Postal de Nova York

MANHATTAN, NOVA YORK

Meus Amigos,
Só posso imaginar quanto adorariam estar neste inferno maravilhoso que é Nova York e Manhattan, uma meca de torres e arranha-céus, viaturas e gentes que, por isso, merece ser visitada pelo menos uma vez na vida!
Estar aqui é estar no centro do mundo! O Central Park. A 5ª Avenida. Times Square. Guggenheim. Met. MoMA. A Biblioteca Pública. A Catedral de St Patrick. O Rockefeller Center. O Empire State Building. One World Trade Center. Wall Street. Chinatown. SoHo. Tribeca. Little Italy. A baía de Nova York. A ponte Brooklin. As Nações Unidas. A Liberdade, na estátua mais famosa do mundo. E milhares de outros numa escala superlativa a desafiar os limites.
Pelo que, a única forma de, por momentos, não nos sentirmos minúsculos é, desfrutar da magnífica vista no Top of The Rock e, sobre o enorme tabuleiro de lego que é a cidade, encaixarmos as peças que o jogo nos conceder!
Chegado há escassos 3 dias, deambulo já por ruas e avenidas da grande metrópole com a mesma familiaridade descontraída com que rotineiramente percorro a Alameda dos Álamos, aí em Vila Nova. E, se acharem isto um exagero do outro mundo, sempre lhes direi que andar sozinho no meio de uma multidão por entre arranha-céus não é tão diferente assim de calcorrear a alameda sem vivalma por entre álamos gigantes. Com a distância, bem entendido, que vai do ruído ao silêncio. Mas, para muitos, a mesma solidão. Que se ilude e dilui, sem que se dê por isso, na massa esquizofrénica de carros e gentes que noite e dia inundam ruas e avenidas, num chinfrim permanente de vozes, apitos, buzinas, sirenes.
Mas nada de alarmes, que por estas bandas há uma mole imensa de indispensáveis cuidadores, entre polícias (e ladrões), seguranças, seguradoras, organizações, associações, misericórdias, fundações, conventos (e prisões), catedrais, igrejas, sacristias, cardeais, bispos, abades, abadessas, monges e monjas, para que em falhando a segurança em vida se não perca a esperança da morte segura!
Frente ao anfiteatro e ao lado de uma esquadra de polícia, improvisados em plena Times Square, um fanático espalhador da palavra repete endiabrado aos circunstantes distraídos com a sedutora omnipresença dos néons, o que exibe num cartaz frenético sobre a multidão: “Jesus is the Truth”. E, como uma exortação, ou um milagre das luzes, mais néons se acendem, explodem e brilham por entre a babilónia de gentes a mergulhar no lusco-fusco que se estreita e afunila nas frestas de céu, lá, bem alto, no cocuruto dos edifícios.
Mas nem tudo é frenesim, agitação permanente ou sobressaltado estado de alma!
De quando em vez, imaginem só, a 5ª Avenida é caminho tradicional de procissões aos domingos. Interrompe-se o trânsito, desfilam os andores dos santos eleitos, convocam-se os devotos ao recolhimento e à oração e eis que o silêncio se instala sob o manto diáfano das vozes contidas nos ritos suplicantes. Aqui como aí, uma santa harmonia em que todos cabem sem que todos caibam da mesma maneira.
É, meus caros, a vida em Nova Iorque. Uma roda viva em que os dias e as noites não se distinguem pela luz que não se apaga nos céus de Times Square! E em que realidade e ficção se misturam nos espíritos à mesma velocidade com que me perco no meio da multidão. Com tanto mundo lá fora é como se o mundo se contivesse todo aqui!
E, como imaginam, não é possível transportar todo o mundo para Vila Nova!
Pelo que, apesar mesmo das saudades e do retirado sossego que a espaços me imponho, não vejo outro remédio que não seja prolongar por mais uns dias esta santa embriaguez, confiante de que as virtuosas propriedades dos taninos eliminem, sem deixar rasto, os efeitos das inevitáveis ressacas e da pecaminosa consciência da gula!
Fico, com a expectativa de ter aguçado a V/ curiosidade, pelo que partilho convosco apontamentos e fotos,

para que experimentem a sensação de viajar por aqui, e eu, a ilusão de ter-vos por perto.

Boas viagens!

 

One thought on “Postal de Nova York

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: