Alvor: Algarve | Que Ver e Fazer | Visitar Alvor

ALVOR é uma típica vila do barlavento algarvio, situada entre Portimão e Lagos, que se destaca pelo casario branco com notável influência mourisca, pelas excelentes praias douradas de areia fina, maresias calmas, águas temperadas, dunas e sapais e pela ria de grande beleza natural.

Uma antiga aldeia de pescadores e mariscadores com forte tradição marítima, onde se harmonizam de modo tranquilo, património e paisagem, preservando uma identidade que se tem ajustado à procura crescente do turismo.

Informações Úteis:

♦  Gastronomia: Dentre as especialidades locais, destacam-se as sardinhas assadas, caldeirada, espetada de tamboril, cataplana de amêijoas, chocos, conquilhas, berbigão.
♦  Festividades: Marchas Populares (Junho); Feira Medieval (Julho); Feira de Artesanato e Alvor Fixe Market (Agosto); arraiais e festas religiosas (durante o verão).
♦  Curiosidades: El-rei D. João II, faleceu em Alvor, em 25 de Outubro de 1495.
Através do Acordo de Alvor, assinado em 15 de Janeiro de 1975, Portugal reconheceu a independência de Angola, transferindo o poder para os movimentos independentistas.

SUGESTÕES DE TURISMO DE NATUREZA:
>> PASSADIÇOS DE ALVOR | Ao Sabor da Maré
>> PASSADIÇOS DO PAIVA | Arouca Geopark
>> GAIA: Ciclovia e Passadiço | Orla Marítima Gaia
>> SISTELO | Socalcos e Passadiços | Ecovia do VEZ
>> TREBILHADOURO: Vale  Cambra | Turismo de Aldeia
>> VIMIEIRO: Penacova | Praia Fluvial do Vimieiro

ALVOR: Roteiro


ALVOR: Que Ver

1. VILA DE ALVOR

Vila-Alvor
ALVOR. Largo da Ribeira, junto ao cais
Alvor-castelo
ALVOR. Muralhas do Castelo ou Forte, sobre a colina
Igreja-Alvor
ALVOR. Igreja Matriz, séc. XVI, com 3 naves

ALVOR é uma vila calma e tranquila onde é agradável passear pelas ruelas entre o casario, sobre as colinas como varandas sobre a Ria e o oceano, ao longo da marginal e do calçadão junto ao cais.

Entre o seu património, encontramos três templos islâmicos – os morabitos, construções quadrangulares encimadas por uma cúpula, de estilo mudéjar, que serviam de culto aos heróis ou homens santos. Um deles foi integrado na nave norte da igreja matriz, junto à sacristia, servindo de capela.

2. MARGINAL DE ALVOR

Alvor-centro
ALVOR. Monumento ao Pescador, de João Cutileiro

As obras de arte expostas ao longo da marginal de ALVOR, junto aos cais do porto e marina, tornam ainda mais apelativo o passeio que pode prolongar-se até ao calçadão.
Com bares e esplanadas e um enquadramento paisagístico magnífico, com a vila a erguer-se branca, de um lado e, do outro, a ria a espraiar-se até à Mexilhoeira Grande, à baía de Lagos e ao oceano Atlântico, tendo por pano de fundo as serras de Monchique e Espinhaço de Cão.

3. CALÇADÃO

Alvor-calcadao
Calcadao-Alvor
Alvor-rio

O Calçadão de ALVOR prolonga a marginal junto à colina das muralhas do castelo até ao início da Estação da Biodiversidade, um percurso pedestre de natureza ao longo da escarpa sobre a ria.

4. PORTO DE ALVOR

Alvor-Porto
Alvor-Cais

O porto de ALVOR é o testemunho da preservação da tradição marítima da antiga aldeia de pescadores e mariscadores, que mantêm barcos e fainas de pesca e outras atividades artesanais.

5. RIA DE ALVOR

Ria-Alvor
Rio-Alvor

A Ria de Alvor é a menina dos olhos da vila. Uma área protegida com cerca de 1400 hectares, situada entre Alvor, Mexilhoeira Grande, Figueira e Odiáxere.
Integra um paisagem de grande beleza natural, para a qual contribuem as suas lagunas, lodaçais, areais, dunas, sapais, e os habitats específicos de espécies arbóreas e aves vindas de África, que nidificam e se alimentam durante a primavera e verão.

Ao Sabor da Maré é um percurso pedonal ao longo de passadiços de madeira sobre as dunas, com cerca de 6 kms, que sugerimos e de que falamos aqui.


ALVOR: Que Fazer

1. PRAIAS DE ALVOR

Alvor, Torralta, Tês Irmãos, Prainha, Alemão, ou Vau, são algumas das zonas balneares de excelência em ALVOR, todas dotadas de bons acessos, serviços de apoio, estacionamento, bares, esplanadas, restaurantes, além de areias douradas e finas, águas límpidas, por vezes extensos areais e fantásticas arribas e grutas de grande beleza natural.

Não há como não fazer praia no Algarve, e em ALVOR, em particular.

2. ESTAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Alvor-Biodiversidade
Biodiversidade-trilho
Rio-Alvor-aves

A Estação da Biodiversidade, é um percurso pedestre com cerca de 1 km e 8 painéis com informação científica sobre a diversidade biológica, que se inicia no término do Calçadão do ALVOR.
Os visitantes são convidados a participar e desafiados a “RIPAR” a biodiversidade: “Registar através de fotografia, Identificar as espécies para depois PARtilhar na plataforma http://www.biodiversity4all.org.”.
Estamos a fazer a nossa parte!

3. PASSADIÇOS DE ALVOR

Passadico-Alvor

Como vimos, os Passadiços de Alvor são um percurso pedestre de cerca de 6 km, ao longo de passadiços de madeira sobre as dunas, lagunas, sapais, da área protegida da Ria de Alvor.
Dedicamos-lhes este post ==> Passadiços de Alvor | Ao Sabor da Maré .

4. MEXILHOEIRA GRANDE

Mexilhoeira-Grande
ALVOR. Vista panorâmica de Mexilhoeira Grande, a partir do trilho da Estação da Biodiversidade

A cerca de 10 kms a norte de ALVOR, situa-se outra típica vila e freguesia rural do concelho de Portimão, Mexilhoeira Grande, servida por uma estação de caminho-de-ferro, da linha do Algarve.
Entre o seu património histórico destaca-se o conjunto pré-histórico dos monumentos megalíticos de Alcalar e a estação romana da Quinta da Abicada.

É também na Mexilhoeira Grande que se situa o Autódromo Internacional do Algarve.

Boas Férias!

OUTRAS SUGESTÕES:
>> PORTO | Roteiro de viagem | Visitar Porto
>> LISBOA | Roteiro de Viagem | Visitar Lisboa
>> AÇORES | Roteiro de Viagem | Visitar Açores
>> MADEIRA | Roteiro de Viagem |Visitar Madeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: