Videy: Islândia | Que Ver e Fazer | Visitar Videy

VIDEY é uma ilha desabitada a apenas vinte minutos de barco do centro da capital da Islândia, Reiquiavique.
Um lugar no meio do mar onde o silêncio da natureza colhe imagens incríveis sobre a capital e a cadeia de montanhas em redor.

Desabitada e com alma, ao contrário de uma ilha fantasma, VIDEY tem história, cultura, arte, e serviço de bar para quem chega, na Casa Videy.
Tem arqueologia e obras de arte moderna como Imagine Peace Tower, de Yoko Ono, ou Áfangar, de Richard Serra.

Videy-islandIslandia-Ilha-Videy

Panoramica-Videy
ILHA VIDEY. Em 1º plano, casas com telhado de relva; à direita, igreja e Casa Videy

Informações Práticas:
Acesso à Ilha – Travessia de barco, a partir dos cais de: Elding/Porto – 20 minutos; Harpa – 15 min.; e Skarfabakki (Videy ferry, junto a Laugarnes) – 5 min.
Horário – No verão (15Mai-30Set): diariamente, a partir de Elding/Porto Velho, às 11:50 e 14:50; a partir de Harpa, às 12:00 e 15:00; e a partir de Skarfabakki, às 10:15 / 11:15 / 12:15 / 13:15 / 14:15 / 15:15 / 16:15 / 17:15. No inverno (01Out-14Mai): aos sábados e domingos, a partir de Skarfabakki.
Regresso de Videy: às 12:30 / 13:30 / 14:30 / 15:30 / 16:30 / 17:30 / 18:30 (para Skarfabakki); e às 11:30 / 14:30 / 17:30 (para Harpa e Elding/Porto Velho). Última saída: às 16:30, no inverno; e às 18:30, no verão. Mais informação em http://elding.is/videy-ferry.
Serviços na ilha – Café e wc, na Casa Videy. Próximo da Imagine Peace Tower, existe um pavilhão com capacidade para cerca de 100 lugares, serviço de snack e wc, aberto no verão e, ao lado, um barbecue.

Explorar ISLÂNDIA:
==> REIQUIAVIQUE: Roteiro de Viagem pela cidade
==> FAXAFLÓI: Viagem pela Baía de Reykjavik
==> AKUREYRI: Norte da Islândia | Que Ver e Fazer
Outros Destinos Insulares: 
==> AÇORES: Roteiro de Viagem
==> LONDRES: Roteiro de Viagem
==> ESCÓCIA: Roteiro de Viagem

Videy-barco

VIDEY: Mapa


VIDEY: O que ver

1. VIDEY HOUSE

Casa-Videy

A Casa Videy é o primeiro edifício de pedra da Islândia. Uma construção em basalto, concluída no ano do grande sismo de Lisboa, em 1755, para residência oficial do tesoureiro Skúli Magnússon, um dos pioneiros da iluminação no país, conhecido como o Pai de Reykjavik.
Foi sepultado em 1794, no altar da igreja que está ao lado da Casa Videy, desde 1774.

Lado Ocidental da Ilha Videy

2.  IMAGINE PEACE TOWER – Yoko Ono

Imagine-Peace-TowerImagine-Peace-Tower-Videy

Imagine Peace Tower, é uma obra de arte concebida pela artista japonesa Yoko Ono, viúva de John Lennon, como um farol para a paz mundial. Nela, as palavras “Imagine Peace” estão inscritas em 24 idiomas mundiais.

A obra foi dedicada à memória de John Lennon, no dia do seu 67º aniversário, 09 de Outubro de 2007. Todos os anos, o memorial é iluminado entre 09 de Outubro e 08 de Dezembro (data da sua morte), entre o solstício de inverno e o Dia de Ano Novo, e na primeira semana da primavera. Toda a eletricidade é proveniente de energia geotérmica.

Nota: Em 09 de Outubro de 1985, dia em que John Lennon completaria 45 anos de idade, foi inaugurado o memorial Strawberry Fields, no Central Park, em Nova Iorque.

3.  ÁFANGAR – Richard Serra

Alfangar-VideyVidey-Alfangar

Áfangar, é uma obra de arte ambiental da autoria de Richard Serra, o artista americano que possui, entre outras, uma exposição permanente no Museu Guggenheim, em Bilbau.

A obra compreende nove pares de colunas de basalto, dispostas na periferia ocidental da ilha de VIDEY, todas à mesma altitude: os topos dos pilares estão 13 metros acima do nível do mar. Como cada par de colunas tem um pilar de 3 e outro de 4 metros de altura, significa que em cada par de colunas, uma foi colocada a 10 e a outra a 9 metros, respetivamente, acima do nível do mar.  Todos os pilares são visíveis do ponto mais elevado da parte oeste de VIDEY, 18 metros acima do nível do mar.

Áfangar é uma criação artística com muitas características da arte minimalista, inspirada na geologia da ilha e na estreita ligação entre arte e ambiente.

Lado Oriental da Ilha Videy

Planta-Videy
ILHA VIDEY. Planta de ocupação da zona oriental, até à primeira metade do séc. passado. O nº 11 corresponde à escola, o único edifício sobrevivente

Desabitada desde os anos 50 do séc. XX, VIDEY possuía uma comunidade cuja atividade principal se desenvolvia em redor das artes da pesca, com pequenas indústrias de secagem e armazenamento de peixe.

4.  ESCOLA

Desses tempos resta unicamente o edifício da escola, entretanto recuperada, e algumas ruínas.

A escola é assim como que um testemunho vivo da vida em VIDEY, expondo parte dos artefactos e registos da sua atividade, e fotografias evocativas da comunidade.


VIDEY: O que fazer

A Ilha VIDEY pode ser explorada a pé ou de bicicleta ao longo da sua extensa rede de trilhas. Em dias de boa visibilidade, as vistas em redor são magníficas, sobre a capital Reiquiavique, sobre a baía Faxaflói, sobre o monte Esja, em frente, ou sobre a costa da península de Snaefellsnes, a oeste.

1.  FOCAS

Na pequena baía junto ao istmo que liga os dois lados da ilha, é possível observar a curiosidade das focas, familiarizadas com a presença humana, mas mantendo o distanciamento que não ameace a paz do seu habitat paradisíaco.

2.  AURORA BOREAL

Aurora-boreal-Grotta

Os passeios noturnos pela ilha ou os cruzeiros Northern Lights organizados a partir do cais de Elding/Porto Velho, junto ao Centro de Observação de Baleias, constituem excelentes oportunidades para contemplar auroras boreais, no meio do mar, longe das luzes da cidade.
Um fenómeno do outro mundo, que nos é dado observar neste.

⇑ Topo

Explorar ISLÂNDIA: 
==> REIQUIAVIQUE: Roteiro de Viagem pela cidade
==> FAXAFLÓI: Viagem pela Baía de Reykjavik
==> AKUREYRI: Norte da Islândia | Que Ver e Fazer
Outros Destinos Insulares: 
==> AÇORES: Roteiro de Viagem
==> LONDRES: Roteiro de Viagem
==> ESCÓCIA: Roteiro de Viagem

 

23 thoughts on “Videy: Islândia | Que Ver e Fazer | Visitar Videy

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: