Oviedo: Espanha |Roteiro Viagem |Visitar Oviedo

OVIEDO é a capital das Astúrias, sendo também a maior cidade desta comunidade autónoma do noroeste de Espanha.
Uma cidade deliciosa, exótica, bonita, limpa, agradável, pacífica, para pedestres. Algo como saído de um conto de fadas”, no dizer de Woody Allen.

Sob a designação de Monumentos de Oviedo e do Reino das Astúrias, a UNESCO classificou como Património Mundial as construções pré-românicas (séc. IX) características de um estilo inovador com um contributo decisivo no desenvolvimento da arquitetura religiosa da península ibérica.

Os Prémios Princesa das Astúrias, destinados a distinguir feitos notáveis de instituições e personalidades em todo o mundo, marca o evento anual de maior projeção internacional de OVIEDO.

Pelayo-Oviedo

Como chegar – O Aeroporto das Astúrias situa-se a 47 km de OVIEDO, havendo várias ligações de autocarro. Gijón, fica a cerca de 30 km, Cudillero a cerca de 60 km e Luarca a menos de 100 km.

Ovetenses famosos:
– Letícia de Espanha, rainha consorte por matrimónio com Filipe VI;
– Fernando Alonso, automobilista de Fórmula 1;
– Leopoldo Alas, novelista espanhol.

Destinos Próximos:
==> GIJÓN: Roteiro + Dicas de Viagem
==> SANTILLANA DEL MAR: Roteiro + Dicas de Viagem 
==> SANTANDER: Roteiro + Dicas de Viagem
==> ASTÚRIAS: Viagem Cudillero – Luarca

OVIEDO: Roteiro

O Que Ver em OVIEDO

A arquitetura pré-românica, o centro histórico, a Catedral de Oviedo, os edifícios de inspiração francesa, os parques e jardins, e mais de 100 estátuas espalhadas pela cidade.

1.  PLAZA DE LA ESCANDALERA

La-Escandalera-Oviedo
OVIEDO. Plaza de La Escandalera. Em 1º plano, a estátua “A Maternidade” (“A Gorda”) de Botero; ao fundo, a Casa Conde, um edifício de estilo francês do início do séc. XX

Uma praça popular e central, onde se destacam o fontanário, a arquitetura de inspiração francesa e a grande estátua do artista colombiano Fernando Botero, estrategicamente situada entre as zonas histórica e comercial de OVIEDO, próximo de todos os pontos de interesse da cidade. Excelente para percorrer a pé.

A praça deve o seu nome – La Escandalera, às discussões calorosa provocadas pela construção da primeira casa.
De onde partimos para o nosso roteiro por OVIEDO.

2.  CAMPO DE SÃO FRANCISCO

Campo-Sao-Francisco-Oviedo
OVIEDO. Campo de São Francisco. Escultura “Maternidade”

Ao lado da Plaza de La Escandalera, o Campo de São Francisco é o maior e mais emblemático parque urbano de OVIEDO e um dos maiores da região das Astúrias.

É o espaço de recreação e lazer preferido de muitas famílias e o local escolhido para a realização de inúmeras atividades e eventos culturais.

3.  TEATRO CAMPOAMOR

Teatro-Campoamor-Oviedo
OVIEDO. Teatro Campoamor. Em frente, junto ao elegante candeeiro a estátua “Esperanza caminando”

Junto à Plaza de La Escandalera, o Teatro Campoamor, uma das grandes referências culturais da cidade, palco da temporada de ópera de OVIEDO e da gala anual de entrega dos Prémios Princesa das Astúrias.

4.  ESCULTURAS DE OVIEDO

São mais de cem as esculturas espalhadas pela cidade, constituindo uma das principais atrações de OVIEDO: “La Bailarina”, do escultor Santiago de Santiago, “Culus Monumentalibus”, de Eduardo Úrculo, “La Lechera”, de Manuel García Linares, “Guisandera”, de María Luisa Sánchez-Ocaña, “Woody Allen”, de Vicente Menéndez Santarúa, ou “El Viajero”, de Eduardo Úrculo.

Woody Allen, um dos apaixonados visitantes de OVIEDO, vencedor do Prémio Princípe das Astúrias, em 2002. 

5.  CATEDRAL DE OVIEDO

Catedral-Oviedo

A menos de 500 metros, um dos mais notáveis monumentos de OVIEDO, a Catedral de São Salvador, cujo início de construção data do séc. XIII, de estilo predominantemente gótico patente na imponência da sua torre e na elegância da sua fachada.

Oviedo-Camara-Santa

Integra uma capela do séc. IX, a Câmara Santa, assim chamada por nela se guardarem os tesouros e relíquias da catedral, a mais importante das quais é o Santo Sudário de Oviedo.
A Câmara Santa faz parte da lista de Monumentos de Oviedo e do Reino das Astúrias, Património Mundial UNESCO.

O ditado popular: “Quem vai a Santiago e não ao Salvador visita o servo e não o Senhor”,
enfatiza a importância da Catedral de São Salvador como lugar de peregrinação e o facto de nela se ter iniciado o Caminho de Santiago (Caminho Primitivo que liga Oviedo a Santiago de Compostela) no tempo de Afonso II, o Casto, o primeiro rei peregrino.

Ao lado da catedral de OVIEDO, no antigo Mosteiro de São Vicente, encontra-se o Museu Arqueológico das Astúrias.

6.  MOSTEIRO DE SAN PELAYO

Mosteiro-San-Pelayo-Oviedo

Perto da Catedral de OVIEDO fica o Mosteiro Beneditino de San Pelayo, também conhecido como Mosteiro das Pelayas por ser um convento feminino.
Fundado pelo rei Afonso II, perdeu muitas das suas características pré-românicas originais em resultado das remodelações a que foi submetido.

7.  UNIVERSIDADE DE OVIEDO

A Universidade de OVIEDO, fundada no início do séc. XVII, é uma prestigiada escola de estudos superiores. Contou entre seus alunos e professores com prestigiadas figuras da vida cultural e política de Espanha, como o escritor Gonzalo Torrente Ballester, autor de A saga/fuga de JB, considerada a sua obra-prima, galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras, em 1982.

8.  BASÍLICA DE SAN JUAN EL REAL

Basilica-Sao-Joao-Oviedo

A Igreja de San Juan el Real, situada na praça Fernando Rubio, foi promovida a Basílica Menor por decreto papal de 2014, tendo comemorado o seu centésimo aniversário durante o ano de 2015.
Exibe um estilo arquitetónico modernista ornamentado com elementos neo-românicos e bizantinos.
Foi local do casamento de Francisco Franco com Cármen Polo, natural de OVIEDO.

9.  MERCADO EL FONTÁN

El- Fontan-Oviedo

Com uma bela arquitetura de ferro e vidro, o Mercado El Fontán, situado na praça com o mesmo nome, é a grande praça coberta de OVIEDO, essencialmente dedicado à comercialização de produtos alimentares frescos.


O Que Fazer em OVIEDO

O périplo pedestre pelos principais edifícios e monumentos notáveis da cidade, pelos parques e jardins e pelos inúmeras estátuas e esculturas que emolduram as ruas de OVIEDO, também sugere alguns momentos de descontração e repouso.

1.  GASCONA

Gascona-Oviedo
OVIEDO. Calle Gascona, famosa pela concentração de sidrarias

A região das Astúrias é também conhecida como a capital da sidra, uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação do sumo de maçã.
A rua Gascona, no coração da cidade, é conhecida como o bulevar da sidra em OVIEDO.

Treze sidrarias que não apenas servem a bebida asturiana por excelência mas igualmente o que há de melhor na sua gastronomia: fabada asturiana (feijoada com carnes); cachopo (filetes panados de vitela, recheados com queijo e presunto); bollos preñaos (pão com chouriço),

Carbayone-Oviedo

que podemos rematar com uma sobremesas típicas como os frixuelos (tipo crepes) ou os carbayones (bolo de massa folhada à base de ovos e amêndoa, cobertos com calda de açucar).

2.  ARREDORES DE OVIEDO

A capital das Astúrias ocupa uma posição central na comunidade autónoma onde não faltam locais turísticos diversificados e de interesse. Na Costa Verde, ao longo do Mar Cantábrico, a cidade de Gijón, e várias comunidades piscatórias como Luarca e Cudillero, a leste, ou Ribadesella e Llanes, a oeste. No interior, a primitiva capital Cangas de Onis, a cadeia montanhosa dos Picos da Europa e o Parque Natural de Somiedo.

⇑ Topo

Outros Destinos: 
==> BARCELONA: Roteiro + Dicas de Viagem 
==> LLEIDA: Roteiro + Dicas de Viagem 
==> SAN SEBASTIÁN: Roteiro + Dicas de Viagem 
==> BILBAU: Roteiro + Dicas de Viagem 
==> PIRINÉUS: Ordesa e Monte Perdido

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: