Diamond Circle | Rota Turística | Norte da Islândia

DIAMOND CIRCLE é um magnífico circuito turístico no nordeste da Islândia, uma rota de 260 km em torno de cinco destinos principais: Húsavik, Lago Mývatn, desfiladeiro Ásbyrgi, catarata Dettifoss e catarata Godafoss.

Todos lugares com vistas e paisagens incríveis, num território de vulcões e fontes geotermais, entre o azul do mar e dos lagos, o verde das planícies húmidas, o negro das formações de lava, o branco das cataratas a fundirem em arcos-íris as cores que se misturam no olhar.

Asbyrgi-road

Informações Práticas:

♦ COMO CHEGAR – Existem voos domésticos para Husavik, ao longo de todo o ano, diretamente do aeroporto no centro de Reiquiavique. O aeroporto de Husavik situa-se a cerca de 15 minutos do centro da cidade.
♦ ONDE FICAR – Existem várias opções de alojamento em Husavik ou em Mývatn. O é quase sempre uma alternativa disponível.
♦ SERVIÇOS – Em Husavik e Mývatn encontramse: ATM, centro de saúde, posto de turismo, banco e correios, aluguer de veículos e oficina de reparação automóvel, táxi, supermercado.

Outros Destinos na ISLÂNDIA: 
==> REIQUIAVIQUE: Que Ver e Fazer | Visitar Reykjavik 
==> VIDEY: Que Ver e Fazer | Visitar Videy 
==> SIGLUFJÖRDUR: Que Ver e Fazer | Visitar Siglufjördur 
==> AKUREYRI: Que Ver e Fazer | Visitar Akureyri 
==> HUSAVIK: Que ver e fazer |Visitar Husavik 
==> ÁSBYRGI: A pegada do cavalo de Odin |Visitar Ásbyrgi
==> DETTIFOSS:”A Fera” das Cataratas | Visitar  Dettifoss
==> GODAFOSS: Catarata dos Deuses | Visitar Godafoss
==> CAMINHO COSTA DO ÁRTICO: Que Ver e Fazer | Islândia

DIAMOND CIRCLE: Roteiro

DIAMOND CIRCLE: Que Ver

1.  HUSAVIK

Baia-Husavik

Husavik é a capital da observação de baleias na Islândia e o ponto de partida da rota DIAMOND CIRCLE.
Situa-se no nordeste do país a cerca de 460 km de Reiquiavique e 75 km de Akureyri.

Uma cidade para descobrir aqui em
==> Husavik: Que ver e fazer .

2.  ÁSBYRGI

Um gigantesco desfiladeiro glacial no norte da Islândia, com cerca de 3,5 km de comprimento e mais de 1 km de largura, e falésias dispostas em ferradura que atingem 100 metros de altura.
Uma maravilha da natureza, e uma das atrações de DIAMOND CIRCLE, a aproximadamente 60 km a leste de Husavik.

O desfiladeiro de Ásbyrgi terá tido origem numa devastadora inundação glacial resultante de erupções vulcânicas na parte norte do glaciar Vatnajökull.
Para a mitologia nórdica é o resultado da pegada do lendário cavalo preto de oito patas do deus Odin, Sleipnir, que na sua passagem tocou o solo com um dos cascos.

Tudo em  ==>  Ásbyrgi: A pegada do cavalo de Odin .

3.  DETTIFOSS

Cachoeira-Dettifoss

Dettifoss, a “Fera” das cataratas, por oposição a “A Bela” referida a Godafoss, é considerada a catarata mais poderosa Europa e uma das grandes atrações de DIAMOND CIRCLE.
Debita 96,5 m3 de água por segundo, numa frente de 100 mts de largura e de uma altura de 45 mts, equivalente à da Estátua da Liberdade em Nova Iorque.
Na sua vizinhança, a montante e a jusante, existem duas outras cataratas: Selfoss e Hafragilsfoss.

Como mostramos aqui em
==>  Dettifoss |”A Fera” das Cataratas | Visitar Dettifoss .

4.  MÝVATN

Myvatn-fauna

Mývatn, considerada a capital das auroras boreais, situa-se a cerca de 55 km a sul de Húsavik. É uma área de conservação legalmente protegida, registada como zona húmida de importância internacional, integrando uma vasta área geotérmica e o quarto maior lago do país, a 277 metros de altitude. 

Uma reserva natural, um grande lago, formações rochosas raras, fontes e piscinas goetermais, a acrescentarem grande diversidade ao DIAMOND CIRCLE, de que falamos aqui em
==>  Mývatn: Lago | Auroras e Banhos | Visitar Mývatn .

5.  GODAFOSS

Godafoss-vista

Neste caso, é bem-vinda mais uma catarata no roteiro DIAMOND CIRCLE.
Conhecida como a Catarata dos Deuses, “A Bela” Godafoss é uma das mais encantadoras  e mais populares quedas de água do país. Com um desnível de 12 metros de altura, as suas águas verdes e azuis espraiam-se numa frente magnífica de 30 metros de largura.

As sagas reservam-lhe um destaque especial num dos eventos marcantes da história da Islândia: a conversão ao cristianismo, por volta do ano 1000.

Como contamos aqui em
==>  Godafoss: Catarata dos Deuses | Visitar Godafoss.


DIAMOND CIRCLE: Que Fazer

A rota DIAMOND CIRCLE inclui outras paragens que guardam outras tantas atrações num roteiro e numa paisagem marcados pela riqueza e diversidade dos cenários que a natureza essencialmente vulcânica e geotérmica deste território tem para nos oferecer.

Entre elas estão o Parque Nacional Vatnajökull e o vale Vesturdalur com as suas bizarras formações rochosas, entre Ásbyrgi e a catarata Dettifoss; a área geotermal de Hverir, os campos vulcânicos de Krafla, a cratera negra do monte Hverfjall, a caverna Grjótagjá, os campos de lava de Dimmuborgir (morada dos trolls Yude Lads), os banhos naturais, em torno de Mývatn; ou, a baía Skjálfandi e a península Tjörnes, ao largo de Húsavik.

1.  HVERIR

Namafjall-montanha

A cerca de 6 km a leste do Lago Mývatn, no sopé de Námafjall (Montanha da Mina), com acesso por Námaskard (Passagem da Mina), Hverir é um lugar deslumbrante, num cenário… do outro mundo!
Uma área desértica, árida e ácida, com o solo repleto de minerais coloridos e crateras onde fervilham lamas a altas temperaturas e se libertam fumarolas e gases que inundam o ar com um característico odor a enxofre.

Para descobrir aqui em
==>  Hverir | Fontes Termais e Fumarolas | Visitar Hverir .

2.  KRAFLA

Panoramica-Krafla

Krafla é uma região vulcânica a cerca de 20 km a nordeste de Mývatn, geologicamente uma caldeira vulcânica em colapso mas ainda ativa, onde existe uma estação de produção de energia geotérmica que aproveita o facto de o magma estar a apenas 2 km de profundidade.
Um caldeirão com 10 km de comprimento e 2 km de profundidade, situado nos limites das placas tectónicas da Eurásia e da América, de que falamos com mais detalhe aqui em
==>  Krafla | Caldeira vulcânica | Visitar Krafla .

3.  BANHOS NATURAIS

Geotermal-Myvatn

Podemos completar DIAMOND CIRCLE com um banho quente.
A piscina geotérmica de banhos naturais de que falamos no post sobre Mývatn, é o local perfeito para retemperar energias e relaxar num cenário de natureza absolutamente idílico.
Onde até é permitido levar por companhia uma cerveja (bem) fria.

⇑ Topo

Outros Destinos Insulares: 
==> AÇORES: Roteiro de Viagem | Visitar Açores 
==> MADEIRA: Roteiro de Viagem |Visitar Madeira 
==> MALTA: Roteiro de Viagem | Visitar Malta 
==> LONDRES: Roteiro de Viagem | Visitar Londres 
==> ESCÓCIA: Roteiro de Viagem | Visitar Escócia

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: