Andaluzia | Roteiro de Viagem | Visitar Andaluzia

A ANDALUZIA, que etimologicamente deriva de Al-Andaluz, nome pelo qual os árabes designavam a Península Ibérica, é a mais populosa e a segunda maior das 17 comunidades autónomas de Espanha, situando-se na região mais a sul do país, na fronteira com Portugal, a oeste, com as comunidades da Estremadura, Castela-Mancha e Múrcia, a norte, e com Gibraltar, a sul.
É banhada pelo oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo, possuindo mais de 900 km de costa, belas paisagens e excelentes praias.

O vasto território da ANDALUZIA está dividido em 8 províncias: Almeria, Cádis, Córdoba, Granada, Huelva, Jaén, Málaga e Sevilha, a capital.

ANDALUZIA: Tópicos neste artigo

  • ANDALUZIA: Que Ver
    • CÓRDOBA
    • GRANADA
    • JAÉN
    • ÚBEDA e BAEZA
    • RONDA
    • MÁLAGA
    • GRAZALEMA
    • CÁDIS
    • ALMERIA
    • MARBELLA
  • ANDALUZIA: Que Fazer
    • ROTA DOS PUEBLOS BLANCOS
    • PARQUE NATURAL CABO DE GATA
    • PARQUE NACIONAL DE DOÑANA

Informações Úteis:

  • Transportes – Portos: Sevilha, Málaga, Cádis, Algeciras, Huelva; Aeroportos principais: Sevilha e Málaga; Ferrovia: AVE, linha de alta velocidade e linhas regionais; Bus: ligações com aeroportos e ferrovias e entre as principais cidades; Boa rede de auto-estradas e estradas nacionais.
  • Turismo de costa – Costa da Luz (Huelva e Cádis), banhada pelo Atlântico; Costa do Sol (Cádis e Málaga), Costa Tropical (Granada e Almeria) e Costa de Almeria, banhadas pelo Mediterrâneo.
  • Turismo cultural – Alhambra, Generalife e Albaicín, em Granada; a Grande Mesquita de Córdoba; a Giralda e a catedral de Sevilha; a catedral de Jaén; Conjuntos monumentais da Renascença de Úbeda e Baeza.
  • Turismo de natureza – Rota dos Pueblos Blancos; Parque Natural de Cabo de Gata; Parque Nacional de Doñana.
OUTRAS SUGESTÕES: 
>> RUTA DEL CARES: Picos da Europa 
>> ASTÚRIAS | Roteiro de Viagem 
>> PICOS DA EUROPA | Roteiro 
>> PIRENÉUS | Ordesa e Monte Perdido 
>> CANTÁBRIA: Santillana del Mar 
>> PAÍS BASCO | Roteiro de Viagem 
>> CATALUNHA: Barcelona | Lleida

ANDALUZIA: Que Ver

1.  CÓRDOBA

Cordoba_Ponte_romana
Mesquita_Cordoba_ponte
Mesquita_Cordoba_colunas
Arcos_Mesquita_Cordoba
Cordoba_La_Corredera

Córdoba, a capital da Espanha muçulmana e da província homónima, é uma cidade situada às margens do Guadalquivir, no centro norte da Comunidade Autónoma da ANDALUZIA, na fronteira das províncias de Sevilha, Málaga, Granada, Badajoz, Ciudad Real e Jáen.
Pólo irradiador de ideias culturais e económicas na Europa medieval, Córdoba é também um museu vivo das influências ibérica, romana e islâmica, bem patente nos costumes e tradições, no património arquitetónico e na gastronomia.

Córdoba conta com 4 sítios Património Mundial UNESCO: Mesquita-Catedral (1984), Centro Histórico (1994), Festival dos Pátios (2012) e sítio arqueológico da Medina Azahara (2018).

+ texto e fotos em => CÓRDOBA: Que Ver e Fazer

2.  GRANADA

Granada_Alhambra
Lago_Alhambra
Palacio_Carlos_V
Albacin_Granada

Granada é uma cidade moderna com marcado perfume árabe e um passado histórico glorioso, onde se combinam de modo harmonioso a extraordinária herança andaluza e a fantástica arquitetura renascentista. aos pés da Serra Nevada, entre os rios Darro e Genil.
Situada aos pés da Serra Nevada, entre os rios Darro e Genil, viria a ser a última cidade reconquistada aos mouros pelos Reis Católicos, em 1492.

Do seu valioso património destaque para o conjunto Alhambra, Generalife e bairro histórico de Albacín, Património Mundial UNESCO.

+ texto e fotos em => GRANADA: Que Ver e Fazer

3.  JAÉN

Arco_S_Lourenco_Jaen

Jaén é uma cidade capital de província, no sul de Espanha, sensivelmente entre Córdoba (a noroeste) e Granada (a sul), na Comunidade Autónoma da ANDALUZIA.

A vista panorâmica permite situá-la entre as colinas das montanhas de Santa Catarina, rodeada de extensos olivais, destacando-se do conjunto, pela sua monumentalidade, a Catedral da Assunção, candidata a Património da Humanidade integrando o património renascentista de Úbeda e Baeza, já reconhecido pela UNESCO.

Dada a área cultivada de olival que representa cerca de um quarto de toda a produção nacional, Jaén é também conhecida como a capital do azeite, que os locais têm o hábito de designar por líquido dourado.

+ texto e fotos em => JAÉN: Que Ver e Fazer

4.  ÚBEDA e BAEZA

Capela_Salvador_Ubeda
Ubeda_Casa _de_las_Torres
Basilica_Sta_Maria_Ubeda

Úbeda é uma cidade pertencente à província espanhola de Jaén, a norte de Granada, na região sudeste da Península Ibérica.
É Património Cultural da Humanidade UNESCO, inscrito sob a designação de Conjuntos Monumentais Renascentistas de Úbeda e Baeza, que valoriza a estrutura urbana e o recinto muralhado, as intervenções renascentistas e as pessoas, suas manifestações, usos e costumes.

Situada num planalto entre os rios Guadalimar e Guadalquivir, a mais de mil metros de altitude, Úbeda possui cerca de meia centena de monumentos considerados notáveis e mais de uma centena de edifícios maioritariamente renascentistas com marcadas influências árabes.

5.  RONDA

Ronda_pontes
Ronda_Ponte_Nova
Ronda_vale

Ronda é uma das mais emblemáticas cidades da região da ANDALUZIA, no município de Málaga.
Possui uma localização notável sobre um promontório magnífico que se eleva a mais de 700 metros de altitude, entre a Serra de Grazalema, a oeste, e a Serra das Neves, a este, e está dividida por um impressionante desfiladeiro, El Tajo de Ronda, onde corre o rio Guadalevín.

Ronda está classificada como Bem de Interesse Cultural, possuindo um dos mais belos conjuntos históricos e patrimoniais de Espanha, cuja diversidade e envolvente natural impressionaram, ao longo dos séculos, distintos viajantes e homens de letras como James Joyce, Ernest Hemingway, Juan Ramón Jiménez, Rainer María Rilke, Rafael Alberti, Federico García Lorca, entre outros.

+ texto e fotos em => RONDA: Málaga | Que Ver e Fazer

6.  MÁLAGA

Mercado_Malaga

Málaga, a capital da Costa do Sol, possui mais de 150 km de costa virada ao Mediterrâneo. Pela sua beleza paisagística e pelo elevado número de excelentes praias é uma região com grande capacidade de atração turística.
Terra natal de Pablo Picasso, possui um Museu da Imaginação.

7.  GRAZALEMA

Grazalema_panoramica
Flores_Grazalema

Grazalema é uma pequena aldeia branca, sede do município homónimo, situada em pleno coração do Parque Natural da Serra de Grazalema, a mais de 750 metros de altitude, na província de Cádis.
Integra a Rota das Aldeias Brancas e a Rede das Aldeias Mais Bonitas de Espanha.

+ texto e fotos em => GRAZALEMA: Que Ver e Fazer

8.  CÁDIS

Marginal_Cadis
Marginal_Cadis
Forte_Cadis

Cádis é uma cidade costeira no sudoeste de Espanha, banhada pelo Atlântico.
É capital da província homónima, fazendo fronteira com as províncias de Sevilha e Málaga.
Integra a Rota das Aldeias Brancas, e parte da Costa da Luz e do Parque Nacional de Doñana.

+ texto e fotos em => CÁDIS: Que Ver e Fazer

9.  ALMERIA

Almeria_alameda
Estacao_Almeria

Almeria é uma cidade capital do município homónimo no sudeste da Península Ibérica.
Situada entre a Serra de Gádor e o Mediterrâneo, num enquadramento de grande beleza natural, possui 200 km de linha de costa ao longo da qual abundam as enseadas e praias excecionais de areia dourada, nos limites da Reserva Natural de Cabo de Gata.

+ texto e fotos em => ALMERIA: Que Ver e Fazer

10.  MARBELLA

Marbella_praia
Promenade_Marbella

MARBELLA é uma cidade e município do sul de Espanha, e uma renomada estância balnear da Costa do Sol, na província de Málaga.
O município conhecido pelas suas belas praias e luxuosas estâncias balneares, estende-se por quase três dezenas de quilómetros ao longo da costa do mar Mediterrâneo, entre Gibraltar, a oeste, e Málaga, a este.

+ texto e fotos em => MARBELLA: Que Ver e Fazer

ANDALUZIA: O Que Fazer

1.  ROTA DAS ALDEIAS BRANCAS

Benamahoma_pano
Arcos_Frontera_pano
Zahara_Sierra_pano

PUEBLOS BLANCOS é o nome por que é conhecido um conjunto de aldeias caiadas de branco, na parte norte das províncias de Cádis e Málaga, na região da ANDALUZIA.
Além da sua beleza intrínseca, o que torna ainda mais apetecível percorrer os roteiros de visita a estas aldeias é o facto de se situarem dentro do belíssimo cenário bucólico do Parque Natural da Serra de Grazalema.

+ texto e fotos em => PUEBLOS BLANCOS: Rota das Aldeias Brancas

2. PARQUE NATURAL CABO DE GATA

CABO DE GATA é um promontório sobre o Mediterrâneo, no sul da Península Ibérica, a cerca de 30 km a leste da província espanhola de Almeria.
Outrora conhecido como Cabo das Ágatas, pela abundância desta variedade policromada de quartzo, o cabo e uma vasta área circundante terrestre e marítima, integram o Parque Natural Cabo de Gata-Níjar, constituindo a maior reserva natural do Mediterrâneo ocidental.

+ texto e fotos em => Parque Natural Cabo de Gata-Níjar

3. PARQUE NACIONAL DE DOÑANA

Marisma_Donana

O Parque Nacional de Doñana é a maior reserva biológica de Espanha e da Europa, ocupando uma área protegida superior a 50.000 ha ao longo das províncias de Huelva, Sevilha e Cádis.
É Reserva Mundial da Biosfera e Património Mundial UNESCO.

Uma pérola mais na bela região da ANDALUZIA.

⇑ Topo

One thought on “Andaluzia | Roteiro de Viagem | Visitar Andaluzia

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: