Montesinho | Parque Natural | Montesinho

O Parque Natural de MONTESINHO, é uma zona protegida situada no nordeste de Portugal continental, na região de Trás-os-Montes, abrangendo a parte norte dos concelhos de Bragança e Vinhais, que conjuntamente com Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, formam um território que se convencionou chamar de Terra Fria.

Com 92 aldeias e cerca de 9000 habitantes o Parque Natural de MONTESINHO ocupa uma área de quase 750 km2, onde se destacam os maciços da Serra da Coroa (a oeste) e da Serra de Montesinho (a este), que regista a altitude mais elevada de 1486 metros.

Montesinho
TURISMO DE NATUREZA EM PORTUGAL:
>> Douro Internacional | Parque Natural | Douro
>> Douro Vinhateiro | Roteiro + Dicas | Visitar Douro
>> Estrela Geopark | Que Ver e Fazer | Estrela
>> Arouca Geopark | Que Ver e Fazer | Visitar Arouca
>> Trebilhadouro: Vale  Cambra | Turismo de Aldeia
>> Vimieiro: Penacova | Praia Fluvial do Vimieiro
>> Rota da Água e da Pedra | Turismo de Natureza

MONTESINHO: Como Chegar

  • A partir de Bragança, são cerca de 20 km e 30m de carro até ao centro do Parque
  • A partir do Porto, pela A4, são cerca de 230 km e 2h30m de carro
  • A partir de Coimbra, pelo IP3, A24 e A4, são cerca de 300 km e 3h30m de carro
  • A partir de Lisboa, pela A1, A41 e A4, são cerca de 525 km e 5h15m de carro

MONTESINHO: Roteiro


MONTESINHO: Que Ver

1. PARQUE NATURAL

Como vimos, são 750 km2 de maciços montanhosos, rios, barragens, fauna e flora variada, e a presença humana, nos moínhos de água ou no casario de granito, dispersa por 92 aldeias típicas que preservam um inestimável património histórico e cultural e hábitos comunitários trazidos de tempos medievais.

2. MONTESINHO

Aldeia-Montesinho

A aldeia de Montesinho, no concelho de Bragança, é uma das mais altas de Portugal e a mais elevada da serra de Montesinho, a 1030 metros de altitude.
É uma povoação e uma aldeia típicas, de arquitetura popular transmontana, com um museu instalado numa casa tradicional, várias casas recuperadas para habitação, turismo rural, artesanato local e pequenas lojas de produtos regionais.

A aldeia de Montesinho está associada ao turismo de aldeia, recebendo a classificação de Aldeia de Portugal, tal como Rio de Onor.

3. RIO DE ONOR

Rio-Onor-Montesinho

Ainda em Bragança, a cerca de 26 kms da sede de concelho, Rio de Onor é também uma aldeia típica com características de organização social que a tornam muito particular, pois permanece como aldeia comunitária, preservando hábitos medievais de partilha e entreajuda entre todos os habitantes, nomeadamente na utilização dos fornos, das forjas, dos terrenos agrícolas e dos rebanhos.

Rio de Onor é atravessada pelo rio homónimo e pela fronteira internacional entre Portugal e Espanha, uma fronteira inexistente para os locais que também partilhavam um dialeto comum, hoje praticamente extinto.

4. AVELEDA

Aveleda-Bragança

Como se prova, uma aldeia pitoresca, sede da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor.

5. VARGE

Varge-Bragança

Varge é uma aldeia pertencente à União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, conhecida sobretudo pela sua tradicional Festa dos Rapazes, uma dos desfiles de Caretos mais emblemáticos de toda a região de Trás-os-Montes.

6. FRANÇA

Com referência ao Elucidário de Sousa Viterbo, o termo frança parece estar relacionado com a palavra fronde (lenha miúda, ramos e folhas de árvore), donde, de acordo com a Monografia das Freguesias do Concelho, da Câmara de Bragança, o nome da aldeia poder associar-se à abundância de árvores.

Na verdade, França é atravessada pelo rio Sabor, possuindo neste uma fresca praia fluvial com um ótimo parque de merendas, arborizado e aprazível, que proporcionam excelentes condições de lazer.

7. GIMONDE

A Ponte de Gimonde ou Ponte Velha (na foto, à esquerda), sobre o rio Malara, integrava a Via XVII, estrada romana que estabelecia a ligação entre Braga e Astorga passando por Chaves.

Foi objeto de profunda intervenção, tendo sido utilizada pelos peregrinos que demandavam Santiago de Compostela.


MONTESINHO: Que Fazer

1. BRAGANÇA

Bragança-cidade

Situada no Nordeste Transmontano, Bragança é a capital de distrito mais a norte de Portugal continental.
Possui um valioso património cultural e arquitetónico, de que se destacam o Domus Minicipalis, monumento nacional, do séc. XII, considerado o único exemplar de arquitetura civil românica, na Penínsul Ibérica, e o Castelo de Bragança com a sua elegante Torre de Menagem.

2. VINHAIS

Montesinho-forno-cal
PARQUE NATURAL DE MONTESINHO. Vinhais, Dine. Forno de cal (estruturas características construídas junto de afloramentos calcários)
Moinho-Montesinho
PARQUE NATURAL DE MONTESINHO. Vinhais. Rio Tuela. Moínho de água

A cerca de 3 km do centro da vila, o Parque Biológico de Vinhais, situado no perímetro florestal da serra da Coroa, em pleno Parque Natural de MONTESINHO, foi projetado para promoção e divulgação da biodiversidade, conservação da natureza, ecoturismo, paisagem natural, cultural e histórica da região.

Entre outras atividades de turismo de natureza, possui um percurso de 1 km ao longo do qual é possuir tomar contacto com espécies autóctones como galinhas, perdizes, águias, burros, javalis, corsos, ou veados.

3. BRAMA DOS VEADOS

O Parque Natural de MONTESINHO é também um local privilegiado para observação da brama, um fenómeno natural que ocorre no outono, durante cerca de um mês, no período reprodutivo dos veados, altura em que os machos escolhem locais descampados, emitem fortes bramidos e lutam com outros machos, para dar nas vistas, marcar território e atrair as fêmeas.
Neste investimento praticamente não se alimentam chegando a perder 40% do seu peso.

Um espetáculo natural que pode ser observado apenas ao crepúsculo e de madrugada, pois não existe brama de dia.

4. PUEBLA DE SANABRIA

Puebla-Sanabria-lago

Puebla de Sanabria é um município raiano da província de Zamora, em Espanha, a cerca de 50 km do Parque Natural do MONTESINHO e de Bragança, utilizando a estrada que atravessa Varge, logo após o aeródromo de Bragança, e Rio de Onor.
Integra a rede de Aldeias mais bonitas de Espanha.

Uma sugestão bem interessante para, quem sabe, complementar este roteiro de natureza, pois que, tal como MONTESINHO, Puebla de Sanabria possui um belo parque, o Parque Natural do Lago de Sanabria.

OUTROS PARQUES NATURAIS:
>> Douro Internacional | Parque Natural | Douro
>> Douro Vinhateiro | Roteiro + Dicas | Visitar Douro
>> Estrela Geopark | Que Ver e Fazer | Estrela
>> Arouca Geopark | Que Ver e Fazer | Visitar Arouca
>> Katla: Islândia | Geoparque Global Katla

30 thoughts on “Montesinho | Parque Natural | Montesinho

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: