Cairo cidade | Que ver Que fazer | Visitar Cairo

CAIRO, a capital do Egito, também conhecida como a “Mãe de todas as Cidades” ou a “Cidade dos Mil Minaretes”, é a maior cidade de África e do mundo árabe.
Situa-se nas margens a sul do delta do Nilo e a norte da antiga cidade de Mênfis, primeira capital do Egito faraónico.

O CAIRO é uma capital cosmopolita que todos os anos recebe milhões de forasteiros, num caldo de gentes, culturas, línguas, religiões, hábitos, costumes, que impressionam pela sua riqueza e diversidade.
Uma cidade de contrastes, cheia de vida, de ritmo, de animação, de colorido, a fervilhar de pessoas por entre a agitação de viaturas num chinfrim de buzinas.

Para quem chega, o contraste maior é o do emaranhado urbano da arquitetura, com centenas de minaretes e mesquitas por entre milhares de construções inacabadas em tijolo vivo, de par com construções modernas a crescer nas alturas das zonas nobres da cidade.

Mais sobre o CAIRO: 
--> CAIRO Roteiro: De Tahrir às Pirâmides 
--> CAIRO Antigo: Bairro e Museu Copta 
--> CAIRO Histórico: Al-Azhar, Cidadela

CAIRO: Que ver

Quem visita o Egito e o CAIRO, traz na bagagem sítios emblemáticos, pontos turísticos de referência que não quer de modo nenhum perder.
Desde logo, o Cairo faraónico e as PIRÂMIDES. Depois, a cidade antiga, histórica, moderna, cosmopolita, de enormes contrastes, tal como hoje se apresenta aos olhos de quem a visita:

  1. PRAÇA TAHRIR
  2. MUSEU EGÍPCIO
  3. CIDADELA
  4. KHAN EL KHALILI
  5. BAIRRO E MUSEU COPTA
  6. MUSEU DE ARTE ISLÂMICA
  7. PARQUE AL-AZHAR
  8. CIDADE DOS MORTOS

1. PRAÇA TAHRIR

A cidade moderna, desenhada de acordo com padrões europeus, desenvolve-se em torno da PRAÇA TAHRIR, a praça nobre da capital, onde estão sediados edifícios governamentais, o Museu Egípcio, a Liga Árabe, universidades, escritórios, serviços, hotéis e bairros luxuosos.

Ao lado, a pressão demográfica continua a ditar o crescimento de uma outra cidade de edifícios inacabados, sem infraestruturas e planificação urbanísticas, num emaranhado de ruelas e becos onde proliferam negócios de rua e onde a escassez de água e de políticas de saneamento e higiene pública, marcam o quotidiano dos habitantes.

2. MUSEU EGÍPCIO

O MUSEU EGÍPCIO, na Praça Tahrir, guarda um importante tesouro do Egito e da humanidade, um espólio valiosíssimo de mais de 150 000 peças da antiguidade egípcia, entre estátuas, múmias, sarcófagos, e muitos outros artefactos, de cujo conjunto se destaca o TESOURO DE TUTANKAMON.

Os dois pisos do antigo palácio que alberga o museu, não só não reúnem as condições ideais como são manifestamente insuficientes para expôr todos os objetos, pelo que uma parte permanece guardada em armazéns.

O Grande Museu Egípcio (GEM), nas proximidades das Pirâmides de Gizé, em fase de conclusão e inauguração anunciada para breve, passará a exibir uma parte importante do espólio do MUSEU EGÍPCIO.

3. CIDADELA

Cairo Histórico | Al-Azhar, Cidadela | Visitar Cairo

Cidadela do Cairo

A CIDADELA de Saladino, é uma fortaleza do séc. XII que foi sede do governo e morada da maioria dos governantes egípcios durante quase 700 anos.

As muralhas encerram vários museus e mesquitas, entre as quais a mesquita de an-Nasr Mohammed, a única edificação mameluca que resta na Cidadela, e a mesquita de alabastro de Mohammed Ali.
No exterior, destacam-se a mesquita-madrassa do Sultão Hassan e a luxuosa mesquita de Al-Rifai, onde estão enterrados o último rei do Egito e o último Xá da Pérsia.

Hassan e Al Rifai Mosques, Cairo
Mesquita-Madraça Sultão Hassan (à esq.) e Mesquita Al-Rifai (à dir.)

4. KHAN EL KHALILI

Cairo - Khan el Khalili

KHAN EL-KHALILI é o bazar mais famoso do CAIRO, um imenso labirinto de milhares de lojas e tendas ao longos de ruelas estreitas repletas de gente, na zona velha de Al-Qahira.
Um grande mercado tradicional, hoje dirigido essencialmente ao comércio com turistas que podem encontrar quase tudo, roupas, tecidos, calçado, objetos de cobre e latão, jóias, perfumes, alimentos, e especiarias cujo odor a memória olfativa dificilmente apagará.

5. BAIRRO E MUSEU COPTA

Cairo Antigo | Bairro e Museu Copta | Visitar Cairo

O Bairro Copta foi um reduto dos cristãos até à conquista árabe, no séc. VII.

O bairro conserva templos e tradições cristãos e testemunhos nas ruínas da Fortaleza da Babilónia, na Igreja de Abu Serga onde se crê tenha estado refugiada a Sagrada Família, na Igreja Suspensa e no acervo do Museu Copta.

6. MUSEU DE ARTE ISLÂMICA

Considerado um dos maiores do mundo no seu género, o Museu de Arte Islâmica guarda manuscritos raros do Corão e mais de 100.00 artefactos de todo o mundo árabe.

Cairo - Biblioteca Nacional do Egito

7. PARQUE AL-AZHAR

O Parque Al-Azhar, é um grande parque urbano público, construído sobre uma colina que durante centenas de anos acumulou lixo.
Moderno e aprazível, com grandes corredores e áreas de lazer, bares e esplanadas, e mirantes que oferecem belas vistas sobre a cidade.
O Parque situa-se próximo da Cidadela e da “Cidade dos Mortos”, estando separado desta por uma autoestrada.

8. “CIDADE DOS MORTOS”

Cidade dos Mortos e Cidadela, Cairo

Abaixo da colina e da Cidadela, encontramos uma necrópole árabe com uma extensão de vários quilómetros, conhecida como “Cidade dos mortos”, repleta de túmulos, mausoléus, mesquitas, minaretes, submoradias e pequenas construções que cresceram sobre e em redor do grande cemitério.
Estima-se que aqui possam viver até 2 milhões de pessoas em condições miseráveis, sem água potável, eletricidade ou saneamento básico.

CAIRO que fazer

Passear no Nilo, aos longo das margens ou num passeio de barco ao entardecer, pode ser uma experiência e uma surpresa bem agradável.

Descobrir as ilhas Gezira e Rhoda

e subir à Torre do Cairo, na ilha Gezira, para usufruir de uma vista privilegiada sobre a cidade e o rio, ou para jantar ao entardecer no restaurante panorâmico.

Torre do Cairo, Ilha Gezira

A torre simboliza uma flor de lótus, símbolo nacional presente na arte egípcia desde a antiguidade.

⇑ Topo

Mais sobre o EGITO:
--> CAIRO Roteiro: De Tahrir às Pirâmides
--> CAIRO Antigo: Bairro e Museu Copta
--> CAIRO Histórico: Al-Azhar, Cidadela

--> PIRÂMIDES: Gizé e Grande Esfinge 
--> PIRÂMIDES: Sakkara e Dahshur

--> MÊNFIS: Colosso de Ramsés e Esfinge
--> TEBAS: Necrópole | Colossos de Memnon
--> KARNAK: Templo de Karnak 
--> LUXOR: Templo de Luxor
--> VALE DOS REIS: Vale das Rainhas
--> DEIR EL-BAHARI: Templo de Hatshepsut
--> MEDINET HABU: Templo de Ramses III
--> EDFU: Templo de Horus
--> KOM OMBO: Templo de Horus e Sobek
--> ASSUÃO: Barragem e Lago Nasser
--> PHILAE: Templo de Ísis
--> ABU SIMBEL: Templo de Ramsés II

--> EGITO: Cruzeiro no Nilo
--> EGITO: Deserto
--> EGITO: Oasis
--> EGITO: Planear e Organizar Viagem 

 

27 thoughts on “Cairo cidade | Que ver Que fazer | Visitar Cairo

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: