts, do seguinte modo:

e um álbum com algumas das fotos que fomos registando e que partilhamos aqui no post e aqui em FOTOS de NOVA YORK .

O que fazer em NOVA YORK

Distritos de Nova York

Podemos começar por reter esta imagem da cidade de NOVA IORQUE e dos seus 5 distritos: Staten Island, Brooklin, Queens (onde se situam os dois aeroportos), BronxManhattan. Depois, focarmo-nos sobre o distrito mais visitado e mais mediático, ver como se dispõe e organiza espacialmente, para nos embrenharnos por ele adentro e partir à descoberta.

NOVA IORQUE e Manhattan

Manhattan é, sem dúvida, o lugar mais famoso de NOVA IORQUE e o principal pólo de atração dos muitos milhões de turistas dos quatro cantos do mundo.
O conhecimento prévio da sua geografia e da forma como se organiza é, por isso, muito útil.

Mapa de Manhattan, Nova York

Com a ajuda deste mapa, vejamos então como está organizada a ilha mais badalada de NOVA IORQUE, e rapidamente concluiremos quão fácil é deslocarmo-nos em Manhattan, quer a pé, quer de transporte:

  • As ruas e as avenidas são, em geral, designadas por um nº e paralelas entre si, cruzando-se perpendicularmente, e formando as quadrículas que percebemos no mapa. Os nºs das ruas aumentam de sul para norte e, os das avenidas de este para oeste. O que significa que, quando percorremos uma avenida, estamos a deslocar-nos para norte quando o nº das ruas com que nos cruzamos aumenta, e que, as avenidas com o nº mais elevado se situam à nossa esquerda, a oeste. Estendendo-se obliquamente ao longo da ilha, a Broadway, foge a este padrão.
  • É usual identificar 3 regiões em Manhattan:
    Upper Manhattan: a norte, acima da rua 59 – 59th St, no limite sul de Central Park;
    Midtown Manhattan: entre a ruas 59th St e 14th St; e
    Lower Manhattan: a sul, abaixo da rua 14 – 14th St, no limite de Greenwich Village.
  • As regiões estão organizadas em bairros: Harlem, Central Park, 5ª Avenida, Broadway e Times Square, Greenwich Village, SoHo, TriBeCa, Chinatown, Little Italy, Financial District (Wall Street)

NOVA IORQUE o que preciso

Antes de viajarem para os Estados Unidos da América e para NOVA IORQUE, os cidadãos dos países que participam do Programa de Isenção de Vistos, como Portugal, devem munir-se de passaporte eletrónico válido e solicitar uma autorização de viagem – ESTA (Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem), via internet, no site esta.us.

Chegados a Nova York, será útil adquirir o Metrocard, um cartão que pode ser comprado nas máquinas automáticas à entrada das estações de metro, que permite viajar nas redes de metro e autocarro, de e para o aeroporto e para a grande maioria dos pontos turísticos, de forma muito económica.

Preparar a viagem com alguma antecedência e o detalhe possível, é fundamental não apenas para garantirmos a documentação obrigatória, para a aquisição e reserva de passagens e estadia, como para rentabilizar o tempo de permanência.
E a melhor maneira de o fazer é ter noção prévia das condições de viagem e do território,  identificando o que explorar, o que ver, o que fazer, e adequando as nossas escolhas ao tempo fixado para a visita.

Nova York Upper Manhattan

Central Park Nova York

Midtown Manhattan, Nova York

Times Square Manhattan, Nova York

Downtown Manhattan, Nova York

Baía de Nova York, Manhattan

Concluímos com as impressões que guardamos no POSTAL DE NOVA YORK.

⇑ Topo

Mais sobre os EUA:
--> BOSTON: Que ver Que fazer
--> WASHINGTON: Que ver Que fazer
--> PITTSBURGH: Que ver Que fazer
--> BUFFALO: Que ver Que fazer
--> NIAGARA FALLS: Que ver Que fazer

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: