Furnas: S. Miguel | Que ver Que fazer | Visitar Furnas

FURNAS é uma freguesia do concelho de Povoação, na Ilha de São Miguel, nos Açores, vulgarmente conhecida como a “Sala de Visitas dos Açores”.
O seu nome deriva dos fenómenos de vulcanismo ativo que se manifestam sob a forma de fumarolas ou caldeiras, e que podemos presenciar em todo o Vale das Furnas.

Tendo como principais atividades económicas a agricultura e o turismo, as FURNAS são conhecidas sobretudo pelas suas águas termais, pelas CALDEIRAS ou fumarolas de cujas bocas brotam geisers e lamas medicinais, pelo PARQUE TERRA NOSTRA, magnífico jardim botânico que possui uma das maiores coleções de camélias do mundo e a maior coleção de cicas da Europa, pelo famoso COZIDO DAS FURNAS, pelos bolos lêvedos.

No  Roteiro São Miguel – Açores

mostramos mapas que evidenciam como é fácil chegar às FURNAS, no lado oriental da Ilha de São Miguel.
De resto, as estradas estão, em geral, bem sinalizadas, pelo que chegaremos lá sem qualquer obstáculo.

Mais sobre os AÇORES:
--> ROTEIRO FAIAL
--> HORTA, Faial: O que ver O que fazer
--> Roteiro PICO
--> Roteiro SÃO JORGE
--> Roteiro TERCEIRA
--> ANGRA DO HEROÍSMO: O que ver O que fazer

--> Roteiro FLORES
--> Roteiro CORVO

O que ver nas FURNAS

A partir do MIRADOURO DO LOMBO DOS MILHOS, numa altitude de 330 mts, é possível ter uma bela panorâmica da freguesia e vale das FURNAS, dos montes em redor, da vegetação diversificada e abundante de cedros, urzes, hortênsias.
Um paraíso verde sobre um manto de lava cujas manifestações mais óbvias de caldeiras, fumarolas e géisers constituem um dos principais atrativos da região.

Furnas - São Miguel, Açores

E se no centro do magnífico vale são sobretudo comuns as caldeiras de águas ferventes, nas margens da tranquila LAGOA DAS FURNAS

Lagoa das Furnas - São Miguel, Açores

são as fumarolas que chamam a atenção dos visitantes.
Por volta do meio-dia começam a ser destapadas as aberturas e retiradas dos buracos das fumarolas as panelas que ali tinham sido colocadas cinco a seis horas antes para cozinhar lentamente debaixo da terra ao calor dos vulcões, o famoso COZIDO DAS FURNAS.
É este processo lento de cozedura no subsolo que dá ao COZIDO DAS FURNAS o sabor requintado e peculiar que o torna tão famoso e especial.

O que fazer nas FURNAS

E porque os olhos também comem e a iguaria parece irresistível, nada como seguir dali diretamente para o restaurante.

Cozido das Furnas - S. Miguel, Açores

No final, impõe-se um passeio higiénico pelo lugar que mais se assemelha a um grande jardim florido, exemplarmente cuidado no seu património edificado e natural.

FURNAS Trilhos Pedestres

As Furnas são uma das regiões hidrológicas mais ricas da Europa, o que também explica a existência de uma vegetação muito rica e luxuriante, constituindo um dos maiores e mais diversificados repositórios botânicos do arquipélago dos Açores e do país.

Os trilhos pedestres são uma excelente maneira de penetrarmos o território por caminhos e sítios que, de outro modo, não teríamos possibilidade de explorar.
Dois dos mais conhecidos percursos pedestres da Ilha, desenvolvem-se em território das Furnas: Parque Terra Nostra/Lagoa das Furnas e Pico do Ferro/Caldeiras da Lagoa das Furnas.
Para além das magníficas paisagens e de usufruirmos da natureza em estado puro, temos a possibilidade de passar por outros sítios emblemáticos da região, como o jardim botânico do PARQUE TERRA NOSTRA ou o MIRADOURO DO PICO DO FERRO, ponto privilegiado para uma vista única sobre a LAGOA DAS FURNAS.

Lagoa das Furnas e Capela de N. S das Vitórias

Ao fundo, à esquerda na imagem, do lado oposto às fumarolas da Lagoa, pode vislumbrar-se a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, Imóvel de Interesse Público e um dos raros exemplares de estilo neogótico em Portugal, considerada um dos templos mais ricos e originais de todo o arquipélago.

Observatório Microbiano dos Açores

Furnas - Observatório Microbiano dos Açores

O Observatório Microbiano dos Açores é um Centro que tem por missão a promoção do conhecimento científico e tecnológico, a divulgação da importância dos seres vivos microbianos no planeta e a preservação da riquíssima biodiversidade existente nas nascentes termais.
O Observatório está instalado na antiga Casa de Banhos Termal, o Chalé das Misturas, um imóvel de interesse patrimonial e arquitetónico, localizado na zona central das caldeiras, de fácil acesso a estudantes e população em geral, constituindo igualmente uma oferta turística da região.

Uma região que, além das FURNAS, possui um vasto Roteiro de descobertas, de que destacamos a capital, Ponta Delgada e um lugar encantado como a Lagoa das Sete Cidades .

Boas descobertas. Boa viagem.

⇑ Topo

Sobre os AÇORES:
--> Roteiro SÃO MIGUEL
--> PONTA DELGADA, São Miguel: O que ver O que fazer
--> SETE CIDADES, São Miguel: O que ver O que fazer

--> FAIAL: Roteiro de Viagem
--> HORTA, Faial: O que ver O que fazer
--> Roteiro PICO
--> Roteiro SÃO JORGE
--> Roteiro TERCEIRA
--> ANGRA DO HEROÍSMO: O que ver O que fazer

--> Roteiro FLORES
--> Roteiro CORVO

 

19 thoughts on “Furnas: S. Miguel | Que ver Que fazer | Visitar Furnas

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: