Salzedas | Que Ver e Fazer | Visitar Salzedas

SALZEDAS é uma freguesia situada na região norte do concelho de Tarouca, distando 10 kms da sede de concelho e 70 kms de Viseu, sede de distrito.

A história da povoação confunde-se com a história do magnífico Mosteiro cisterciense de Santa Maria de Salzedas, do séc. XII, em redor do qual haveria de formar-se o núcleo populacional dominado pela antiga abadia, o bairro do Quelho e o casario de arquitetura peculiar.

Salzedas_vista
Mosteiro_Salzedas

SALZEDAS é uma das Aldeias Vinhateiras do Douro e o seu património, particularmente o valioso Mosteiro de Santa Maria, integra, com outros monumentos do concelho de Tarouca (mosteiro de São João de Tarouca e a Ponte Fortificada da Ucanha) o projeto Vale do Varosa.

SALZEDAS: Localização

Informações Úteis:

Como Chegar: A freguesia é atravessada pela EM 520 com ligação à A24 e a Armamar.
Distâncias: Cerca de 10 km de Tarouca; 17 km de Lamego; 26 km da Régua; 70 Km de Viseu; 140 km (1h40) do Porto; 155 km (1h45) de Bragança; 360 km (3h40) de Lisboa.
♦  Gastronomia: Pratos típicos: Trutas do rio Varosa; Chanfana, Cabrito assado com arroz do forno, Rojões de Porco.
Festas do concelho/Feira Anual: A 29 de Setembro, feriado municipal, em honra de S. Miguel.

OUTRAS SUGESTÕES:
>> S. JOÃO DE TAROUCA | Igreja e Mosteiro
>> TAROUCA | Que Ver e Fazer
>> LAMEGO | Que Ver e Fazer
>> VISEU | Que Ver e Fazer
>> AVÔ | A Vau pelo Alva | Oliveira do Hospital
>> VILA COVA DE ALVA | Aldeia do Xisto | Arganil
>> PIÓDÃO | Aldeia Presépio/Ovo Embrionário
>> VIMIEIRO: Penacova | Praia Fluvial
>> VILA VELHA RÓDÃO | Que Ver e Fazer

SALZEDAS: Que Ver

1. MOSTEIRO DE SALZEDAS

Fachada_Mosteiro_Salzedas
Anexos_Mosteiro_Salzedas
Nave_moteiro_Salzedas
MOSTEIRO DE SALZEDAS. Nave central
Salzedas_cadeiral
MOSTEIRO DE SALZEDAS. Cadeiral da capela-mor
Mosteiro_Salzedas_nave
MOSTEIRO DE SALZEDAS. Nave lateral

Quem chega a SALZEDAS, não pode deixar de se impressionar com o seu Mosteiro de Santa Maria, erguendo-se imponente no largo principal, apesar mesmo de estarem inacabadas as torres laterais da fachada setecentista da igreja, em resultado das invasões francesas, no início do séc. XIX.

O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, é Monumento Nacional, e tal como o seu congénere de S. João de Tarouca, é um mosteiro masculino cisterciense, do séc. XII. A sua construção, iniciou-se alguns anos após a do mosteiro de S. João de Tarouca, por iniciativa de Teresa Afonso, viúva de Egas Moniz.

Das sucessivas intervenções de que foi alvo, sobretudo nos séc.s XVII e XVIII, resultaram: a atual fachada da igreja; a reforma do espaço interior; a reconstrução dos claustros; o cadeiral de pau-santo na capela-mor e o mobiliário e alguns quadros alusivos à vida de S. Bernardo, na sacristia, e um novo e imponente claustro, todos do séc. XVIII. A cerca monástica foi prolongada para sul, aproveitando o curso do rio Torno que corre no seu interior.
Em 2010, iniciou-se o restauro do mobiliário e pintura da sacristia, além de outras obras, entre as quais, 32 quadros atribuídos aos pintores Vasco Fernandes (Grão Vasco), Bento Coelho da Silveira e Pascoal Parente.

Com a extinção das Ordens Religiosas, em 1834, desapareceram a valiosa biblioteca, as alas da hospedaria e os dormitórios, o refeitório, o celeiro, a farmácia, o jardim.

2. RIO TORNO

Vila_Salzedas
Salzedas_rio_Torno

O rio Torno, ou Galhosa, é um afluente do rio Varosa, o principal curso de água do concelho de Tarouca, que desagua no rio Douro.
No seu curso, da nascente ao Varosa, passando pelo complexo monástico, o rio Torno, acompanha o Vale de SALZEDAS.

3. FONTANÁRIO

Fontanario_Salzedas

No largo do Adro, fronteiro ao Mosteiro de SALZEDAS, existe um curioso fontanário em granito encimado por uma Cruz de Cristo.

4. BAIRRO DO QUELHO

Judiaria_Salzedas
Alpendres_Salzedas

O Bairro do Quelho, considerado como a antiga judiaria, corresponde ao primitivo aglomerado urbano medieval em torno do Mosteiro de SALZEDAS.
Apesar das ruínas, é ainda evidente a homogeneidade do conjunto edificado, com ruas estreitas e construções onde o piso térreo era destinado ao gado, com alpendres de madeira e corpos avançados sobre o espaço público (a rua) para conquistar espaço interior.

5. CASAS DE SALZEDAS

Casas_Salzedas
Arquitetura_Salzedas
Casas_tipicas_Salzedas

Em redor do Bairro do Quelho e do complexo monástico, encontram-se outras construções de séculos mais recentes, igualmente interessantes na sua arquitetura peculiar.


SALZEDAS: Que Fazer

Além do interesse paisagístico do Vale de Salzedas e do valioso património da freguesia, o concelho de Tarouca reúne muitos outros pontos de interesse integrando o Vale do Varosa, a Rede de Aldeias Vinhateiras e o Douro Vinhateiro, Património Mundial.

1. ALDEIAS VINHATEIRAS DO DOURO

Aldeias_Vinhateiras_Douro

Como vimos, SALZEDAS integra a rede de Aldeias Vinhateiras do Douro, juntamente com as aldeias de Barcos, Favaios, Provesende, Trevões e Ucanha.

As Aldeias Vinhateiras do Douro é um projeto que tem por missão recuperar várias aldeias do Douro Vinhateiro, “através da revitalização sócio-económica, da fixação da população, da reabilitação dos espaços públicos, do fomento da cultura popular, e do reforço da promoção turística” da região do Douro.

2. S. JOÃO DE TAROUCA

Tarouca_mosteiro
TAROUCA. Torre sineira, Igreja e Mosteiro de S. João de Tarouca

Tal como acontece com SALZEDAS, a história, tradições e cultura das gentes de S. João de Tarouca, confunde-se em boa medida com a do seu Mosteiro, estando a sua fundação intimamente ligada à fundação da nacionalidade e à figura de D. Afonso Henriques, que lhe concedeu carta de couto. Datado do séc. XII, é também um mosteiro masculino cisterciense.
Nos séc.s XVII e XVIII foi alvo de importantes ampliações, sobressaindo de entre os novos edifícios, o dormitório monumental, de dois pisos, único no país.
Situa-se no extremo sudeste do concelho, a cerca de 7 kms de Tarouca.

3. PONTE E TORRE DA UCANHA

Ucanha_ponte

O couto atribuído ao Mosteiro de SALZEDAS, concedia-lhe poderes de senhorio sobre as terras de Ucanha, razão por que, pelo séc XIV, foi construída na margem direita, no extremo da ponte que atravessa o rio Varosa, uma torre quadrangular de três pisos com arco e porta, destinada a cobrar portagem aos que entravam no arco seguindo a estrada romana que ligava a Lamego.

O conjunto monumental formado pela ponte medieval (séc. XII) e a torre fortificada (c. séc. XIV), faz dele um exemplar único, classificado como Monumento Nacional.

4. VALE DO VAROSA

Projeto_Vale_Varosa
TAROUCA. Rotunda com o logotipo do Vale do Varosa

Vale do Varosa, é um projeto desenvolvido sob a égide da Direção Regional de Cultura do Norte, que visa criar um rede integrada de monumentos para fruição pública, tomando como base os mosteiros cistercienses Santa Maria de SALZEDAS e de São João de Tarouca e o convento franciscano de Santo António de Ferreirim, e os concelhos de Tarouca e Lamego.

Um “Território Histórico” e um património artístico e cultural que, desenvolvido em articulação com o Douro Património da Humanidade e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro, concentra um enorme potencial turístico.

Um potencial que continuaremos gostosamente a desvendar.

⇑ Topo

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Arouca Geopark | Que Ver e Fazer
>> Passadiços do Paiva | Arouca Geopark
>> Regoufe | Drave | Gourim – Arouca/S. Pedro do Sul
>> Gaia: Ciclovia e Passadiço | Orla Marítima Gaia

One thought on “Salzedas | Que Ver e Fazer | Visitar Salzedas

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: