ARTE, de Yasmina Reza

O meu amigo Mário é um sujeito inteligente, um sujeito por quem, há muitos anos, tenho uma grande estima. Tem uma óptima situação, é engenheiro aeronáutico, mas faz parte desses novos intelectuais que não se dão por satisfeitos por serem inimigos da modernidade e que, incompreensivelmente, têm vaidade em se afirmarem como tal. Nos últimos tempos, estes adeptos dos bons velhos tempos têm vindo a mostrar uma arrogância completamente absurda.”
ARTE, Yasmina Reza

ARTE, a obra

Sérgio, dermatologista bem sucedido, apreciador de arte contemporânea, comprou um quadro branco, completamente branco, com umas vagas riscas brancas transversais que podemos ver fechando ligeiramente os olhos. O quadro é da autoria de um renomado autor contemporâneo, mas nem isso serve para acalmar a irascibilidade de Mário que nem quer acreditar que o seu amigo tenha gasto uma pipa de massa com uma tela completamente branca. “Tu deste 30 mil euros por esta merda?”.
Ivo, um tipo simpático mas um tanto neurótico, com casamento marcado para daí a duas semanas, tenta como pode apaziguar a ira dos amigos.

Uma comédia inteligente e subtil, bastas vezes cáustica e cruel, em que a Arte é apenas o pretexto, o ponto de partida para uma conversa entre três amigos de longa data, enredados numa sucessão de opiniões e divergências que vai crescendo de intensidade até à zanga, a fazer perigar seriamente a amizade. Uma dialética que ora é filosófica, ora psicológica, ora de senso comum, mas sempre uma reflexão séria sobre as relações humanas, o valor da Amizade, o que nos leva a aproximar ou a afastar uns dos outros nas relações interpessoais e de convivência, num registo de fina comicidade.

Yasmin Reza, a autora

Escritora e atriz francesa, nascida a 01 de Maio de 1959, em Paris, romancista, argumentista, dramaturga, uma das personalidades mais distintas das artes de palco em França, galardoada com as mais importantes distinções como o Prémio Molière (quatro vezes), Prémio Laurence Olivier (duas vezes), Prémio Tony (duas vezes), sobretudo pelos seus trabalhos no campo da dramaturgia.

Yasmina Reza é autora de uma já basta obra literária e de obras de referência como as peças Arte e Deus da Carnificina, duas das suas comédias mais premiadas e representadas um pouco por todo o mundo. Deus da Carnificina foi adaptada ao cinema, sob a direção de Roman Polansky, tendo no elenco nomes como Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly.

ARTE, foi citado em Postal de Belgrado.

 

One thought on “ARTE, de Yasmina Reza

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: