Husavik: Islândia | Que ver e fazer |Visitar Husavik

HUSAVIK, conhecida como a capital das baleias, é uma pequena cidade no norte da Islândia, na margem leste da baía Skjálfandi (Skjálfandi Flói/Shaky Bay).

Além da excelente observação de baleias ao largo da fantástica baía, HUSAVIK é ponto de partida e chegada de Diamond Circle, um circuito de 260 km no nordeste do país que concentra alguns dos mais espetaculares pontos turísticos e paisagens da região, e integra, desde a sua abertura em Junho de 2019, o Arctic Cost Path, o Caminho da Costa do Ártico, a primeira rota oficial de turismo, numa extensão de 900 km de estradas costeiras nas vizinhanças do Círculo Polar Ártico.

Informação Útil:

COMO CHEGAR – Existem voos diretos diários, ao longo de todo o ano, entre ReiquiaviaqueHUSAVIK, e ligações de autocarro entre Akureiry e HUSAVIK.
ONDE FICAR – Além de hotéis e oferta similar de estadia, a cidade possui uma vasta área reservada a acampamento, Husavik Campground.

Outros Destinos na ISLÂNDIA:
==> REIQUIAVIQUE: Que Ver e Fazer | Visitar Reykjavik
==> VIDEY: Que Ver e Fazer | Visitar Videy
==> SIGLUFJÖRDUR: Que Ver e Fazer | Visitar Siglufjördur
==> AKUREYRI: Que Ver e Fazer | Visitar Akureyri

HUSAVIK: Localização

HUSAVIK: Roteiro


HUSAVIK: Que Ver

1.  BAÍA SKJÁLFANDI

Husavik-baia

Como vimos, HUSAVIK situa-se na margem oriental da Baía Skjálfandi, uma grande baía na costa norte da Islândia famosa pela sua vida selvagem, com grande concentração de diferentes espécies de baleias, em resultado de um ecossistema favorável onde se concentram, com a ajuda do sol de verão, massas abundantes de plâncton e peixe trazidas pelas três correntes oceânicas que convergem na baía e pelo derretimento da neve e do curso dos rios.

2.  FAROL DE HUSAVIK

Farol-Husavik
HUSAVIK. Farol. À direita, o complexo geotérmico Geosea

Construído em 1965 com uma altura de 12 metros, o farol de Husavik está a norte da cidade sobre um penhasco, 49 metros acima do nível do mar.
Com vistas fantásticas sobre as montanhas, a baía, o Atlântico norte, é também um local ideal para observação de aves e para fotografar o pôr do sol. Ao fundo, no horizonte, o Círculo Polar Ártico.
Um local onde, além do mais, se pode ser surpreendido com o avistamento de baleias.

3.  PORTO DE HUSAVIK

Porto-Husavik

Baia-Husavik

Porto-Husavik

HUSAVIK é uma cidade debruçada sobre a baía e o porto embelezado de elegantes e coloridas embarcações, as dedicadas à faina da pesca e as que, sobretudo durante o verão, andam num corropio transportando turistas para observação de baleias.

4.  MUSEU DA BALEIA DE HUSAVIK

O Museu da Baleia de HUSAVIK é um dos poucos museus do mundo dedicado exclusivamente a baleias e dos raros museus que exibe um esqueleto de baleia azul em tamanho real.

Museu-Baleia-HusavikBaleia-Museu-Husaviik

O museu expõe 11 esqueletos de diferentes tipos de baleias, exibe uma série de documentários sobre estes mamíferos marinhos, além de exposições temporárias e conferências anuais.
Possui uma área dedicada às crianças, uma pequena biblioteca e serviço de cafetaria.

Junto ao museu é possível encontrar várias lojas de artesanato com produtos locais, compotas, chãs caseiros, ou gorros, luvas, meias, suéteres de quente lã islandesa.

5.  MUSEU DE HUSAVIK

Husavik-Museum

Um museu antropológico e marítimo sobre a história de HUSAVIK e da Islândia, e sobre as condições duras e difíceis do dia a dia dos islandeses no passado.
O museu guarda também uma coleção de fotografia, o arquivo distrital e a biblioteca local.

6.  MUSEU DA EXPLORAÇÃO

O Museu da Exploração é um espaço dedicado à história da exploração humana, desde os primórdios até aos nossos dias, contemplando a história dos vikings e a dos astronautas na aventura do espaço.

Museu-exploracao-Husavik

Husavik-Exploration-Museum
HUSAVIK. Museu da Exploração. Em 1º plano, o Monumento ao Astronauta

O Monumento ao Astronauta contém os nomes dos 32 astronautas da missão Apollo que em 1965 e 1967 fizeram treino de campo no norte da Islândia, próximo de HUSAVIK, para observação e desenvolvimento de competências geológicas. Entre eles, Neil Amstrong, o primeiro a colocar o pé em solo lunar, em Julho de 1969.

7.  IGREJA DE HUSAVIK

Igreja-Husavik

A Igreja luterana de HUSAVIK é uma das edificações que mais sobressai na paisagem da cidade, ocupando uma posição mais elevada mesmo em frente da baía.
Da primeira década do séc. XX, tem a forma de uma cruz e foi construída com madeira importada da Noruega.

Husavik-igreja

As figuras representadas no quadro representativo da ressurreição de Lázaro, no altar mor, tiveram por base pessoas da população de HUSAVIK que serviram de modelo ao artista.
Pelo que pode constatar-se, algumas não terão tido grandes razões para se satisfazerem com o resultado final!


HUSAVIK: Que Fazer

1.  OBSERVAÇÃO DE BALEIAS

Uma baía e um ecossistemas perfeitos, uma grande variedade de espécies e uma taxa de sucesso quase total na observação das baleias fazem desta atividade um verdadeiro cartaz de HUSAVIK.

Em redor do porto, uma azáfama permanente, um vaivém constante de turistas e barcos de madeira típicos em viagem de observação que podem levar até 3 horas.

2.  GEOSEA

Husavik-Geosea

Geosea-Husavik

A pouco mais de 1 km do centro de HUSAVIK, junto ao farol, existe um moderno complexo geotérmico, com piscinas exteriores sobre a falésia e água do mar rica em minerais a uma temperatura de 38ºC-39ºC.

Um banho que é uma benção para o corpo e para a alma: a água quente e os sais minerais acariciam a pele, que agradece, enquanto a vista se deleita com a cordilheira, a baía, o mar a perder de vista e o Círculo Polar Ártico no horizonte.

3.  ARQUITETURA E GASTRONOMIA

Restaurante-Husavik

Um restaurante num edifício histórico dos mais bonitos e preservados da cidade, pode ser um combinação de arte e um estímulo para os sentidos, passível, também neste caso, de preencher-nos corpo e alma.

4.  ILHA PUFFIN

A cerca de 7 km a norte de HUSAVIK, uma pequena ilha – Puffin/Lunday, de 200 metros de comprimento por 100 metros de largura, 34 metros acima do nível do mar, é habitat de mais de 200.000 papagaios do mar durante a época de reprodução, todos os verões.

As empresas de observação de baleias oferecem pacotes especiais que combinam a observação dos mamíferos com a destas aves marinhas fofas e coloridas.

⇑ Topo

Outros Destinos na ISLÂNDIA:
==> REIQUIAVIQUE: Que Ver e Fazer | Visitar Reykjavik
==> VIDEY: Que Ver e Fazer | Visitar Videy
==> SIGLUFJÖRDUR: Que Ver e Fazer | Visitar Siglufjördur
==> AKUREYRI: Que Ver e Fazer | Visitar Akureyri
Outros Destinos Insulares:
==> AÇORES: Roteiro de Viagem | Visitar Açores
==> MADEIRA: Roteiro de Viagem |Visitar Madeira
==> MALTA: Roteiro de Viagem | Visitar Malta
==> LONDRES: Roteiro de Viagem | Visitar Londres
==> ESCÓCIA: Roteiro de Viagem | Visitar Escócia

 

17 thoughts on “Husavik: Islândia | Que ver e fazer |Visitar Husavik

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: