Angra Heroísmo| Que ver e Fazer |Visitar Angra

ANGRA DO HEROÍSMO, capital histórica dos Açores, foi capital do reino de Portugal em 1580 e em 1830.
Foi ainda pioneira e ostenta títulos em vários domínios: primeira cidade do arquipélago, em 1534; primeira Câmara Municipal eleita do país e primeira cidade europeia do Atlântico, em 1831; sede da diocese de Angra e do Regimento de Guarnição nº 1; primeira cidade portuguesa inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO, em 1983.

Um palmarés, uma história, uma cultura, um património invejáveis que justamente reclamam o nosso conhecimento e a nossa visita.

Angra do Heroísmo, panorâmica da cidade

Informações úteis:

  • O aeroporto das Lajes e o porto marítimo da Praia da Vitória ficam a cerca de 20 km do centro da cidade, onde se chega facilmente de carro.
  • ANGRA DO HEROÍSMO é uma cidade serena, cativante, agradável para percorrer descontraidamente a pé.
  • Como mostramos no ROTEIRO DA TERCEIRA , a ilha tem um clima ameno e temperaturas agradáveis durante todo o ano, muitos pontos de interesse e muitas experiências de que vale a pena desfrutar, e iguarias que justificam uma prova.
Mais sobre os AÇORES:
--> Roteiro SÃO MIGUEL 
--> PONTA DELGADA: Que Ver Que Fazer 
--> SETE CIDADES: Que Ver Que Fazer 
--> FURNAS: Que Ver Que Fazer
 
--> Roteiro FAIAL 
--> HORTA: Que ver Que fazer
--> Roteiro PICO 
--> Roteiro SÃO JORGE 
--> Roteiro TERCEIRA

--> Roteiro FLORES
--> CORVO: Que ver Que fazer

ANGRA DO HEROÍSMO: Roteiro pela cidade


ANGRA DO HEROISMO: Que Ver

1.  PRAÇA VELHA

Câmara Municipal Angra do Heroísmo
ANGRA DO HEROÍSMO. Praça Velha e Câmara Municipal. O empredado artístico foi disposto de modo a criar a ilusão de uma praça perfeitamente retangular

A Praça Velha é verdadeiramente a sala de visitas e o centro do núcleo histórico de ANGRA DO HEROÍSMO, desde o séc XV.
É nela que se situa o edifício da Câmara Municipal e confluem as duas vias principais da cidade, A Rua da Sé e a Rua Direita.

O Centro Histórico de ANGRA DO HEROÍSMO, cuidadosamente preservado, exibe um casario de arquitetura típica com fachadas coloridas com belas janelas e varandas artísticas e floridas.
A menos de 300 metros da Praça Velha, situa-se a

2.  SÉ DE ANGRA DO HEROÍSMO

Sé de Angra do Heroísmo

Também chamada de Igreja do Santíssimo Salvador da Sé, ou Sé Catedral de Angra do Heroísmo, é sede do bispado dos Açores.
Destaca-se entre o edificado da cidade pela altura das suas duas torres sineiras.

O terramoto de 1980 e um incêndio em 1984, implicaram importantes intervenções de restauro, em resultado dos danos no edifício cuja construção se iniciou em 1570.

3.  MUSEU DE ANGRA DO HEROÍSMO

Jardim e Museu de Angra do Heroismo

O Museu de Angra do Heroísmo integra a área do Jardim Municipal e está instalado no antigo Convento de São Francisco (onde está sepultado Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama), do séc. XVII, um dos maiores templos do arquipélago, com claustro e igreja de Nossa Senhora da Guia.

4.  JARDIM MUNICIPAL DE ANGRA DO HEROÍSMO

O Jardim Duque da Terceira, integrado centro histórico da cidade, é o Jardim Municipal de ANGRA DO HEROÍSMO.
É um dos mais belos parques urbanos dos Açores, com uma flora rica e variada reunida desde os Descobrimentos e um memorial a Almeida Garrett.
Implantado nos terrenos antes pertencentes aos Conventos dos Jesuítas e de São Francisco, progride em declive por caminhos de basalto até ao Alto da Memória.

5.  ALTO DA MEMÓRIA

Chegados ao ponto mais elevado do Jardim Municipal, o Alto da Memória ou Outeiro da Memória, primeira estrutura defensiva da cidade, ostenta um imponente obelisco do séc. XIX, homenageando a passagem de D. Pedro IV de Portugal, I do Brasil, pela ilha Terceira.

Do miradouro do Alto da Memória é possível ter uma bela vista panorâmica de ANGRA DO HEROÍSMO e da sua baía, do Forte de São Sebastião, da Fortaleza de São João Batista e do Monte Brasil.

6.  BAÍA E MARINA DE ANGRA DO HEROÍSMO

Desde 2004, o histórico Porto de Pipas foi requalificado como estrutura náutica de lazer e desporto. O importante porto de mar que ao longo de mais de 500 anos serviu as caravelas das Índias, da América, do Brasil, de África, onde aportaram Vasco da Gama no seu regresso da Índia e Charles Darwin no seu regresso das Ilhas Galápagos, virou porto de recreio.

Aqui encontramos os antigos Cais e edifício da Alfândega, as Portas da Cidade e a igreja e antigo hospital da Misericórdia.

Cais da Alfândega, Angra do Heroísmo
ANGRA DO HEROÍSMO. Edifício da Alfândega (à esq.); Portas da Cidade (ao centro); e Igreja da Misericórdia (à dir.)

7.  FORTE DE SÃO SEBASTIÃO

Angra do Heroísmo, Forte de sâo Sebastião

O Forte de São Sebastião, ou Castelo de São Sebastião, na baía de ANGRA DO HEROÍSMO, foi a primeira fortificação marítima de grande dimensão da cidade, um bastião fundamental à defesa do Porto de Pipas, então um dos portos mais importantes para as frotas que demandavam a Índia e o Brasil.

8. FORTALEZA E IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA

Angra do Heroísmo, Fortaleza de São João BatistaAngra do Heroísmo, Fortaleza e Igreja de São João Batista

A Fortaleza de São João Batista, ou Fortaleza do Monte Brasil, onde está sediado o Regimento de Guarnição nº 1, é uma estrutura defensiva de grande porte em redor da península do Monte Brasil, cuja construção se iniciou nos primeiros anos do domínio filipino, e que, juntamente com o Forte de São Sebastião, formava o complexo de defesa das embarcações dos ataques dos piratas e corsários.

9. MONTE BRASIL

Monte Brasil e Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Como referimos no Roteiro da Ilha Terceira, o Monte Brasil é uma península resultante de uma erupção vulcânica com pouco mais de 20.000 anos, que deu origem a duas baías na cidade: a do Fanal e a de Angra.

Além de um elemento natural dominante na paisagem da ilha e da cidade de ANGRA DO HEROÍSMO, o Monte Brasil é Reserva Florestal de Recreio, uma aprazível mancha verde de cujos miradouros se desfrutam vistas deslumbrantes e únicas.


ANGRA DO HEROÍSMO: QUE FAZER

1.  ROTEIRO PELA ILHA

Baía, Ilha Terceira

Como vimos, é imensa a diversidade paisagística da ilha Terceira. Montanhas como a de Santa Bárbara, planícies interiores com magníficas “mantas de retalhos”, curraletas de vinhas de verdelho nos Biscoitos, parques naturais e florestais.
Uma paisagem onde freguesias e lugares são pontilhados pela riqueza cromática dos Impérios ao Divino Espírito Santo, pelo casario de arquitetura peculiar e por aprazíveis piscinas naturais que convidam a banhos a qualquer hora do dia.

2.  OUTRAS EXPERIÊNCIAS

Banhos de praia ou piscinas naturais, observação de cetáceos, mergulho, pesca desportiva, passeios pedestres, touradas na praça ou à corda, constituem algumas das várias experiências de que podemos usufruir numa estadia na Terceira e na cidade de ANGRA DO HEROÍSMO.

Boa estadia.

⇑ Topo

Mais sobre os AÇORES:
--> Roteiro SÃO MIGUEL 
--> PONTA DELGADA: Que Ver Que Fazer 
--> SETE CIDADES: Que Ver Que Fazer 
--> FURNAS: Que Ver Que Fazer
 
--> Roteiro FAIAL 
--> HORTA: Que ver Que fazer
--> Roteiro PICO 
--> Roteiro SÃO JORGE 
--> Roteiro TERCEIRA

--> Roteiro FLORES
--> CORVO: Que ver Que fazer

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: