Sultanhani: Turquia | Caravançarai | Sultanhani

SULTANHANI é uma pequena cidade turca na Anatólia Central, a cerca de 45 km de Aksaray, capital da província homónima, e a 100 km de Konya, na estrada que liga a Kayseri, um dos mais importantes entrepostos da Rota da Seda.
A cidade é sobretudo conhecida por nela se situar o caravançarai Sultan Han, de grandes dimensões, considerado o maior da Turquia, apresentando uma arquitetura que se destaca sobretudo pela monumentalidade da sua fachada principal.

Uma terra pacata, onde tudo decorre ao ritmo do engraxador-menino, do animal de carga, das necessidades do dia a dia, sem pressas ou agitações desmedidas, a não ser as que dos turistas chegam sobretudo focados na sua jóia da coroa.


SULTANHANI: Tópicos neste artigo

  • SULTANHANI: Como Chegar
  • SULTANHANI: Mapa
  • SULTANHANI: Que Ver
    • Caravançarai
    • Sultan Han
    • Prefeitura
    • Tapetes Turcos
  • SULTANHANI: Que Fazer
    • Rota da Seda
    • Monte Haçane

SULTANHANI: Como Chegar

1 – De carro: A partir de Konya, pela via D300; desde a Capadócia, em direção a SULTANHANI;
2 – Bus: A estação de bus de KONYA tem ligações com múltiplos destinos e cidades como Ankara, Istambul, Izmir ou Antália;
3 – Excursão: A cidade integra muitos dos roteiros turísticos de e para Konya e Capadócia, a partir de Antália ou de outros pontos do país.

SULTANHANI: Mapa

Outras Sugestões na TURQUIA:   
>> ISTAMBUL: Que Ver e Fazer
>> Hagia Sophia/Santa Sofia: Visita Guiada
>> ANTÁLIA: Que Ver e Fazer
>> PERGE: Que Ver e Fazer
>> KONYA: Que Ver e Fazer

SULTANHANI: Que Ver

1. CARAVANÇARAI

Literalmente “palácio de caravanas”, os caravançarai cumpriam uma função essencial no apoio aos fluxos comerciais e aos mercadores que, por terra, garantiam as trocas de mercadorias entre o Oriente e o Ocidente, especialmente ao longo da Rota da Seda.
Eram locais onde era possível repousar tendo mercadorias e gado em segurança que, por vezes, também funcionavam como entreposto comercial.

A construção de caravançarais em larga escala inicia-se a partir do séc IX, e o seu declínio, a partir de finais do séc. XV com a inauguração das rotas marítimas pelos navegadores portugueses.
A par de belos exemplares como o que visitámos em Horozluhan, em Konya, encontram-se muitos outros em degradação e ruínas.

2. SULTAN HAN

Considerado o maior caravançarai da Turquia, Sultan Han surge na estrada que liga Konya a Kayseri, a 45 km de Aksaray. É um dos mais representativos exemplares da arquitetura seljúcida, tendo sido construído em 1229 pelo arquiteto da Mesquita Alaeddin, em Konya, Damasco Mohammed bin Havlan.

Sultan Han foi incluído na Lista Temporária de Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 2014.
Recebe anualmente centenas de milhares de visitantes locais e estrangeiros.

mesquita_sultanhani

A entrada no caravançarai de SULTANHANI é feita por uma porta ogival em mármore policromado com 13 metros de altura, monumental e ricamente decorada, que se destaca numa parede muralhada de 50 metros de comprimento.

Através dessa porta acede-se a um salão coberto que dá para um pátio aberto com as dimensões de 44×58 mts, tendo no centro um pavilhão-mesquita, de formato cúbico (o mais antigo do seu género no país); à esquerda, quartos e salas; e, à direita, uma colunata decorada. Este pátio destinava-se a ser usado no verão.
De um e outro lados, as arcadas laterais dos pátios interiores (usados no inverno), onde ficavam os estábulos e, no piso superior, os alojamentos.

No lado oposto à entrada principal, existe outra porta em arco, também decorada, com um nicho muqarnas (ornamentos com o formato de pequenas abóbodas), aduelas e desenhos geométricos.

3. PREFEITURA

No centro da cidade, a Praça da Prefeitura de SULTANHANI surge engalanada com bandeiras e bustos de sultões, ladeando a efígie de Atatürk, no centro de uma mapa representando o território turco.

4. TAPETES TURCOS

A indústria dos tapetes tem uma forte expressão económica na Turquia, e também em SULTANHANI. Pelo que é fácil encontrar negócios de fabrico e venda de tapetes um pouco por todo o lado e turcos convincentes apostados em vendê-los.


SULTANHANI: Que Fazer

1. ROTA DA SEDA

Caravançarai no caminho entre Konya e SULTANHANI

A célebre Rota da Seda percorria cidades turcas de Antália a Kayseri, passando por Konya e Aksaray, na sua ligação à Pérsia.
Os caravançarais eram construídos com distâncias entre si que variavam entre 30 km e 40 km (por vezes, menos), que era, em média, a distância percorrida em camelo durante um dia.

Rota-Seda-camelo

Ao longo do caminho, principalmente entre Aksaray e Kayseri, é possível encontrar belos exemplares de caravançarais da região da Capadócia: Agzikarahan, em Aksaray; Sarihan, em Avanos; além naturalmente de SULTANHANI.

2. MONTE HAÇANE

Ainda na província de Aksaray, a cerca de 30 km da cidade, no caminho entre SULTANHANI e a Capadócia, é possível usufruir e apreciar a beleza da paisagem envolvente ao extinto vulcão Haçane – a segunda montanha mais alta da Anatólia Central, com 3.253 metros – cujas erupções estão na origem das peculiares formações rochosas da região da Capadócia.

Pontos de encontro de história e paisagem natural para o viajante de outras rotas.
Boa Viagem!

⇑ Topo

OUTRAS SUGESTÕES:
>> EGITO: Roteiro de Viagem
>>
PICOS DA EUROPA: Roteiro
>>
ANDORRA: Roteiro de Viagem
>> ISLÂNDIA: Roteiro de Viagem
>> ESCÓCIA: Roteiro de Viagem

One thought on “Sultanhani: Turquia | Caravançarai | Sultanhani

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: