Andorra Viagem | Roteiro + Dicas | Visitar Andorra

ANDORRA, oficialmente Principado de Andorra, é um pequeno país europeu situado no coração dos Pirenéus orientais, na linha de fronteira entre a Espanha (Catalunha) e a França.
Um território montanhoso, com 65 picos que ultrapassam 2.000 metros de altitude, que é máxima em Coma Pedrosa, a 2946 metros, e mínima a 840 metros, no ponto onde o rio La Valira entra em Espanha. As montanhas, as florestas, os prados, os rios e os lagos ocupam mais de 90% da área total de ANDORRA.

O vale Madriu-Perafita-Claror, é Património Mundial UNESCO.

Coma-Pedrosa-Andorra

Informações Úteis

Como chegarDe aviãoANDORRA não tem aeroporto. O mais próximo é o Aeroporto de Andorra-La Seu, em Lleida, funcionando apenas no verão, por se situar em alta montanha. Outros aeroportos (num raio de 200 km): Toulouse-Blagnac, Carcassonne, Girona-Costa Brava, Barcelona-El Prat, Reus e Alguaire.
De comboio: a estação mais próxima situa-se a 11 km da fronteira, em L’Hospitalet-prés-l’Andorre (França); do lado espanhol, a estação de Lleida Pirineus, à qual chegam comboios de alta velocidade, sobretudo de Madrid–Puerta de Atocha e de Barcelona Sants. Existem ligações rodoviárias entre estas estações e ANDORRA, e a possibilidade de alugar carro.
De autocarro: há inúmeras ligações internacionais entre ANDORRA e várias cidades espanholas (Barcelona, La Seu d’Urgell, Lleida ou Salamanca), francesas (L’Hospitalet-prés-l’Andorre e Toulouse) e portuguesas (Porto ou Arcos de Valdevez).
Regime de entrada e saída – Cartão de Cidadão ou passaporte, para cidadãos da União Europeia; Passaporte válido, para cidadãos fora da UE que não precisam de visto Schengen para viajar para a Europa; Passaporte válido e visto Schengen de multientrada e multissaída, para os que precisam de visto Schengen.
Língua oficial – O catalão é a língua oficial de ANDORRA, sendo frequentes outros idiomas como o castelhano (32% da população é espanhola), o português (16%) e o francês (6%). Apenas cerca de 38% da população é natural de ANDORRA.
Moeda – Euro (€).
Clima – Verões quentes e invernos frios com frequentes quedas de neve. As temperaturas médias anuais são de -2ºC (mínimas) e +24ºC (máximas).


MAPA DE ANDORRA

PAS DE LA CASA

Andorra-Pas-de-la-Casa

SANT JULIA LORIA

Pas de la Casa, a nordeste, na fronteira com a França, e Sant Julia Loria, a sul, na fronteira com a Espanha, são os pontos de comunicação terrestre de ANDORRA com estes países.

ANDORRA: O que visitar

1.  ANDORRA -A-VELHA

Andorra-a-Velha é a capital e a cidade mais populosa de ANDORRA, sendo também a capital mais alta da Europa, a 1013 metros de altitude.

Andorra-a-Velha

Salvador-Dali-Nobreza-dos-Tempos
Nobreza dos Tempos“, de Salvador Dali, na Praça La Rotonda, em Andorra-a-Velha

A capital de ANDORRA recebe anualmente mais de 10 milhões de turistas, que visitam o país e a cidade ao longo de todo o ano, no inverno sobretudo para a prática de esqui e outros desportos de neve, no verão para explorar os trilhos de floresta verde e os parques naturais.

2.  CALDEA ANDORRA

A menos de 1 km do centro da capital, o Centro Termolúdico Caldea, é um moderno complexo termal e lúdico que faz o aproveitamento das águas termais naturais da localidade de Escaldes.

Andorra-Escaldes

Um espaço de relaxamento e lazer pensado para as famílias, arquitetonicamente arrojado, alegre e funcional, com spa e tratamentos para miúdos e graúdos.

3.  MIRADOR ROC DEL QUER

A nordeste, a pouco mais de 16 kms da capital, em Canillo, situa-se um dos mais espetaculares miradouros de ANDORRA: o Mirador Roc del Quer, próximo da estância de esqui de Grandvalila.

Roc-del-Quer

Mirador-Roc-del-Quer-totens
Mirador Roc del Quer. Estruturas Autogeradoras, totens de madeira de Jorge Dubón

Andorra-Vale-Montaup

A vista sobre os vales de Montaup e Valira d’Orient encaixados nas majestosas montanhas dos Pirenéus é deslumbrante e única, e dá-nos aquela sensação de um poder efémero mas extraordinário de sermos donos do mundo numa paisagem que nos esmaga com a sua beleza.

4. PICO DE COMA PEDROSA

Na região nordeste, próximo da localidade de Arinsal, La Massana, situa-se o pico mais elevado de ANDORRA: Coma Pedrosa (2946 mts).

Nos vales de La Massana e Ordino, a menos de 10 km a norte de da capital, Andorra-a-Velha, situa-se a estação de esqui de Vallnord.


ANDORRA: O que fazer

Trilhos-Andorra

Parques Naturais

Vimos que mais de 90% do território de ANDORRA é floresta, sendo que 10% está classificado como Património Mundial.
Para a percorrer e explorar os seus meandros estão organizados percursos e trilhos de montanha excelentes para a prática de cicloturismo e BTT ou para serem percorridos a pé.

Cicloturismo, BTT e Percursos Pedestres

ANDORRA possui mais de 60 rotas de montanha devidamente sinalizadas, que permitem percorrer todo o país por caminhos de pé-posto (sem asfalto) seguindo o Trilho de Grande Rota, ao longo do qual existem 29 refúgios de montanha para passar as noites de travessia em plena natureza.

Desportos de inverno

Esqui-Andorra

No inverno, ANDORRA cobre-se de neve, reunindo condições excecionais para a prática de desportos de inverno. São mais de 300 km de pistas de esqui, distribuídos pelos vários setores das estações de Grandvalira (em Canillo), Vallnord (em La Massana e Ordino) ou Naturlandia (a sul, em Sant Julia de Loria).

⇑ Topo

Sobre os PIRENÉUS:
==> Pirenéus: Ordesa e Monte Perdido

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: