Ruta del Cares: Picos da Europa | Rota do Cares

A RUTA DEL CARES, Rota do Cares, é um dos trilhos pedestres mais populares dos Picos da Europa, nas províncias das Astúrias e de Léon, em Espanha.
Uma rota que atravessa um imenso desfiladeiro natural entre os maciços central e ocidental dos Picos da Europa, que ao longo de 12 km e durante milhões de anos foi sendo cavado pelo rio Cares.
Dada a sua imponência é também conhecido como A Divina Garganta do Cares.

Cares-desfiladeiro
DESFILADEIRO DO RIO CARES. Na imagem de satélite (à esq.), é possível descortinar o desfiladeiro entre os maciços Central e Ocidental dos Picos da Europa. No gráfico, o declive da ROTA DO CARES

ROTA DO CARES: Características

  • Partida/Chegada: Posada de Valdéon – Poncebos
  • Distância total: 21 km
  • Tempo: 5h30m (bom tempo, ritmo constante, sem paragens)
  • Desnível: 739 metros (Posada de Valdéon: 839m; Poncebos: 200m)*
  • Grau de dificuldade: Médio (dados, a distância e o desnível)
  • Percurso linear de traçado simples, devidamente sinalizado.
    * menos exigente, portanto, iniciar em Posada de Valdéon

ROTA DO CARES: Recomendações

Sendo um percurso de traçado simples, sem dificuldades ou riscos extremos, exige contudo atenção particular ao piso (pedregoso, por vezes irregular e com passagens estreitas), aos declives (alguns, muito acentuados) e cuidados especiais com o tipo de calçado (ténis ou botas para caminhadas de montanha), água e proteção solar (creme, chapéu, óculos de sol).

Fauna-Ruta-Cares
ROTA DO CARES: Camurças (cabra-montês), características da fauna local, entre os caminheiros

ROTA DO CARES: Como fazer

1.   TOTALIDADE DA ROTA
Conforme referimos nas características da ROTA DO CARES, é um percurso de 21 km, de traçado simples, que no entanto pode constituir uma dificuldade acrescida para os menos experientes, dados a sua extensão e declive.

2.  ROTA POR ETAPAS
Muitos caminheiros optam por fazer a ROTA DO CARES em duas etapas, dividindo-a em duas secções: 1-Posada de Valdéon – Caín (9 km); 2-Caín – Poncebos (12 km).

3.  ROTA REDUZIDA
Naturalmente que é sempre possível fazer apenas um troço do percurso total e regressar ao ponto de partida. Nesta opção, o troço mais popular é entre Caín e Culiembro (5 km), pela sua espetacularidade e baixo grau de dificuldade.


Outras Informações Úteis:
Como chegar – No Roteiro PICOS DA EUROPA, detalhamos as várias alternativas para chegar à ROTA DO CARES.
De Carro – A ligação entre Posada de Valdéon e Poncebos, por estrada, faz-se ao longo de 100 km e cerca de 2 horas de viagem. Entre Posada de Valdéon e Caín, são apenas 9 km.
Na falta de carro, o táxi é a alternativa mais expedita de ligação entre estes pontos.


RUTA DEL CARES: Destaques

1.  RIO CARES

O Rio Cares é a referência principal da ROTA DO CARES, para muitos, divina.
Ao longo de milhões de anos cavou um canal profundo e um desfiladeiro ao longo de 12 km entre montanhas com mais de 2000 metros, separando os maciços Central e Ocidental dos Picos da Europa.

2.  POSADA DE VALDÉON

Posada de Valdéon é um pequeno município situado na província de Léon, a 939 metros de altitude, com pouco mais de 500 habitantes.

Ponto de partida/chegada de uma das rotas pedestres mais espetaculares dos Picos da Europa e da Cordilheira Cantábrica, que se inicia atravessando a ponte sobre o rio Cares, tomando a margem esquerda em direção a norte. Ao cabo de 3.500 metros e cerca de 45 minutos depois, podemos desfrutar do

3.  MIRADOR DEL TOMBO

Miradouro-del-Tombo
PICOS DA EUROPA. Posada de Valdéon. Mirador del Tombo.

O Miradouro do Tombo é um dos mais bonitos pontos de observação da cordilheira, a cerca de 830 metros de altitude.
Exibe uma bela rosa dos ventos e a escultura de uma camurça ou cabra-montês, também comum no norte de Portugal.

4.  EL CHORCO DE LOS LOBOS

Cerca de 30 minutos depois, percorridos mais 1.500 metros, uma característica construção popular, El Chorco de Los Lobos, antiga armadilha para caçar lobos estrategicamente colocada num bosque denso do Monte Corona, a 760 metros de altitude, onde a presença do gado no inverno atraía os predadores.

Desde o ano de 1610 que eram organizadas batidas ao lobo, em que deveriam participar todos os vizinhos do concelho, varões entre os 16 e os 65 anos de idade e pelo menos um por família.

Prosseguindo até Caín, são mais 4 km e cerca de 1 hora mais de caminhada.

5.  CAÍN

Cares-Cain
CAÍN. Rio Cares

Caín é um pequeno povoado a 505 metros de altitude, e como vimos, um sítio estratégico para todos os que pretendem experimentar a ROTA DO CARES.

Situa-se sensivelmente a meio caminho entre Posada de Valdéon e Poncebos e possui várias infraestruturas de apoio, bares, restaurantes, pousada, serviço de táxis. Razões que explicam que Caín seja um dos pontos mais populares de partida/chegada/repouso, quer se opte por fazer a Rota completa, de uma só vez ou em duas etapas, ou por fazer apenas um troço mais reduzido. 

Ninho-Ruta-Cares
ROTA DO CARES. Ninho de pássaros num dos túneis

Uma das alternativas mais utilizadas pelos caminheiros é fazer apenas uma parte da ROTA DO CARES entre Caín e Poncebos, por exemplo até ao canal de Culiembro (340m de altitude), 5 km para cerca de 1h30m de caminhada, regressando a Caín.
Uma alternativa popular por exigir menos esforço e permitir desfrutar de um dos troços mais espetaculares da RUTA DEL CARES, ao longo do extraordinário desfiladeiro do rio Cares  e dos seus estreitos, túneis e pontes.

Levada-Cares
ROTA DO CARES. Levada
Desfiladeiro-Cares
ROTA DO CARES. Trilho rasgado na rocha calcária, na escarpa do desfiladeiro, rasgado na rocha calcária

6.  PONCEBOS

Rota-Cares

Os mais afoitos que decidam prosseguir a ROTA DO CARES de Culiembro a Poncebos, terão mais 7 km pela frente, vencendo primeiro, um desnível de 160 metros ao longo de 5 km, até Los Collaos (500 metros de altitude), para finalmente cumprirem os últimos 2 km até Puente Poncebos (200m de altitude).

⇑ Topo

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: