Balcãs | Roteiro de viagem | Visitar Balcãs

BALCÃS ou Península Balcânica, é a mais oriental das três grandes penínsulas do sul da Europa. Não existindo consenso universal sobre os países que compõem a região, os BALCÃS, de acordo com a Enciclopédia Britânica, são geralmente caracterizados como abrangendo a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Kosovo, Montenegro, República da Macedónia, Roménia, Sérvia e, ainda, a Eslovénia, não essencialmente por razões geográficas mas históricas.

O nosso roteiro pelos BALCÃS inclui a CROÁCIA, a BÓSNIA E HERZEGOVINA, a SÉRVIA, a BULGÁRIA e a ESLOVÉNIA.

1. CROÁCIA

Roteiro Croácia: Zagreb, Lagos Plitvice, Costa do Adriático

A Croácia, que tem por capital Zagreb, é um país da União Europeia não pertencente à Zona Euro, formado a partir do território da ex-Jugoslávia. É banhado pelo Mar Adriático, com o litoral muito recortado, formando baías, penínsulas e mais de mil ilhas, que constituem uma paisagem magnífica. Na verdade, A Costa do Adriático juntamente com o Parque Nacional dos Lagos Plitvice e com a capital Zagreb, constituem as principais atrações turísticas da Croácia.

No Postal da Croácia
deixamos as nossas impressões de viagem sobre um país magnífico que tem muito a oferecer a quem o visita: paisagem, património, parques naturais, praias.

1-2. ALPES DINÁRICOS

Alpes Dináricos e Neretva | Da Croácia à Bósnia

2. BÓSNIA E HERZEGOVINA

A Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs resultante da dissolução da ex-Jugoslávia. Depois da independência, em 1992, teve de lidar com uma guerra civil que destruiu importantes infraestruturas do país, que o depauperou economica e socialmente e teve custos trágicos em vidas e custos de guerra.
Esses sinais e esses custos são ainda hoje bem visíveis em cidades como a capital SARAJEVO, no cantão da Bósnia, e MOSTAR, no cantão da Herzegovina, cujo centro histórico e Ponte Velha são Património Mundial da Unesco, desde 2005.
A Bósnia e Herzegovina tem acesso ao Mar Adriático através do porto de Neum, uma pequena faixa de 22 km de território, que divide Croácia em duas.

No Postal da Bósnia
fazemos um exercício livre sobre as impressões de viagem num país que vai dando passos consistentes no apagamento dos traumas da guerra.

3. SÉRVIA

A Sérvia é também um país europeu dos Balcãs, resultante da dissolução da ex-Jugoslávia. Depois da guerra e do conflito pela posse do Kosovo, cuja declaração de independência ainda não reconheceu, a Sérvia tem vindo a fazer um esforço de recuperação interna e da sua imagem no exterior, como provam os sinais de modernidade e desenvolvimento que encontramos na capital.
A Sérvia não tem acesso direto ao mar, pelo que é o rio Danúbio, que domina a norte, que proporciona a via fluvial de acesso à Europa central e ao Mar Negro.

No Postal de Belgrado
registamos as impressões de viagem que retivemos da cidade e da boémia da capital da Sérvia.

4. BULGÁRIA

A Bulgária é um país europeu integrante da Nato e da União Europeia.
O centro do país é atravessado de leste a oeste pela cordilheira dos Balcãs. A sul, localiza-se o famoso Vale das Rosas, de cuja produção saem os ingredientes para os perfumes produzidos na Bulgária e um pouco por todo o mundo. A sudoeste fica o Musala, a mais alta montanha de toda a península balcânica, com quase 3000 metros de altitude.
A norte, o rio Danúbio define uma boa parte da fronteira que, a oeste, se faz com o mar Negro.

No Postal de Sófia
a expressão dos nossos amores e desamores pela capital de um país ainda dividido entre a nostalgia do legado comunista e as dúvidas e expectativas de uma mais profunda integração europeia.

5. ESLOVÉNIA

A Eslovénia é um pequeno país do leste europeu resultante da dissolução da Jugoslávia. Independente desde 1991, integra, entre outras, a União Europeia, a Zona Euro, o Espaço Schengen.
Possui uma taxa de literacia próxima dos 100%, sendo, depois da Finlândia e da Suécia, país europeu com maior área de floresta.

No Postal de Ljubljana
fazemos uma incursão pelos, mitos, as lendas e a realidade de um país e uma capital que têm um encanto e uma magia especiais que não deixarão ninguém indiferente.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: