Londres | Roteiro de Viagem | Visitar Londres

LONDRES capital de Inglaterra e do Reino Unido

Chove em LONDRES.
Mas, não levaremos a sério, o humor, com sotaque inglês, do nova-iorquino, Groucho Marx:
“Vou-me porque o clima é demasiado bom. Odeio LONDRES quando não chove”.

Ainda que não chovesse… ficaríamos!
Afinal, LONDRES faz parte do nosso imaginário coletivo, e… o que nós andamos para aqui chegar! A capital de Inglaterra e do Reino Unido não será a Lisboa de Camões: “terra de muitas e desvairadas gentes”. Mas é, seguramente, uma cidade do mundo. E nela, através dela, veremos o mundo passar.

Para isso, preparámos o roteiro que reproduzimos,

com o trajeto que detalharemos: circular (inicia-se e conclui-se em Trafalgar Square), com cerca de 14 Km, que pode ser ajustado à nossa permanência na cidade. Ao longo do percurso, ajustaremos a distância e o tempo às circunstâncias e às escolhas que formos fazendo, quanto às visitas, às paragens para observação do que vemos, para fotos, para o merecido descanso, ou quanto à utilização dos transportes públicos, de que falamos aqui em  LONDRES de Transporte Público

LONDRES cidade monumental

Trafalgar Square

Insira um título

é o coração de LONDRES e a praça escolhida pelos londrinos para a celebração do Ano Novo e para comemorações de caráter nacional e internacional. No centro da praça ergue-se a imponente coluna de granito, de quase 50 metros, que suporta a estátua do almirante Nelson falecido ao comando da armada britânica que derrotou a francesa e espanhola na batalha de Trafalgar (1805).

No topo norte da praça, que possui ainda duas belíssimas fontes, situa-se a famosa National Gallery, que possui cerca de 2.300 pinturas, no que é considerado um dos maiores acervos do mundo, que mostramos aqui em  LONDRES… Museus, Galerias, Artes

St James’s Park

Mais adiante, deixando a praça à direita e a National Gallery nas nossas costas, St. James’s Park, o mais antigo dos Parques Reais (séc. XVI) e, sem dúvida, um dos mais bonitos parques de LONDRES, sendo ladeado pelos palácios St. James, Westminster e Buckingham.

Buckingham Palace,

é, desde 1837, a residência oficial da família real britânica, em LONDRES. É aqui que se realizam as cerimónias oficiais, e é também aqui que acontece uma das atrações turísticas mais típicas de LONDRES: o Render da Guarda, que se realiza sempre que não chove, diariamente, de Maio a Julho, às 11h30, e a cada 2 dias, no resto do ano. Sobreviveu aos bombardeamentos durante a 2ª Guerra Mundial que destruíram a Capela do palácio, sobre cujas ruínas foi construída a Galeria da Rainha.

Green Park,

é um dos parques reais de LONDRES aberto ao público, e surge-nos sobre a direita do palácio de Buckingham. Conhecido pelo colorido fantástico dos seus narcisos, na primavera, situa-se entre os parques St. James e Hyde Park.

Hyde Park,

com os seus 142 hectares e as suas mais de 4.000 árvores, o seu grande lago e uma das galerias preferidas dos londrinos – Serpentine Gallery (dedicada a obras de artistas contemporâneos), é o um dos maiores parque de LONDRES e, sem dúvida, um dos seus ex-líbris. Na zona oeste do parque, situa-se o Palácio Kensington (que foi residência da princesa Diana) e os seus jardins, muito frequentados por proporcionarem relaxantes momentos de lazer.

Mas Londres oferece-nos muitas outras opções de espaços verdes e de lazer que sugerimos em LONDRES… Pelos Parques Reais

Catedral de Westminster,

ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, é o maior templo católico e uma das igrejas mais visitadas de Inglaterra. Situa-se próxima da estação metro Victoria, sendo a sua vista prejudicada pelos edifícios que a circundam. O seu interior é magnífico e ricamente decorado.

Abadia de Westminster,

igreja cristã anglicana, sede de coroações e casamentos reais e lugar de sepultura de monarcas e outras personalidades históricas britânicas, nos últimos mil anos. Foi palco das cerimónias fúnebres da princesa Diana e do casamento do príncipe William.

Às 2ª, 3ª, 5ª, 6ª e sábados, às 17h00, e aos domingos, às 15h00, celebra-se a Evensong (cerimónia religiosa anglicana correspondente às Vésperas da igreja católica). Como a entrada é livre, aproveitaremos para nos deliciarmos com o coro e o interior da Abadia. Considerada património histórico mundial pela Unesco, classificação também atribuída ao

Palácio de Westminster,

sede das duas Câmaras (a dos Lordes e a dos Comuns) que compõem o Parlamento britânico, ostenta uma das torres mais famosas do mundo – Big Ben.

Um violento incêndio, em 1834, destruiu a quase totalidade do edifício construído há mais de mil anos. A reconstrução, praticamente concluída por volta de 1847, dotou o palácio de 1.200 quartos, 11 pátios e 3,5 Km de corredores. O relógio da torre começou a funcionar em 1859, tem 7 metros de diâmetro, e as suas badaladas são diariamente transmitidas pela BBC.

Neste ponto, atravessamos a ponte Westminster prosseguindo o nosso roteiro agora junto à margem sul do rio Tamisa.

London Eye,

com 135 metros de altura, é considerada a maior roda gigante do mundo. Permite (dependendo das condições climatéricas) uma vista panorâmica da cidade (360º e até 40 Km) durante 30 minutos.

Tate Modern,

museu de arte moderna, instalado numa antiga central elétrica nas margens do Tamisa, alberga uma das principais coleções de arte do séc. XX, de artistas como Picasso, Monet, Dali, Rodin, Matisse ou Francis Bacon. A entrada é gratuita.

A cerca de 200 metros encontramos o Shakespeare´s Globe, inaugurado em 1996, após reconstrução e reconstituição (com base em escavações arqueológicas) do teatro do final do séc. XVI, da companhia do famoso dramaturgo inglês. A moderna ponte pedonal Millennium (na foto), permite ligação fácil entre Tate Modern e a Catedral de S. Paulo.

Tower Bridge,

ponte levadiça, construída no final do séc. XIX, abriga um museu dedicado à sua própria história. É, a par do Big Ben, um dos símbolos mais impressivos da cidade e, sem dúvida, uma das pontes mais icónicas do mundo. Atravessando-a, regressamos à margem norte do rio, onde se situa a Torre de Londres.

Tower of London,

Património Mundial da Humanidade, foi, ao longo da sua história de mais de 900 anos, Fortaleza, Palácio Real, arsenal e prisão. Aqui eram presos, torturados e mortos muitos dos prisioneiros acusados de ofender o monarca, entre os quais se contam, a rainha consorte Ana Bolena e o escritor Thomas More, sendo por isso, considerado um lugar assombrado e sinónimo de terror. Não por acaso, são corvos os residentes mais importantes do lugar!… Atualmente guarda a coleção das Armas Reais e as 23.578 pedras preciosas que compõem as Jóias da Coroa.

St Paul’s Cathedral,

é uma catedral anglicana e um belíssimo exemplar da arquitetura religiosa, em forma de cruz, com uma cúpula cuja dimensão é superada apenas pela da Basílica de S. Pedro, em Roma.

Entre outros acontecimentos importantes, testemunhou o funeral de Winston Churchil e o casamento de Carlos e Diana. Durante a semana, às 17h00, e domingo às 15h15, celebra-se a Choral Evensong, com entrada livre. Uma oportunidade para apreciarmos o belíssimo coro e o magnífico interior da Catedral.

LONDRES cidade global

Recuperadas as energias, as do espírito e as do corpo, regressamos ao ponto de partida,

Trafalgar Square,

E finalmente chegados, usufruimos dos vários eventos para todos os gostos que sempre acontecem na praça que não dorme.

Nos milhares de rostos diferentes com que nos cruzamos e nos muitos que aqui se expressam se forma livre, não teremos seguramente visto o mundo todo, mas uma parte importante dele!

LONDRES, como o coração da sua praça, é uma cidade viva, intensa, palpitante, que não dorme.

⇑ Topo

 

38 thoughts on “Londres | Roteiro de Viagem | Visitar Londres

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: