Gaia: Ciclovia e Passadiço | Orla Marítima Gaia

A cidade de VILA NOVA DE GAIA, na margem esquerda do rio Douro, fronteira à cidade do Porto, é o concelho do país com o maior número de bandeiras azuis atribuído às suas excelentes praias que, além de uma grande beleza natural possuem características terapêuticas de há muito reconhecidas.

Na orla marítima de GAIA, ao longo e através das praias, os percursos pela Ciclovia ou pelo passadiço da Linha Azul, são excelentes para os amantes das dunas, das praias, da maresia, da fotografia, dos passeios tranquilos ao ar livre à beira-mar.

GAIA: Orla Marítima

1. LINHA AZUL – Passadiço de Gaia

A Linha Azul, é um trajeto pedonal maioritariamente em passadiço de madeira sobre areia, junto às dunas e ao mar, que se estende por toda a costa atlântica de GAIA, desde o Cabedelo até S. Félix da Marinha, numa extensão de cerca de 15 km, ao longo das praias de:

– LAVADORES: 540 mts de extensão, rocha e areia

– SALGUEIROS: 700 mts, arenosa

– CANIDE (NORTE e SUL): 505 e 300 mts, arenosas

– MADALENA (NORTE e SUL): 310 e 443 mts, arenosas

– VALADARES (NORTE e SUL): 240 e 735 mts, arenosas

– DUNAS MAR: 505 mts, arenosa

– FRANCEMAR: 210 mts, arenosa

– FRANCELOS: 190 mts, arenosa

– SÃOZINHA: 190 mts, arenosa

– SENHOR DA PEDRA: 200 mts, arenosa

– MIRAMAR: 250 mts, arenosa

– MAR E SOL: 200 mts, arenosa

– AGUDA: 420 mts, rocha e areia

– GRANJA: 600 mts, arenosa

– S. FÉLIX DA MARINHA: arenosa

Temperatura média da água do mar: 16.9ºC (época balnear) e 15.1ºC (fora da época balnear).

Gaia-Espinho-Passadico

1.1. PASSADIÇO DE GAIA: Como Fazer

Embora fácil e espetacular, o percurso é longo, pelo que o recurso ao comboio é uma boa alternativa: estações da CP de General Torres (ou das Devesas), em GAIA, e de Espinho, para chegada e regresso, sem carro; ou apenas para o regresso, deixando o carro junto de uma delas.

Pelo caminho não faltam áreas de repouso, bares, restaurantes, e zonas de banho para uns mergulhos bem refrescantes.

2. CICLOVIA DE GAIA

Com extensões que a ligam aos centros urbanos, a pista de cicloturismo de VILA NOVA DE GAIA é um percurso multifuncional de lazer e mobilidade, com cerca de 16 km de extensão, entre a Ponte D. Luís I e a cidade de Espinho, onde é possível andar de bicicleta, patinar, correr ou caminhar tranquilamente.

+ OPÇÕES DE TURISMO DE NATUREZA EM PORTUGAL:
>> Douro Internacional | Parque Natural | Douro
>> Douro Vinhateiro | Roteiro + Dicas | Visitar Douro
>> Peneda-Gerês | Parque Nacional | Visitar PNPG
>> Montesinho | Parque Natural | Montesinho
>> Estrela Geopark | Que Ver e Fazer | Estrela
>> Arouca Geopark | Que Ver e Fazer | Visitar Arouca
>> Rota da Água e da Pedra | Turismo de Natureza
>> Ecovia do Vez | Socalcos e Passadiços | Sistelo
>> Trebilhadouro: Vale  Cambra | Turismo de Aldeia
>> Vimieiro: Penacova | Praia Fluvial do Vimieiro

GAIA: Roteiro


GAIA: Que Ver

1. RIBEIRA DE GAIA

Panoramica-Gaia
VNGaia-marginal
Gaia-Ribeira
RIBEIRA DE GAIA. Ponte Luís I e Mosteiro da Serra do Pilar (Património Mundial)

A Ribeira de Gaia (e a do Porto, no outro lado do rio) é um sítio magnífico no seu enquadramento natural, paisagístico e arquitetónico excecional, onde a bacia navegável do Douro engalanado com os típicos barcos rabelos, assume grande protagonismo.

Vale bem ficar o tempo bastante para fixar a retina e gravar na memória as imagens de um lugar único e, depois então, antes de partir, registar algumas fotos para mais tarde recordar.

2. AFURADA

Ciclotirismo-Gaia
VILA NOVA DE GAIA. Ciclovia e Ponte da Arrábida

S. Pedro da Afurada é uma típica localidade piscatória, com apenas 1 km2 de área, característica pelo seu casario, pela descontração e bonomia dos seus moradores, e pela grande devoção a S. Pedro, o santo padroeiro que todos os anos é homenageado com calorosa procissão, benção dos barcos no rio Douro, sardinhadas assadas e broa de Avintes.

3. RESERVA NATURAL ESTUÁRIO DO DOURO

Reserva-Natural-Gaia

A Reserva Natural Local do Estuário do Douro, no Cabedelo, é uma área protegida, integrando o Parque Biológico de GAIA, um pequeno refúgio para proteção da paisagem, da flora e de muitas aves selvagens que aqui nidificam durante a primavera, oriundas sobretudo do continente africano.

A Reserva possui um centro interpretativo e dois observatórios que podem ser visitados livremente, a que se acede através de passadiços suspensos.

4. SENHOR DA PEDRA

Dunas-Senhor-Pedra
Senhor-Pedra-capela

A Capela do Senhor da Pedra, datada do séc. XVII, situa-se na praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares, sendo uma das principais atrações da orla marítima de GAIA.

Construída sobre um rochedo adentrando o mar, é local de uma das principais e mais tradicionais romarias do concelho.

5. AGUDA

Gaia-Aguda

A Aguda é uma típica aldeia piscatória e uma zona balnear da freguesia de Arcozelo, concelho de VILA NOVA DE GAIA, cerca de 10 km a sul do estuário do rio Douro.
Além das atividades ligadas às fainas do mar, do mercado de peixe, restaurantes e bares, possui um Museu das Pescas, um Aquário e um Departamento de Educação e Investigação da biologia e ecologia marinhas, integrados na Estação Litoral da Aguda (ELA).

6. GRANJA

Passadiço-Espinho-Gaia

A Granja é uma estância balnear, na freguesia de S. Félix da Marinha, concelho de VILA NOVA DE GAIA, a menos de 2 km a sul da praia da Aguda.
Gozando de grande prestígio nas últimas décadas do séc. XIX e início do séc. XX, foi o local escolhido para a assinatura do Pacto da Granja, de que resultou a criação do Partido Progressista, em 1876.

A Granja foi lugar de veraneio de várias famílias ilustres oriundas sobretudo do norte do país, estando associada à poesia e à presença de Sophia de Melo Breyner Andresen, e de Eça de Queiroz.

7. S. FÉLIX DA MARINHA

Gaia-Passadico

S. Félix da Marinha é uma freguesia e vila litoral situada no extremo sul do concelho de VILA NOVA DE GAIA, confrontando com Espinho.

Além da praia da Granja, S. Félix da Marinha é local de morada de Joaquim Domingos Capela, conhecido construtor de instrumentos musicais cujas obras estão representadas, entre outros, no Museu da Música, em Lisboa e na Real Academia de Música de Londres.


GAIA: Que Fazer

1. PRAIAS

Senhor-Pedra-praia

Como referimos, a orla marítima de VILA NOVA DE GAIA estende-se por cerca de 15 km de areal e praias de bandeira azul, ótimos acessos, higiene e qualidade da água, que as tornam muito atrativas e concorridas.

Uma boa opção de lazer, portanto, em águas um pouco mais frias que a sul da costa atlântica e com ocorrência eventual de nevoeiros matinais e vento.

2. PASSEIO DE BARCO NO DOURO

Barco-rabelo-Gaia

A partir do cais de GAIA, é possível fazer um pequeno cruzeiro de cerca de 50 minutos, num dos típicos barcos rabelos, visitando as 6 pontes sobre o rio Douro entre o Freixo e a foz.

Oportunidade para apreciar, entre margens, as cidade do Porto e de GAIA, a zona histórica classificada Património Mundial UNESCO, a muralha fernandina, as escarpas das Fontainhas e da Serra do Pilar, as históricas pontes D. Luís e D. Maria, as pontes S. João, do Infante e do Freixo, e a elegante ponte da Arrábida, a última antes da foz do Douro.

3. CAVES DO VINHO DO PORTO

São mais de uma dezena e dispensam apresentação mas não uma visita. As Caves do Vinho do Porto, em VILA NOVA DE GAIA, produzem e guardam na margem esquerda o vinho reconhecido mundialmente pelo nome da cidade da margem direita do Douro.

4. PORTO

Panoramica-porto

Os dois tabuleiros da ponte Luís I ligam as zonas históricas das cidades de ambas as margens do Douro: VILA NOVA DE GAIA e Porto.
Podem ser atravessados a pé para uma visita à cidade Invicta, que também pode iniciar-se aqui.

5. ESPINHO

Mercado-peixe-espinho
Lota em Espinho

Espinho é um pequeno município urbano pertencente ao distrito de Aveiro, na Área Metropolitana do Porto.
É uma cidade moderna no extremo sul de VILA NOVA DE GAIA, conhecida pela sua feira (centenária) às segundas-feiras, pelo seu casino, pelo seu complexo de piscinas e pela sua zona balnear.

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Porto | Roteiro de viagem | Visitar Porto
>> Douro Internacional | Parque Natural | Douro
>> Douro Vinhateiro | Roteiro + Dicas | Visitar Douro
>> Ecovia do Vez | Socalcos e Passadiços | Sistelo
>> Passadiços do Paiva | Arouca Geopark

17 thoughts on “Gaia: Ciclovia e Passadiço | Orla Marítima Gaia

Add yours

  1. Fantástico post de um local tão familiar e perto de mim!
    Já agora, se me permitir, acrescento um pouco de informação de algo que ainda está a ser concretizado. Esta ciclovia vai abranger a margem toda de Vila Nova de Gaia, ela não irá acabar na ponte Luiz I, ela estende-se (e esta ultima parte Oliveira do Douro – Avintes, ainda está a ser concluída) até Oliveira do Douro e irá no futuro até Avintes 🙂
    É sem duvida, um passeio único, com vistas inspiradoras e tranquilas.
    Adorei o post.

    P.s. – Desculpe a ausência mas estive de férias.

    Liked by 1 person

  2. Muito obrigado, Irina, pela gentileza a que nos habituou.
    Foi uma ausência tão necessária quanto merecida e, desejamos todos, muito inspiradora.
    Talvez há uns cinco anos tive oportunidade de percorrer a pé o troço entre a ponte Luiz I e Oliveira do Douro, pelo que a informação, que agradeço, do prolongamento da ciclovia até Avintes, me enche de expectativa, e estou certo, fará da marginal de Gaia um dos grandes ex-líbris da cidade.
    Fico contente pela vizinhança e pela receção nesta minha visita.
    Obrigado. Abraço

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: