Redondo | Que Ver e Fazer | Visitar Redondo

Andando D. Dinis de “candeias às avessas” com seu filho Afonso, futuro Afonso IV, por este crer que seu pai o preteria em favor do irmão Afonso Sanches na sucessão do trono, e porque, nesta contenda, a maioria dos municípios tomavam a causa do infante contra o rei, D. Dinis, em 1318, decidiu amputar os concelhos de Évoramonte e Monsaraz e, com as partes de ambos, criar o município do REDONDO.
O novo concelho haveria de crescer sobre um maciço rochoso conhecido por “penedo redondo” que existiria no monte onde se ergue o castelo do REDONDO.

Vila_Redondo
Panoramica_Redondo

Um século mais tarde, encontrando-se a povoação praticamente despovoada, D. João I imporia, nas Cortes de Santarém de 1481, a obrigação de passagem pelo REDONDO a todos os que de Évora se deslocassem para Alandroal e Vila Viçosa, ou destas para Évora, com pagamento da respetiva portagem.

Pertencendo ao distrito de Évora, de que dista 36 km para este, o concelho do REDONDO estende-se entre os contrafortes da Serra d’Ossa e as planícies de Montoito, a mais ou menos uma vintena de quilómetros de Évoramonte (24 km), Vila Viçosa (20 km) e Alandroal (16 km).

PARQUES NA REGIÃO :
>> ALQUEVA | O Grande Lago
>> VALE DO GUADIANA | Parque Natural
>> NOUDAR | Parque de Natureza | Barrancos
>> SW Alentejano e Costa Vicentina | PNSACV
>> SERRA DO CALDEIRÃO | Entre Alentejo e Algarve

REDONDO: Roteiro

REDONDO: Como Chegar

♦  A partir de Évora, 36 km/0h30m – pela EN254, direção REDONDO/Vila Viçosa.
♦  A partir de Lisboa, 173 km/1h50m – pela A2 (Ponte 25 de Abril) ou pela A12 (Ponte Vasco da Gama), depois pela A6, saindo nesta para a EN114 em direção a Évora, tomando depois a EN254 a REDONDO;
♦  A partir de Faro, 245 km/2h35m – pela A22 (direção Portimão/Lisboa), depois A2 (saída 10, direção Messines/Lisboa) e IP2 (saída 12, para Castro Verde/Beja); finalmente EN256 até REDONDO;


REDONDO: Que Ver

1. LARGO D. DINIS

Redondo_praca_Dinis
REDONDO. Largo D. Dinis. Igreja Matriz e Porta do Relógio; entre ambas, uma hospedaria do séc. XVI
D_Dinis_Redondo

No histórico Largo de D. Dinis, antigo Largo Velho, junto ao que resta da muralha medieval, uma das imagens mais impactantes da vila de REDONDO: a Porta do Relógio ou do Postigo, com as duas torres originais e posteriores intervenções manuelinas, a igreja matriz quinhentista ao gosto barroco, o pelourinho de inspiração dórica, provavelmente do séc. XVI.
Um conjunto onde a vista se demora entretida entre a harmonia branca e a originalidade.

2. PELOURINHO DE REDONDO

Redondo_Pelourinho
Pelourinho_Redondo

O Pelourinho de REDONDO, terá sido erguido no início do séc. XVI diante da antiga Casa da Câmara, no castelo, mudado depois para o Rossio da Vila (atual Praça da República), repousado nos armazéns da Câmara Municipal até 1940, e finalmente reerguido no local onde se encontra, no Largo D. Dinis.

Não tendo o seu aspeto original, é constituído por um fuste cilíndrico estriado de inspiração dórica rematado por uma pinha torsa, em calcário, assente numa peanha quadrada com três degraus.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

3. IGREJA MATRIZ DE REDONDO

Igreja_matriz_Redondo

A Igreja Matriz de REDONDO, consagrada a Nossa Senhora da Anunciação, é um monumento quinhentista de inspiração barroca popular, que substituiu a primitiva igreja gótica da cerca.
De fachada caiada simples, com duas torres sineiras, planta retangular de uma só nave e teto de volta redonda, tendo no interior, três capelas em cada uma das laterais, e um conjunto de azulejos e retábulos de talha dourada, de estilo barroco, do séc. XVIII. Alberga, também, um pequeno museu.

4. PORTA DO RELÓGIO

Porta_Postigo_Redondo

A Porta do Relógio ou do Postigo, é a porta principal da vila medieval, por onde se acede à Rua do Castello que faz a ligação com a Porta do Sol ou da Ravessa.
Sendo a porta mais importante, possui um conjunto de elementos curiosos, de grande beleza: as duas torres originais; entre elas, o arco de entrada; sobre este, o brasão de armas e o nó do cordame manuelino; o postigo e o relógio antigos; e, por trás, uma torre sineira.

5. RUA DO CASTELLO

Porta_Relogio_Redondo
REDONDO. À esquerda, logo depois da Porta do Postigo, um painel evocando os 700 anos do Foral de D. Dinis
Rua_Castelo_Redondo

A Rua do Castello é a única rua da vila medieval dentro da cerca muralhada. Calcetada, florida, ladeada de casas caiadas de branco com portas e janelas antigas e grandes chaminés com uma pequena abertura que permite a circulação de ar mas também ouvir (quase) tudo o que se passa no exterior – chaminés de escuta – particularmente úteis, por exemplo, durante a Inquisição.

Na rua, entre as duas Portas, além de uma olaria e da enoteca instalada num edifício de arcadas que funcionou como Celeiro do Povo, encontra-se o largo com a igreja da Misericórdia, o antigo hospital concelhio e a Torre de Menagem do Castelo de REDONDO.

6. PORTA DA RAVESSA

Misericordia_Redondo
REDONDO. Igreja da Misericórdia e antigo Hospital Concelhio. Ao fundo, a Porta da Ravessa

No extremo oposto à Rua do Castello, fica a Porta da Ravessa, ou do Sol, bem mais popular que a Porta principal – do Postigo, ou do Relógio, em resultado da fama que lhe adveio da atribuição do seu nome a uma marca de vinho da Adega Cooperativa do REDONDO.

A Porta, voltada a oriente, é do Sol, quando pela manhã recebe os raios do astro-rei, e da Ravessa, quando o sol roda deixando-a na penumbra.

7. TORRE DE MENAGEM DO CASTELO

Torre_Menagem_Redondo
Torre_castelo_Redondo

A Torre de Menagem do castelo de REDONDO, concluída no reinado de D. Manuel I, foi mandada construir por ordem de D. Afonso V, correspondendo aos apelos da população em ter um espaço para tratar os assuntos de interesse local. Para o efeito, o rei determinou a aplicação de um imposto aos vinhos de Évora.

Como a coleta prosseguisse anos após a conclusão e entrada em funcionamento da torre, foi então a vez de os cidadãos de Évora reclamarem a respetiva abolição.
Donde, poder justamente concluir-se que o vinho pode provocar esquecimento!

8. CONVENTO DE S. ANTÓNIO e IGREJA DE S. SEBASTIÃO

Convento_Redondo
Igreja_Redondo

O convento de Santo António (séc. XVII), da Ordem dos Capuchos, deve a sua construção a D. João Coutinho, conde de REDONDO.

A igreja de S. Sebastião possui uma fachada simples, bela e elegante, estando forrada de azulejos tipo rococó, com temas da vida da vida santo padroeiro.

Nas traseiras de ambos, o Museu do Barro.

9. MUSEU DO BARRO

Redondo_Museu_Barro
Painel_azulejo_Redondo

Inaugurado em 2009, o Museu do Barro é um espaço de memória, defesa, valorização e promoção da olaria tradicional da região, e de homenagem aos mestres oleiros de REDONDO.
Possui um interessante acervo representativo da arte de trabalhar o barro.


REDONDO: Que Fazer

1. CYCLING – SERRA D’OSSA

Cycling_Redondo
REDONDO. Centro de Cycling da Aldeia da Serra d’Ossa

O Centro de Cycling da Aldeia da Serra d’Ossa, inaugurado em Julho de 2020, é um projeto integrado na Rede de Centros Cycling do Alentejo e Ribatejo, cujos percursos, destinados aos amantes da modalidade aliada ao turismo de natureza, podem ser consultados em
https://www.responsibletrails.pt/pt/list/centro-cyclin-portugal-da-serra-d-ossa/182547855/.

2. PERCURSOS PEDESTRES DO ALQUEVA

Redondo_Trilhos

Entre outras propostas de percursos pedestres, como PR1-Percurso das Antas ou PR2-Percurso do Freixo, ambos na aldeia do Freixo, o município de REDONDO integra, com outros municípios da região, o Projeto TransAlentejo – Percursos Pedestres do Alqueva, com a Rota dos Eremitas – PR4:

PR4 – Eremitas da Serra d’Ossa

Tipo de percurso: Circular
Início e Fim: Praça central de Aldeia da Serra, Serra d’Ossa
Distância: 20 km
Duração: +/- 7 horas
Grau de Dificuldade: Elevado (Desníveis acumulados: 795 mts; subidas e descidas acentuadas)

Um percurso de natureza numa paisagem magnífica, onde se combinam de modo perfeito, beleza natural, património e tradição eremítica da Serra d’Ossa.

3. VILA VIÇOSA

Como vimos, Vila Viçosa situa-se a apenas 20 Km de REDONDO, sobejando motivos de interesse para uma visita, como mostramos em:
===> Vila Viçosa | Que Ver e Fazer | Visitar Vila Viçosa ;
===> Minha Terra | Florbela Espanca | Vila Viçosa ;
===> Henrique Pousão: Pintor Naturalista | Vila Viçosa .

4. ÉVORA

Templo _Diana_Evora

Évora, a Cidade-Museu, é Património Mundial UNESCO, sendo o seu centro histórico um dos mais ricos e mais bem preservados do país.
A apenas 36 km de REDONDO.

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Alandroal | Que Ver e Fazer | Visitar Alandroal
>> Terena | Que Ver e Fazer | Visitar Terena
>> Monsaraz | Que Ver e Fazer | Visitar Monsaraz
>> Moura | Que Ver e Fazer | Visitar Moura
>> Mourão | Que Ver e Fazer | Visitar Mourão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: