Deserto Branco: Egito | Deserto Negro | Visitar Egito

DESERTO OCIDENTAL DO EGITO

O Deserto Ocidental do Egito, é toda a vasta área do grande deserto do Sahara a ocidente do rio Nilo, que vai do Mediterrâneo às fronteiras com a Líbia e o Sudão. Ocupa dois terços do território do Egito.
No passado, era zona habitual de passagem de tuaregues e caravanas de comerciantes.

ROTEIRO EGITO

É uma região árida e inóspita, maioritariamente formada por fragmentos de rocha e areia, pontuada por  algumas depressões importantes, os OÁSIS.
A presença de conchas e fósseis de animais marinhos indicia a presença do oceano em tempos muito recuados, ao longo dos quais a natureza foi moldando uma paisagem  extraordinária de formações rochosas e dunares de grande beleza natural, como o
 Deserto Branco, o Deserto Negro, a Montanha de Cristal ou o Grande Mar de Areia.

Campanha do Deserto Ocidental

Durante o século XX, o Deserto Ocidental do Egito foi palco de várias campanhas militares durante as I e II Guerras Mundiais.
A Campanha do Deserto Ocidental, que opôs as forças do Eixo (Itália e Alemanha) aos Aliados ocidentais, teve início em 1940, com a invasão do Egito pela Itália, e terminou com a vitória dos Aliados, em 1942.
Ao longo dos tempos, persas, gregos, romanos, franceses, italianos, alemães, ingleses, todos encontraram no deserto a barreira natural às suas pretensões hegemónicas sobre o Egito.


DESERTO BRANCO

White Desert, Egypt

O DESERTO BRANCO é uma região do Deserto Ocidental do Egito nas proximidades do oásis de Bahariya, algumas dezenas de quilómetros a norte do oásis de Farafra.
É uma área protegida de cerca de 3000 km2, caracterizada pela coloração predominantemente branca e creme das suas formações rochosas constituídas por giz, ou cré, uma espécie de calcário branco.

Ao longo dos anos, a ação da erosão foi esculpindo neste pedaço magnífico de Natureza formas tais e tão extraordinárias que são hoje um enorme atrativo para quem visita o Egito e oferta habitual dos pacotes de roteiro turístico.
Uma paisagem sublime, como podemos comprovar através de algumas das fotos e do vídeo que aqui partilhamos.

DESERTO BRANCO em vídeo

DESERTO BRANCO: Nascer do Sol

E se o pôr do sol no DESERTO BRANCO pode ser mágico, o nascer do sol não o é menos.
De um e outro lado, é sempre o mesmo mar onde o sol se ergue e se põe, um imenso mar de areia mais real e mais intenso quando as ondas de calor se espraiam sob o sol do meio-dia.

DESERTO BRANCO: Pôr do Sol

O pôr do sol, o lusco-fusco, a transição do dia para a noite, é sempre um momento magico, mesmo se no corre-corre do dia a dia não temos tempo de dar por isso.

Altura para fazer a fogueira, preparar e saborear o jantar à luz do luar e do brilho esplendoroso de milhões de estrelas sob um céu magnífico.

Deserto Branco

Antes que uma tempestade de areia nos fustigue e empurre para o abrigo da tenda beduína, onde se prepara o chã madrugador e o repouso abençoado, até que de novo o sol desponte no outro lado do horizonte.


DESERTO NEGRO

O DESERTO NEGRO é essencialmente formado por montanhas e vales onde predominam formações magmáticas e milhares de pequenas rochas de cor preta.

Deserto Negro, Egito

Deserto Ocidental, Egito

Como podemos perceber nas imagens e no vídeo, as rochas pretas estão espalhadas sobre um fundo arenoso de tonalidades laranja e castanho, que produz um contraste muito curioso e nos transporta para paisagens (quase) extraterrestres.

DESERTO NEGRO em vídeo


MONTANHA DE CRISTAL

Entre o DESERTO BRANCO e o DESERTO NEGRO, fica uma outra atração e local de paragem frequente entre os que visitam o deserto – a Montanha de Cristal.
Assim chamada, por nela predominarem rochas que parecendo cristal, na verdade, não são cristais puros e sim rochas formadas essencialmente por barita, um mineral mais mole que os cristais.

Montanha de Cristal, Deserto Ocidental do Egito

A Montanha de Cristal, surgiu depois de as obras de construção da estrada que liga os oásis de Bahariya e Farafra terem rasgado a montanha e deixado a descoberto curiosas formações de cristais.


GRANDE MAR DE AREIA

O Grande Mar de Areia, assim chamado devido às enormes ondas de dunas formadas pelo vento, que podem atingir até 110 metros de altura, é uma região arenosa do deserto, ao sul do oásis de Siwa, que se estende para oriente até à fronteira com a Líbia.

⇑ Topo

Mais sobre o EGITO:
--> CAIRO Roteiro: De Tahrir às Pirâmides
--> CAIRO Cidade: Que ver Que fazer
--> CAIRO Antigo: Bairro e Museu Copta
--> CAIRO Histórico: Al-Azhar, Cidadela

--> PIRÂMIDES: Gizé e Grande Esfinge 
--> PIRÂMIDES: Sakkara e Dahshur

--> MÊNFIS: Colosso de Ramsés e Esfinge
--> TEBAS: Necrópole | Colossos de Memnon
--> KARNAK: Templo de Karnak 
--> LUXOR: Templo de Luxor
--> VALE DOS REIS: Vale das Rainhas
--> DEIR EL-BAHARI: Templo de Hatshepsut
--> MEDINET HABU: Templo de Ramses III
--> EDFU: Templo de Horus
--> KOM OMBO: Templo de Horus e Sobek
--> ASSUÃO: Barragem e Lago Nasser
--> PHILAE: Templo de Ísis
--> ABU SIMBEL: Templo de Ramsés II

--> EGITO: Cruzeiro no Nilo
--> EGITO: Oasis
--> EGITO: Planear e Organizar Viagem

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: