Sítio das Fontes: Estômbar | Lagoa – Algarve

O SÍTIO DAS FONTES situa-se no estuário do Rio Arade, a cerca de 6 km da foz, no início e ao longo das margens de um esteiro na margem esquerda do rio, a cerca de 2 km da vila de Estômbar, no concelho de Lagoa, Algarve.

É um espaço de grande beleza natural e valor ecológico, com dois moinhos de maré e inúmeras nascentes de água de grande caudal, vocacionado para o lazer e a animação cultural, aberto a todos, e utilizado pelas populações locais para contacto com a natureza, atividades físicas, culturais e comemorações festivas.

Sitio-Fontes

OUTRAS OPÇÕES DE TURISMO DE NATUREZA:

>> Nos AÇORES
>> Na MADEIRA
>> MONTESINHO | Parque Natural
>> ESTRELA GEOPARK | Serra da Estrela
>> AROUCA GEOPARK | Visitar Arouca
>> Rota da Água e da Pedra
NO ALGARVE:
>> Passadiços de Alvor | Ao Sabor da Maré
>> Alvor: Algarve | Que Ver e Fazer
>> Vau | Varandas Sobre o Mar | Algarve
>> Portimão | Que ver e Fazer

SÍTIO DAS FONTES: Como Chegar

♦  De Carro: A partir da A22 – Via do Infante, sair no nó de Lagoa (preferência, Lagoa sul), em direção a Estômbar.
♦  De Comboio: Saindo em Estômbar, uma das paragens dos comboios que circulam na Linha do Algarve, e percorrendo os cerca de 2 km da estação ao SÍTIO DAS FONTES.
♦  Coordenadas GPS: 37º 09‘ 42.17‘‘N 08º 29‘ 02.27‘‘O

SÍTIO DAS FONTES: Roteiro

Lagoa-Sitio-Fontes
SÍTIO DAS FONTES. O parque possui um Centro de Interpretação, uma Zona de Merendas, dois moinhos de maré, uma nora, anfiteatro, receção, sanitários

SÍTIO DAS FONTES: Que Ver

O SÍTIO DAS FONTES é, na verdade, um local bastante especial, com uma grande diversidade de fauna e flora e ambientes característicos das paisagens mediterrânicas: esteiros, sapais, paúis, lagoas, linhas de água, lodos, matagais, zonas agrícolas abandonadas, concentrados numa pequena área de cerca de 18 ha, que enche e alaga com as marés.

1. RIO ARADE

Sitio-Fontes-Rio-Arade
Arade-Sitio-Fontes

O SÍTIO DAS FONTES integra-se, como vimos, no largo estuário do rio Arade que se espraia ao longo de cerca de 6 km até à foz, no oceano Atlântico, sendo sobretudo em resultado da influência das marés que se produzem os vários ambientes e ecossistemas que constituem a belíssima paisagem natural desta região.

2. NASCENTES

Sitio-Fontes-cascata
Ponte-Sitio-Fontes

As diversas nascentes que encontramos no SÍTIO DAS FONTES, formam uma das saídas de maior caudal do extremo poente do maior lençol freático algarvio, conhecido por Querença-Silves (ou Lias-Dodger).
As águas das nascentes da conhecida Fonte da Benémola, próximo de Querença, em Loulé, têm origem na mesma reserva subterrânea.

3. PAUIS E SAPAIS

Flora-Sitio-Fontes
Lagoa-Sitio-Fontes

Os movimentos das marés que invadem terrenos aluvionares provocando o seu alagamento e, nalguns casos, deposição de mantos de sal, dão origem à formação de ecossistemas frágéis, como pauis e sapais, com a acumulação de turfas e vegetação halofítica, que emprestam à natureza a qualidade de verdadeiras obras de arte pictóricas.

4. MOINHO DE MARÉ

Moinho-Sitio-Fontes
Sítio das Fontes-Moinho

São dois os moínhos de maré que se encontram preservados no SÍTIO DAS FONTES, de um total de cerca de vinte, existentes ao longo do rio Arade, entre Portimão e Silves, vários deles em ruínas.

Além de belos exemplares do património histórico da região, são também testemunho cultural da presença e ocupação humana desde há vários séculos.

5. NORA (ÁGUA)

Sitio-Fontes-Azenha
Azenha-Sitio-Fontes

No SÍTIO DAS FONTES encontramos também um belo exemplar de uma nora de água, bem conservado, no seu engenho complexo de eixos, rodas dentadas alcatruzes, organizados de modo a retirar água de poços e cisternas, tradicionalmente de tração animal.


SÍTIO DAS FONTES: Que Fazer

1. TRILHOS PEDESTRES

Trilho-Sitio-Fontes

No SÍTIO DAS FONTES existem vários pequenos trilhos ao longo do parque, muito agradáveis de percorrer a pé, que levam até às fontes naturais e às margens do rio Arade, por entre matagais, lagoas, pauis, sapais, num quadro de grande beleza natural.

2. ESTÔMBAR e PARCHAL

Estombar-igreja
Igreja matriz de S. Tiago de Estômbar, o único Monumento Nacional do Concelho de Lagoa, com duas torres simétricas e um pórtico manuelino encimado por uma vieira (símbolo do santo), séc. XVI

Estômbar é uma das mais antigas freguesias do Algarve, cuja localização privilegiada lhe conferiu outrora o estatuto de centro económico de grande prosperidade, com o tráfego comercial no rio Arade e as atividades ligadas à exploração do sal.

É terra natal do lendário Remexido, um guerrilheiro nascido no final do séc. XVIII, famoso pela sua valentia combatendo ao lado dos miguelistas na guerra civil portuguesa que opôs absolutistas e liberais.

3. LAGOA e CARVOEIRO

Lagoa-Carvoeiro

A vila do Carvoeiro, é uma típica vila de pescadores transformada em grande centro de turismo residencial pela atratividade das suas arribas e das suas praias paradisíacas.
Dista cerca de 7 km do SÍTIO DAS FONTES e 5 km do centro da cidade de Lagoa.

4. FERRAGUDO

Ferragudo-Lagoa
Ferragudo-castelo

A cerca de 5 km de Estômbar e do SÍTIO DAS FONTES, Ferragudo é conhecida como uma terra de pescadores com uma longínqua ligação ao estuário do rio Arade e ao mar, herdeiros de fenícios e cartagineses que aqui praticaram as artes da pesca e da salga do peixe.

Vivendo essencialmente da atividade turística, mantém a tradição das fainas da pesca, a tipicidade do seu casario branco em cascata e o belo enquadramento arquitetónico e paisagístico do seu castelo.

Boas Férias!

OUTRAS SUGESTÕES:
>> Porto | Roteiro de viagem | Visitar Porto
>> Douro Internacional | Parque Natural | Douro
>> Douro Vinhateiro | Roteiro + Dicas | Visitar Douro
>> Ecovia do Vez | Socalcos e Passadiços | Sistelo
>> Passadiços do Paiva | Arouca Geopark

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: