Godafoss: Catarata dos Deuses | Visitar Godafoss

A Catarata dos Deuses – GODAFOSS, no nordeste da Islândia, é uma das mais belas e mais populares quedas de água do país. Antes de se precipitarem num desnível de 12 metros de altura, as suas águas verdes e azuis espraiam-se numa frente magnífica de 30 metros de largura.
Localmente, GODAFOSS é apelidada de “A Bela”, em contraposição a “A Fera”, atribuída a Dettifoss. 

As sagas reservam-lhe um destaque especial num dos eventos marcantes da história da Islândia: a conversão ao cristianismo, por volta do ano 1000.

Consta que, coube ao legislador do parlamento islandês e sacerdote pagão na região de Ljósavatn, Thorgeir Thorkelsson, a decisão sobre se a Islândia deveria continuar a professar o paganismo nórdico ou se deveria converter-se ao cristianismo. Mergulhado em profunda reflexão, Thorgeir decidiu-se pela mudança.
Para tornar a decisão oficial, terá atirado para as águas da catarata as estátuas pagãs que até então lhe serviam de culto. A catarata passaria desde então a ser conhecida como GODAFOSS, a Catarata dos Deuses.

Godafoss
GODAFOSS. Representação gráfica ilustrativa do momento em que simbolicamente Thorgeir atira os ícones pagãos para as águas da catarata

Skjálfandafljót-GodafossGodafoss-panoramicaGodafoss-panoGodafoss-panoramicaarco-iris-Godafoss

Informações Práticas:

COMO CHEGAR – Os autocarros que fazem a ligação entre Akureiry e Husavik, têm paragem junto a GODAFOSS, na estação de serviço N1, junto à Rodovia 1, a estrada circular da Islândia. De carro, as distâncias são cerca de: 35 km, para Akureyri; 50 km, para Husavik; e, 45 km, para Mývatn.
ESTACIONAMENTO – Existem 2 parques de estacionamento gratuitos, junto à queda de água, um em cada margem do rio.
SERVIÇOS DE APOIO – Vindo de Husavik, no final da descida próximo de GODAFOSS, fica a estação de serviço N1 com abastecimento de combustível, lavabos e loja. Ao lado, um pequeno restaurante e pousada com serviço de wi-fi e vistas sobre a catarata.
ALOJAMENTO – Além do alojamento junto às quedas de água, existem parques de campismo nas proximidades como os do lago Ljósavatn, de que falamos adiante.

Outros Destinos na ISLÂNDIA: 
==> REIQUIAVIQUE: Que Ver e Fazer | Visitar Reykjavik 
==> VIDEY: Que Ver e Fazer | Visitar Videy 
==> SIGLUFJÖRDUR: Que Ver e Fazer | Visitar Siglufjördur 
==> AKUREYRI: Que Ver e Fazer | Visitar Akureyri
==> HUSAVIK: Que ver e fazer |Visitar Husavik

GODAFOSS: Localização

Panoramica-Godafoss


GODAFOSS: Trilho

É no curso do rio Skjálfandafljóti, o quarto maior da Islândia, com 180 km de extensão e origem no glaciar Vatnajökullo, que GODAFOSS se manifesta num rebuliço de espuma precipitando-se numa queda de 12 metros.

Trilho-Godafoss

O trilho pedestre assinalado no mapa, permite observar GODAFOSS de um e outro lado, ligados por uma ponte a jusante junto à pequena catarata Geitafoss.
O trilho é de pequena distância, muito agradável de percorrer, e tem a vantagem de proporcionar perpetivas diferentes e igualmente belas das cataratas e da paisagem em redor.

Trilho GODAFOSS: Lado Esquerdo

Nesta perpetiva, não temos uma panorâmica tão alargada de GODAFOSS, mas temos a possibilidade de olhar a catarata num plano mais baixo, ao nível do rio, descendo por um trilho íngreme e escorregadio para uma pequena praia de rocha.

Pano-GodafossPraia-GodafossGeologia-Godafoss

Desfiladeiro-GodafossCatarata-GodafossGodafoss-vista

Godafoss-arco-iris

Trilho GODAFOSS: Lado Direito

No lado direito do trilho, temos a perpetiva mais global e abrangente de GODAFOSS que, neste plano, se mostra num esplendor de águas e formações rochosas a espalharem-se, angulosamente, pelos 30 metros de largura da catarata.

Vista-geral-GodafossBruma-GodafossGodafoss-direita

Cachoeira-Godafoss

 


GEITAFOSS: A pequena irmã de GODAFOSS

Algumas centenas de metros a jusante de GODAFOSS há uma pequena catarata – Geitafoss, próxima da passagem pedonal sobre o rio que liga o trilho em ambas as margens.

Canyon-GodafossGeitafoss-Godafoss

Sem a dimensão nem o fulgor de GODAFOSS, a pequena Geitafoss é, contudo, mais um contributo da natureza para o embelezamento do desfiladeiro e do espaço circundante.


GODAFOSS: Que Fazer

Apreciar “The Beauty”, “A Bela”, e o seu esplendor de águas azuis e verdes, fotografá-la de todos os ângulos por entre arco-íris e nevoeiros de espuma, descobrir um pássaro no meio da vegetação rasteira e das rochas de lava.

1.  LAGO LJÓSAVATN

Ljosavatn-amanhecer

Explorar o lago Ljósavatn que se situa nas proximidades de GODAFOSS, 105 metros acima do nível do mar. Um lago sereno, que cobre uma área de 3,2 km2, com uma profundidade média de 10 metros e máxima de 35 metros.
De fácil acesso, fica à direita na Rodovia 1, sentido Akureyri-Husavik, um pouco antes de GODAFOSS.

Ljósavatn é um sítio popular entre as famílias locais que gostam de praticar campismo e pesca. Os parques de campismo estão localizados junto ao lago e as licenças podem ser adquiridas nos locais de apoio junto a GODAFOSS.

Ljosavatn-lagoLago-Ljosavatn

2.  LANÇAR O OLHAR

Ave-Godafoss
GODAFOSS. Ave da fauna local

E porque tudo em redor parece uma criação dos deuses, resta-nos olhar com olhos de ver e descobrir toda a maravilha da natureza nos arcos-íris de espuma, nas formas mágicas das rochas de lava, na graciosidade das plantas e das flores, na liberdade de uma ave furtiva.

Lançar o olhar, apenas e só o olhar, nada mais que o olhar.
Não sobraram deuses para lançar sobre GODAFOSS.

⇑ Topo

Outros Destinos na ISLÂNDIA:
==> REIQUIAVIQUE: Que Ver e Fazer | Visitar Reykjavik
==> VIDEY: Que Ver e Fazer | Visitar Videy
==> SIGLUFJÖRDUR: Que Ver e Fazer | Visitar Siglufjördur
==> AKUREYRI: Que Ver e Fazer | Visitar Akureyri
==> HUSAVIK: Que ver e fazer |Visitar Husavik
Outros Destinos Insulares:
==> AÇORES: Roteiro de Viagem | Visitar Açores
==> MADEIRA: Roteiro de Viagem |Visitar Madeira
==> MALTA: Roteiro de Viagem | Visitar Malta
==> LONDRES: Roteiro de Viagem | Visitar Londres
==> ESCÓCIA: Roteiro de Viagem | Visitar Escócia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: